Confira as maravilhas da cidade que impressiona pela sua singularidade!
Estocolmo entrou no nosso roteiro apenas porque do seu porto sairia o cruzeiro que faríamos pelas capitais bálticas… Sorte nossa termos escolhido partir desta cidade encantadoramente harmoniosa, conhecida como a capital dos excelentes navegadores vikings, cuja cultura, nos séculos IX e X, desenvolveu-se na terra de Odin, o deus maior da mitologia nórdica, senhor das magias e da sabedoria.
A capital da Suécia, Estocolmo, espalha-se em cima de um grande arquipélago, por isso muitas e muitas pontes ligam as inúmeras ilhas por entre os canais, tornando o caminhar pelas ruas, atravessando as inúmeras pontes, um passeio bonito e agradável.
Conhecer Gamla Stan, onde a cidade de Estocolmo foi fundada em 1252, com suas ruas de paralelepípedos e prédios de cor ocre é voltar no tempo. Turistas invadem as ruas sinuosas e estreitas cheias de atrações, restaurantes, cafés, bares, lojas de artesanato e de souvenir. No centro de Gamla Stan está Stortorget, a praça mais antiga de Estocolmo.
Em Gamla Stan, ficam também a Catedral de Storkyrkan (Grande Igreja), do século XIII, a Kungliga Slottet (Palácio Real) e o Conselho Municipal de Estocolmo, onde acontece a cerimônia da entrega do Prêmio Nobel da Paz, o Nobelfesten. Vale a pena conhecer os belos salões, especialmente o famoso Salão Dourado, assim como subir na torre de onde se tem uma bonita vista panorâmica da cidade.
A Catedral de Estocolmo ou Igreja de São Nicolau, Sankt Nikolai kyrka, é uma igreja luterana desde 1527, nela está a pintura mais antiga de Estocolmo e a belíssima imagem de São Jorge e seu dragão, do século XV, dizem que nela estão relíquias de São Jorge e de outros santos.
O Palácio Real Barroco de Estocolmo, Kungliga Slottet, com seus 600 quartos, fica às margens da baía, no centro histórico, mas não é a residência do rei e da rainha da Suécia, que moram num outro palácio fora do centro da cidade. Como é aberto à visitação, pode-se, então, admirar as tapeçarias e as joias da coroa, passear pelos salões espetaculares, conhecer a bela capela, além de assistir à troca da guarda.
O Museu a Céu Aberto Skansen, na Ilha Djurgården, é um passeio imperdível em Estocolmo, são séculos de história da Suécia contados de maneira lúdica e bonita, é como se tivéssemos entrado na máquina do tempo e viajado pelos séculos. É impressionante como conseguiram transportar construções antigas de várias partes do país para recriar as vilas com casas, farmácia, escola, padaria, etc., há, inclusive, o museu do tabaco mostrando a história do cigarro desde o início. Prepare-se para passar um dia incrível neste lugar!
Na ilha há também um interessante zoológico, que recria o ambiente natural de várias espécies, como alces, ursos pardos, macacos e outros animais.
Outro museu imperdível é o Museu Vasa, onde está o colossal navio de guerra Vasa, que afundou em 1628, na sua primeira viagem. Depois de 330 anos no fundo do mar, foi resgatado e restaurado, criou-se, então, o museu para expor o Vasa e contar a história de sua construção, realmente é um espetáculo!
Se você gosta de fotografia, deve ir ao Fotografiska, o museu da fotografia é uma das atrações mais populares em Estocolmo. Muitos fotógrafos famosos expuseram suas coleções aqui, como Annie Liebovitz, Elliott Erwitt, Joyce Tenneson, Paolo Roversi, Anders Petersen, entre outros, muitos deles também deram cursos neste museu. Fica num prédio de estilo Art Nouveau, construído em 1906 para ser uma indústria, depois foi aduana comercial até ser restaurado pela cidade de Estocolmo por mais de 28 milhões de dólares para ser museu. Atualmente, os 5500 metros quadrados é totalmente ocupado por fotografias e exposições de todo o mundo, loja de souvenir e restaurante.
Na ilha de Skeppsholmen, fica o Museu de Arte Moderna, com obras de Matisse, Picasso, Duchamp e Dali entre outros e o Museu de Antiguidades Orientais, se tiver tempo vale a pena visitá-los.
Os meios de transporte são excelentes: metrô, bonde, balsa e as passagens podem ser compradas na estação ou nas bancas de jornal e são válidas para todos os tipos de transporte. Andar de bicicleta também é uma boa opção para se locomover por Estocolmo.
Uma curiosidade: a maioria das estações de metrô de Estocolmo tem obras de arte, por isso o sistema de metrô é conhecido como a maior exposição de arte do mundo. Nas estações da Linha Azul, a rocha bruta faz parte da decoração e a de Kungsträdgården é surreal com algumas peças encontradas em sítios arqueológicos.
Para ir a Estocolmo, saindo do Brasil você precisará fazer conexão em alguma cidade européia: Londres, Lisboa, Amsterdã, Paris, ou seja, cidades daqui que tenham voo direto para a Europa e de lá continuar até Estocolmo. Não há necessidade de visto para entrar na Suécia e a moeda é a coroa sueca (SEK) 1 u$ vale 8,92 SEK, aproximadamente.
Não espere encontrar uma cidade barata, mas Estocolmo vale cada SEK. É muito bonita, tem inúmeras atrações, bons hotéis, restaurantes e o povo é gentil com os turistas. Se quiser conhecer a terra dos vikings e precisar de assessoria para programar seu roteiro, conte com as agências de viagem e hotéis que a Inesquecível Casamento recomenda no Guia de Fornecedores.