Giant’s Causeway, a lenda da calçada do gigante

16 set, 2016
  1. Home
  2. /
  3. Colunas
  4. /
  5. Viagem Inesquecível
  6. /
  7. Giant’s Causeway, a lenda...
Publicidade

Giant’s Causeway é um mágico local que foi formado por rochas basálticas há milhões de anos, na Irlanda do Norte, Reino Unido. Seu nome, literalmente traduzido, é Calçada do Gigante e a disposição das pedras passa esta impressão, existe até a lenda de que  foi uma construção feita por um gigante, daí o nome…

Há tour diariamente saindo de Belfast para o Giant’s Causeway, que fica a uma hora e meia, por isso muitos turistas fazem o passeio de ida e volta no mesmo dia, nós preferimos ir de carro e ficarmos uma noite, para não só conhecer,  como também respirar a atmosfera incrível do lugar. A  rota costeira de Causeway é uma viagem panorâmica que passa por áreas belíssimas entre Belfast e Foyle.

Estrada na Irlanda do Norte a caminho do Giant s Causeway Foto Roberto Pereira

Há vários hotéis em cidadezinhas próximas, mas o Causeway Hotel é o melhor localizado por estar bem perto da entrada do Centro de Visitantes, ponto de partida ideal para descobrir as maravilhas da  Costa Causeway e aproveitar confortavelmente as atrações do lugar.

Causeway Hotel  Foto Roberto Pereira

Depois de fazermos o check-in, fomos para o Giants Causeway Visitor Centre, um espaço interativo com todas as informações necessárias e mais: guichê de câmbio, restaurante, guia de áudio em nove línguas e guia de áudio para os visitantes com deficiência visual, além de exposição sobre o Giant’s Causeway, loja de presentes e roupas de frio, porque há turistas que no verão chegam sem agasalhos pesados por não conhecerem o clima da região, lugar que faz muito frio e venta demais.  Para os que vão de carro há um estacionamento grande e bem organizado.

Giants Causeway Visitor Centre Foto Roberto Pereira

Há duas maneiras de se chegar às três barragens (a grande, a média e a pequena): ou descendo a pé pelas trilhas costeiras ou de ônibus do próprio Centro de Visitantes. Nós preferimos ir no ônibus, pois fazia muito frio e chuviscava.

Turistas caminhando para o Giant s Causeway Foto Roberto Pereira

Bus Giant s Causeway Foto Roberto Pereira

Este lugar faz parte do National Trust e recebeu o título de Patrimônio Mundial da Unesco, pois é uma maravilha geológica, fica no alto das falésias do planalto de Antrim, ao longo da costa do mar da Irlanda do Norte. A foto de capa desta matéria mostra bem o belo visual da combinação do mar e das rochas na falésia. São mais de 40.000 colunas de blocos de basalto que dão a sensação de furarem o mar… é impactante! Na verdade esta paisagem impressionante formou-se pela atividade vulcânica há cerca de 50-60 milhões de anos, no período Terciário.

Mar e rochas de basalto Foto Roberto Pereira

A maioria das colunas são hexagonais, mas há algumas com quatro, cinco, sete ou oito lados. A mais alta tem aproximadamente 12 metros de altura e em alguns lugares a lava solidificada nos penhascos é de 28 metros de espessura.

Rochas de basalto Giant s Causeway Foto Roberto PereiraGiant s Causeway Foto Hilma Pereira

Os cientistas afirmam que “A Calçada dos Gigantes é o resultado do rescaldo de um vulcão, quando parou a erupção, queimou e fez o resfriamento. Um épico de 60 milhões de anos de idade, um legado deixado pela lava”. Mas os moradores locais acreditam na lenda de que o gigante escocês Benandonner estava ameaçando a Irlanda.  Finn McCool, gigante irlandês, ficou furioso e jogou pedaços da costa de Antrim  no mar, fazendo assim o caminho para Finn seguir e dar uma lição em Benandonner. Acontece que Benandonner era imenso, o que fez Finn fugir e disfarçar-se de bebê para não ser pego. O gigante escocês viu o bebê e pensou que se a criança era tão grande, o pai deveria ser muito maior e bateu em retirada… “paisagens míticas, contos mágicos”.

Numa das barragem do Giant s Causeway

Há um passeio muito bonito pela Carrick-a-Rede Rope Bridge, a vista é um espetáculo e rende lindas fotos, mas a travessia pela ponte de corda é considerada uma das mais perigosas  do mundo. Não atravessamos, mas vimos do alto a beleza do lugar.

Carrick-a-Rede Rope Bridge Foto Roberto Pereira

Os irlandeses dizem que “Causeway de  incompreensível beleza é o nosso portal para o passado mais antigo da Terra”, por isso quem vai a Belfast tem de conhecer o fascinante e imperdível Giant’s Causeway!

Para nós, como sempre, foi mais uma “viagem inesquecível por motivos desiguais”!

Publicidade
Publicidade
Redação IC

Redação IC

fornecedor-inesquecivel

Encontre o fornecedor perfeito para o seu casamento

Publicidade
banners_640x640-02
Publicidade

Mais Lidas