1. Home
  2. /
  3. Inspire-se
  4. /
  5. Bebidas
  6. /
  7. Quais são os espumantes...

Quais são os espumantes mais desejados dos casamentos?

por Mariana Bahia
7 dez, 2023
Espumante para casamentos | Foto: Wines and Roses

Celebrações importantes merecem brindes dignos desses momentos. Inegavelmente, os espumantes estão presentes nas celebrações mais importantes e nos momentos mais especiais, por isso nos casamentos não poderia ser diferente. 

Desde os tempos antigos, a bebida festiva era associada com o luxo e com a celebração. Além disso, brindar com espumante é uma tradição nascida na realeza, pois, na época, se pensava que a bebida trazia beleza e inteligência aos que a brindavam. Hoje em dia, por serem leves, refrescantes e bons de harmonização são os preferidos para celebrações e cerimônias.

Para escolher o espumante perfeito, o casal deve primeiro se atentar ao seu próprio gosto e escolher qual caminho querem seguir dentro da variedade dos estilos, pois cada um tem suas próprias características e nuances. Dos clássicos e tradicionais aos modernos e contemporâneos, existem inúmeras opções sofisticadas para sua grande celebração.

Espumante para casamentos | Foto: Wines and Roses

Espumante para casamentos | Foto: Wines and Roses

Os espumantes mais vendidos

Os rótulos mais vendidos também são os mais procurados para casamentos. Os Brut, tipo de espumante que tem a quantidade de açúcar entre 8g a 15g por litro, são os mais consumidos e de mais fácil harmonização, pois são levemente adocicados e combinam com os mais variados tipos de pratos. Por serem leves e refrescantes, são os preferidos para as celebrações

O Cava Cordon Negro da Freixenet é ideal para um casamento clássico, pois traz a elegância com um toque festivo. A garrafa com o tradicional rótulo preto fosco com detalhes em dourado, foi lançada pela primeira vez em 1974. Através do anos, o sabor das frutas cítricas, o aroma ácido e a versatilidade fez com que o Cordon Negro se tornasse o espumante Cava mais vendido do mundo.

Se a ideia é usar o espumante de acompanhamento do prato principal, massas com molhos leves e risotos de queijo ou salmão são as melhores opções de harmonização. Porém, os Brut são a opção que mais se conecta com aperitivos ou para apreciar separadamente. 

Para além do Cordon Negro, as sugestões são: Casa Valduga Premivm Brut, Chandon Réserve Brut, Casa Valduga Arte Brut e Ponto Nero Live Celebration Brut, que são também recordistas de venda.

Já o Brut Rosé é ideal para uma cerimônia na praia ou ao ar livre, visto que seus aromas florais e de frutas vermelhas carregam vivacidade e frescor. Além da inconfundível coloração rosada, ele é versátil pois agrada a maioria dos paladares das pessoas presentes nos casamentos. 

Assim, ele é ideal para harmonizar com comidas leves, como saladas, canapés, peixes e entradas. Além de ser o espumante que também combina com sobremesas feitas com frutas cítricas e vermelhas, pode ter uma ótima harmonização com o bolo escolhido. De sugestão temos o: Chandon Rosé, Casa Valduga Arte Brut Rosé e o Ponto Nero Live Celebration Rosé.

Diferentemente dos Brut, que são produzidos pelo método tradicional, os Proseccos passam pelo método Charmat, no qual a segunda fermentação é feita numa bacia de inox. Além disso, para ser considerado do estilo Prosecco, o espumante deve ter 85% de uva Glera. Esses espumantes harmonizam com aperitivos, saladas e peixes, ou seja, comida leves e refrescantes. Dos Proseccos presentes no mercado, destacamos o Tosti Prosecco, Salton Prosecco Brut e o Nino Franco.

Já os espumantes Demi-sec são emblemáticos e elegantes, pois trazem inovação sem deixar de lado a sofisticação. Também com aromas florais e frutados, ele é leve, refrescante e levemente adoçado. O Chandon Riche Demi Sec e o Salton Demi Sec são os que mais se sobressaem no mercado. Porém, o preferido das noivas é o Arte Valduga Elegance, da Casa Valduga.

Sendo assim, o espumante Demi-sec é coringa para celebrações, principalmente casamentos. A harmonização dele com crostinis com queijo de cabra e frutas frescas é ideal para usar como entrada em um jantar especial.

Assim como o Demi-sec, os Moscateis são mais doces e possuem aromas florais, o que traz um romantismo a mais para o momento especial. Para combinar com a doçura, pratos mais adocicados como frutas, queijos mais leves e iguarias doces, como o mel, harmonizam perfeitamente. É ideal, também, com doces feitos com chocolate e baunilha. Os que mais se destacam são os Moscateis da Casa Valduga, tanto o Naturelle como o Premivm.

Embora os vinhos espumantes tenham cativado o paladar dos brasileiros e se firmado no mercado a pouco tempo, a comercialização do produto no país não para de crescer. A maioria dos espumantes que são consumidos hoje em dia são produzidos pelo método tradicional de fermentação, conhecido como Champenoise, que ocorre em duas etapas. A primeira fermentação acontece em um tanque e depois, na segunda etapa, o chamado ‘’vinho-base’’ é engarrafado e fermentado novamente. Assim, é nesta etapa que ele adquire o gás carbônico que traz as tão conhecidas bolhas ao vinho. 

Além do método Champenoise, alguns espumantes utilizam o método Charmat que, assim como ocorre no método clássico, o vinho base passa por uma segunda fermentação a fim de produzir o gás carbônico das belas perlages. No entanto, o primeiro método desse processo ocorre dentro da garrafa, o segundo é realizado em grandes tanques de inox — chamados de autoclaves. Especialmente desenvolvidos para isso, eles suportam a pressão da fermentação.

Para o processo, ao fim da primeira fermentação do mosto — que dá origem ao vinho tranquilo —, o líquido é transferido para os tanques. Uma vez no novo recipiente, são adicionadas leveduras selecionadas e açúcares para que ocorra uma nova fermentação, liberando o gás carbônico.

A princípio pode-se pensar, no meio da polvorosa do planejamento do grande evento, que os espumantes não são uma parte tão importante, mas são as borbulhas e os brindes que trazem essa sensação de felicidade e de celebração.

Para mais informações sobre os espumantes e condições especiais, acesse o Guia de Fornecedores e saiba mais sobre Wines and Roses.

Publicidade
Publicidade
Mariana Bahia

Mariana Bahia

Estagiária de Jornalismo na Inesquecível Casamento.
fornecedor-inesquecivel

Encontre o fornecedor perfeito para o seu casamento

Publicidade
banners_640x640-02
Publicidade

Mais Lidas