Categories: Viagem Inesquecível

Giant’s Causeway, a lenda da calçada do gigante

Published by
Redação IC

Giant’s Causeway é um mágico local que foi formado por rochas basálticas há milhões de anos, na Irlanda do Norte, Reino Unido. Seu nome, literalmente traduzido, é Calçada do Gigante e a disposição das pedras passa esta impressão, existe até a lenda de que  foi uma construção feita por um gigante, daí o nome…

Há tour diariamente saindo de Belfast para o Giant’s Causeway, que fica a uma hora e meia, por isso muitos turistas fazem o passeio de ida e volta no mesmo dia, nós preferimos ir de carro e ficarmos uma noite, para não só conhecer,  como também respirar a atmosfera incrível do lugar. A  rota costeira de Causeway é uma viagem panorâmica que passa por áreas belíssimas entre Belfast e Foyle.

Há vários hotéis em cidadezinhas próximas, mas o Causeway Hotel é o melhor localizado por estar bem perto da entrada do Centro de Visitantes, ponto de partida ideal para descobrir as maravilhas da  Costa Causeway e aproveitar confortavelmente as atrações do lugar.

Depois de fazermos o check-in, fomos para o Giants Causeway Visitor Centre, um espaço interativo com todas as informações necessárias e mais: guichê de câmbio, restaurante, guia de áudio em nove línguas e guia de áudio para os visitantes com deficiência visual, além de exposição sobre o Giant’s Causeway, loja de presentes e roupas de frio, porque há turistas que no verão chegam sem agasalhos pesados por não conhecerem o clima da região, lugar que faz muito frio e venta demais.  Para os que vão de carro há um estacionamento grande e bem organizado.

Há duas maneiras de se chegar às três barragens (a grande, a média e a pequena): ou descendo a pé pelas trilhas costeiras ou de ônibus do próprio Centro de Visitantes. Nós preferimos ir no ônibus, pois fazia muito frio e chuviscava.

Este lugar faz parte do National Trust e recebeu o título de Patrimônio Mundial da Unesco, pois é uma maravilha geológica, fica no alto das falésias do planalto de Antrim, ao longo da costa do mar da Irlanda do Norte. A foto de capa desta matéria mostra bem o belo visual da combinação do mar e das rochas na falésia. São mais de 40.000 colunas de blocos de basalto que dão a sensação de furarem o mar… é impactante! Na verdade esta paisagem impressionante formou-se pela atividade vulcânica há cerca de 50-60 milhões de anos, no período Terciário.

A maioria das colunas são hexagonais, mas há algumas com quatro, cinco, sete ou oito lados. A mais alta tem aproximadamente 12 metros de altura e em alguns lugares a lava solidificada nos penhascos é de 28 metros de espessura.

Os cientistas afirmam que “A Calçada dos Gigantes é o resultado do rescaldo de um vulcão, quando parou a erupção, queimou e fez o resfriamento. Um épico de 60 milhões de anos de idade, um legado deixado pela lava”. Mas os moradores locais acreditam na lenda de que o gigante escocês Benandonner estava ameaçando a Irlanda.  Finn McCool, gigante irlandês, ficou furioso e jogou pedaços da costa de Antrim  no mar, fazendo assim o caminho para Finn seguir e dar uma lição em Benandonner. Acontece que Benandonner era imenso, o que fez Finn fugir e disfarçar-se de bebê para não ser pego. O gigante escocês viu o bebê e pensou que se a criança era tão grande, o pai deveria ser muito maior e bateu em retirada… “paisagens míticas, contos mágicos”.

Há um passeio muito bonito pela Carrick-a-Rede Rope Bridge, a vista é um espetáculo e rende lindas fotos, mas a travessia pela ponte de corda é considerada uma das mais perigosas  do mundo. Não atravessamos, mas vimos do alto a beleza do lugar.

Os irlandeses dizem que “Causeway de  incompreensível beleza é o nosso portal para o passado mais antigo da Terra”, por isso quem vai a Belfast tem de conhecer o fascinante e imperdível Giant’s Causeway!

Para nós, como sempre, foi mais uma “viagem inesquecível por motivos desiguais”!

Publicidade
Redação IC

Recent Posts

Melodias do Amor: Como Felipe Borg transforma sentimentos em música

No universo das músicas de casamento, há um artista que se destaca por transformar sentimentos…

% dias

Cerimônia de casamento no Cristo Redentor: Noivos celebram união com vista panorâmica para o Rio de Janeiro

Local da cerimônia e recepção: Cristo Redentor Data do casamento: 26 de fevereiro de 2024. …

% dias

Um casamento com vibe carioca, muitas cores e samba no pé

Escola de samba, a vista mais deslumbrante do Rio e tudo que um casamento carioca…

% dias

Destination wedding em Portugal, com elementos clássicos e referências italianas

Quatro dias de festa + proposta contemporânea, combinada com elementos clássicos e de inspiração italiana.…

% dias

Profusão floral e nuances de azul marcaram este casamento clássico com toques de contemporaneidade

Um casamento clássico que entregou não só uma decoração repleta de cores e flores, mas…

% dias

IC indica as tendências da estação para os vestidos de festa

Procurando inspirações para os vestidos de festa? Confira as dicas de Paula Aziz sobre as…

% dias

Este site usa cookies.