Outro dia parei pra pensar: quais são os artistas que fizeram MUITO sucesso nos anos 70 e seguem fazendo sucesso até hoje, passando por várias gerações, há quase 50 anos? Eu lembrei do Elton John, que teve um filme de grande sucesso em vida e tem uma das músicas mais tocadas desde 2021, “Cold heart”. Um verdadeiro mashup de três músicas autorais e vocal da Dua Lipa, uma das maiores artistas da atualidade. Uma fórmula de grande sucesso. O outro artista que faz muito sucesso desde os anos 70 é o grupo ABBA. E mais do que isso, hoje em dia a música “Dancing queen” faz mais sucesso do que há 48 anos, quando foi gravada, em 1975. Nas festas de casamento, virou num hino! Como explicar esse fenômeno?
O ABBA é um grupo sueco formado por quatro integrantes: Agnetha Fältskog, Benny Andersson, Björn Ulvaeus e Anni-Frid Lyngstad. A inicial de cada um deu origem ao nome ABBA. Agnetha e Anni-Frid faziam o vocal e Benny e Björk criavam as letras e melodias.
“Dancing queen” foi criada pela dupla Benny-Björk e Stig Anderson (Stig ‘Stikkan’ Erik Leopold Anderson), um músico e compositor sueco que virou empresário do grupo. A canção foi gravada em 1975 e lançada em 1976 no álbum Arrival. Na época, o empresário optou em lançar “Dancing queen” depois de “Fernando”, que virou um dos maiores sucessos da década de 70. Outra composição do trio Benny-Björk-Stig. Curiosamente, “Dancing queen” foi lançada durante as celebrações do casamento do rei Carlos XVI Gustavo da Suécia e Silvia Sommerlath. A música atingiu o topo das paradas na Europa, África e Oceania em abril de 1977, além de virar o primeiro #1 do grupo na Billboard Hot 100, a parada musical mais importante da indústria da música.
Apesar da primeira posição na parada, a música Disco já fazia muito sucesso na época e “Dancing queen” não era muito popular no segmento. Em abril de 1977, as músicas mais tocadas nas discotecas pelo mundo eram “Disco inferno” – The Trammps, “Don’t leave me this way” da Thelma Houston, “I’m your boogie man” – KC & the Sunshine Band e “I feel love” da Donna Summer. No final de 1977 foi lançado o filme Saturday Night Fever e a música Disco explodiu no mundo.
Segundo o super DJ Luciano “Jacaré” Alves que foi o grande nome do Hippopotamus, a casa noturna de Ricardo Amaral que foi mais importante da noite carioca: “The winner takes it all” tocou mais nas pistas do que “Dancing queen”. Mas o grande sucesso do ABBA foi em 1975, “Watch out” era rock, faixa do álbum Waterloo.”
A década de 80 começou com as “montagens” fazendo muito sucesso. Essas montagens eram medleys com pequenos trechos de músicas picotadas e reunidas em cima de uma mesma batida. Foi a época do Stars on 45, Hooked on Classics, The Caribbean Disco Show, etc. Em 1981, o Stars on 45 lançou um medley só com músicas do ABBA. Esse medley tinha 8 super hits do grupo sueco e “Dancing queen” ficou de fora. Mas o sucesso foi estrondoso.
Em 2005, Madonna lançou um novo álbum muito dançante, Confessions on a Dance Floor. A primeira música de trabalho do disco foi “Hung up”, com samples autorizados de “Gimme! Gimme! Gimme!”, lançada pelo ABBA em 1979. Foi a primeira música da Madonna lançada digitalmente pelo iTunes. O som do ABBA continuava influenciando gerações.
“Gimme! Gimme! Gimme!” foi o primeiro single lançado para promover o filme Mamma Mia!, em 2008. O vocal é da atriz Amanda Seyfried. Cher também gravou a música em 2018, lançada no seu álbum Dancing Queen. Em 2019 foi a vez do duo de produtores Gamper & Dadoni (de Amburgo, na Alemanha) lançarem o seu remake. Mas a versão que a maioria dos DJs tocam nas festas de casamento é do Sgt. Slick, um DJ australiano de Melbourne, lançada em 2021. O nome do remix é Sgt. Slick’s Melbourne Recut.
Agora surge outro remake do ABBA fazendo sucesso nas pistas de dança! O DJ e produtor francês Charles J lançou um remake de “Voulez-Vous” e, seguindo a tendência da música eletrônica, batizou a música com o seu próprio nome artístico. A música pode ser encontrada no Spotify e já tem 14 milhões de Plays. “Charles J (Original Mix)” – Charles J. Uma boa dica para os DJs de festas de casamento.
O ABBA foi o primeiro grupo pop europeu a fazer sucesso em países fora da Europa, principalmente na Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Canadá e também nos Estados Unidos. Mas no auge da sua popularidade, os dois casamentos acabaram e essas mudanças refletiram nas letras das músicas do grupo, criando um novo estilo que não foi muito bem recebido pelo público e veio o declínio comercial. Isso resultou no fim do grupo. A última apresentação do ABBA aconteceu em dezembro de 1982. Com o surgimento do formato Compact Disc, o popular CD, várias compilações foram lançadas e a década de 90 começou com o ABBA no topo das paradas de sucesso e terminou com o lançamento do musical Mamma Mia!, que faz sucesso há 24 anos em Londres. Em 2008 foi a vez de adaptar e lançar Mamma Mia! no cinema, com produção de Benny Anderson e Björn Ulvaeus. Tanto a peça quanto o filme foram baseados nas canções do ABBA.
Em setembro de 2021, o grupo se reuniu depois de 40 anos longe dos palcos para um show virtual intitulado ABBA Voyage (A Viagem do ABBA), com avatares virtuais cantaram grandes sucessos do passado e 02 músicas inéditas.
No dia 18 de junho de 1976, foi a primeira apresentação de “Dancing queen” no Royal Swedish Opera, em Estocolmo. Hoje, 46 anos depois a música virou o maior sucesso do ABBA e é adorada por várias gerações. Pouca gente sabe que Björn e Benny passaram dois dias enfurnados no Glen Studios, no subúrbio de Estocolmo, gravando músicas inéditas. Uma das faixas ganhou o apelido de “Tango” e depois virou o super sucesso “Fernando. Outra levou o título de “Olle olle” mas nunca foi lançada. A terceira faixa era chamada de “Boogaloo”, já que tinha elementos e ritmos de dança. Essa, era inspirada em um dos primeiros sucessos da Disco Music, lançada por George McCrae em 1974, “Rock your baby”. Essa virou “Dancing queen”. O lançamento oficial aconteceu em 18 de agosto de 1976. O Lado B do compacto trazia a música “That’s me”, que acabou não entrando no álbum. “Dancing queen” se tornou o primeiro e único 1º lugar do ABBA nos Estados Unidos. Hoje é considerada uma das melhores cações Pop de todos os tempos.
Existem várias regravações de “Dancing queen”, mas eu indico duas que podem ser legais para a sua festa de casamento. Uma com pegada mais rock e outra com um clima lounge:
Sixpence None the Richer
Solal
Para encerrar, um vídeo muito inspirador para as noivas que está no meu Instagram!
Local da cerimônia e recepção: Copacabana Palace Data do casamento: 26 de outubro de 2024.… Read More
MK Drinks: O serviço completo de coquetelaria para o seu casamento Em meio a um… Read More
Data 24 de agosto de 2024 Cerimônia e recepção Iate Clube Caiobá Fernanda e Bruno… Read More
Com 20 anos de história, o Rappanui Gastronomia celebra grandes eventos e um resgate às… Read More
Data do casamento: 16 de julho de 2022. Local da cerimônia: Igreja Nossa Senhora da… Read More
Com oito anos de experiência, Anateliê se destaca como fornecedora de lembranças personalizadas, oferecendo o… Read More
Este site usa cookies.