A fotógrafa e parceira da Inesquecível Casamento Marlise Sapiecinski também é colaboradora do blog de fotografia de casamento Blog Wedding. Na coluna desse mês, ela falou sobre fotos em silhueta, um tipo de fotografia que evidencia a luz e faz com apareça apenas o contorno do corpo de quem está sendo fotografado. Dá para entender o nome né? A gente compartilha aqui, a matéria assinada por ela lá.
“Falar de fotos em silhueta não é nenhuma novidade e poderíamos simplificar definindo-as como resultantes do efeito provocado pela luz que vem por trás do assunto principal. Para se atingir tal efeito, fotometra-se o fundo, deixando escurecer o primeiro plano. Quando isso acontece, na maioria das vezes eliminamos por completo textura, cores e detalhes, mas ganhamos em dramaticidade, romantismo e poesia.
Fotos em silhueta bem trabalhadas podem resultar em belíssimas imagens, de acentuado caráter estético, por isso, explorar essa possibilidade de forma intencional, artística, sempre atraiu a atenção de fotógrafos que gostam de “desenhar” com a luz, valendo-se tanto da luz natural quanto da luz artificial.
Quando alguém não tão familiarizado com a técnica fotográfica me pergunta como se faz uma foto em silhueta, gosto de brincar respondendo que se faz colocando a luz do lado errado, ou seja, não na frente do objeto, como seria usual, mas atrás dele, com a finalidade não de iluminá-lo, mas sim de escurecê-lo, produzindo a silhueta.
Na verdade, a imagem em silhueta já foi considerada um grave erro, tendo em vista que os manuais ensinavam estar sempre a favor da luz, nunca contra! Mas graças a criatividade, que leva o homem a ultrapassar a si mesmo, quando não ao seu próprio tempo, também no campo da arte fotográfica, a exemplo do que se passou nas demais áreas artísticas, sobretudo ao longo do século XX, rompe-se com os padrões técnicos tradicionais a favor da liberdade de criação, muitas vezes transformando o que antes foi considerado defeito em surpreendentes efeitos estéticos.
Cabe ainda aqui um esclarecimento importante: fotos em silhueta e fotos em contraluz não são a mesma coisa, embora, na maioria das vezes, nós assim as consideramos. As fotos em silhueta caracterizam-se pela fotometria no fundo, deixando o primeiro plano desenhado em preto. Já as fotos em contraluz caracterizam-se pela fotometria no primeiro plano, deixando o fundo iluminado superexposto. Considerado isso, uma mesma cena pode ser fotografada em contraluz ou em silhueta e teremos resultados totalmente diferentes a partir de sets de exposição totalmente diferentes também. De acordo com Ivan de Almeida, “parece besteira mas não é, porque são duas atitudes opostas do fotógrafo, e exatamente por serem atitudes opostas demonstram como a foto é feita pelas escolhas do fotógrafo e não pela cena.”