1. Home
  2. /
  3. Colunas
  4. /
  5. Som na caixa
  6. /
  7. SOM NA CAIXA: O...

SOM NA CAIXA: O Atemporal dos Anos 70

por André Werneck
13 jul, 2023

Eles fizeram muito sucesso nos anos 70 e continuam até hoje! Como explicar esse sucesso?

Outro dia parei pra pensar: quais são os artistas que fizeram MUITO sucesso nos anos 70 e seguem fazendo sucesso até hoje, passando por várias gerações, há quase 50 anos? Eu lembrei do Elton John, que teve um filme de grande sucesso em vida e tem uma das músicas mais tocadas desde 2021, “Cold heart”. Um verdadeiro mashup de três músicas autorais e vocal da Dua Lipa, uma das maiores artistas da atualidade. Uma fórmula de grande sucesso. O outro artista que faz muito sucesso desde os anos 70 é o grupo ABBA. E mais do que isso, hoje em dia a música “Dancing queen” faz mais sucesso do que há 48 anos, quando foi gravada, em 1975. Nas festas de casamento, virou num hino! Como explicar esse fenômeno?

DA SUÉCIA PARA O MUNDO

O ABBA é um grupo sueco formado por quatro integrantes: Agnetha Fältskog, Benny Andersson, Björn Ulvaeus e Anni-Frid Lyngstad. A inicial de cada um deu origem ao nome ABBA. Agnetha e Anni-Frid faziam o vocal e Benny e Björk criavam as letras e melodias.

“Dancing queen” foi criada pela dupla Benny-Björk e Stig Anderson (Stig ‘Stikkan’ Erik Leopold Anderson), um músico e compositor sueco que virou empresário do grupo. A canção foi gravada em 1975 e lançada em 1976 no álbum Arrival. Na época, o empresário optou em lançar “Dancing queen” depois de “Fernando”, que virou um dos maiores sucessos da década de 70. Outra composição do trio Benny-Björk-Stig. Curiosamente, “Dancing queen” foi lançada durante as celebrações do casamento do rei Carlos XVI Gustavo da Suécia e Silvia Sommerlath. A música atingiu o topo das paradas na Europa, África e Oceania em abril de 1977, além de virar o primeiro #1 do grupo na Billboard Hot 100, a parada musical mais importante da indústria da música.

ANOS 70, A ERA DISCO

Apesar da primeira posição na parada, a música Disco já fazia muito sucesso na época e “Dancing queen” não era muito popular no segmento. Em abril de 1977, as músicas mais tocadas nas discotecas pelo mundo eram “Disco inferno” – The Trammps, “Don’t leave me this way” da Thelma Houston, “I’m your boogie man” – KC & the Sunshine Band e “I feel love” da Donna Summer. No final de 1977 foi lançado o filme Saturday Night Fever e a música Disco explodiu no mundo.

Segundo o super DJ Luciano “Jacaré” Alves que foi o grande nome do Hippopotamus, a casa noturna de Ricardo Amaral que foi mais importante da noite carioca: “The winner takes it all” tocou mais nas pistas do que “Dancing queen”. Mas o grande sucesso do ABBA foi em 1975, “Watch out” era rock, faixa do álbum Waterloo.”

ANOS 80

A década de 80 começou com as “montagens” fazendo muito sucesso. Essas montagens eram medleys com pequenos trechos de músicas picotadas e reunidas em cima de uma mesma batida. Foi a época do Stars on 45, Hooked on Classics, The Caribbean Disco Show, etc. Em 1981, o Stars on 45 lançou um medley só com músicas do ABBA. Esse medley tinha 8 super hits do grupo sueco e “Dancing queen” ficou de fora. Mas o sucesso foi estrondoso.

GIMME! GIMME! GIMME!

Em 2005, Madonna lançou um novo álbum muito dançante, Confessions on a Dance Floor. A primeira música de trabalho do disco foi “Hung up”, com samples autorizados de “Gimme! Gimme! Gimme!”, lançada pelo ABBA em 1979. Foi a primeira música da Madonna lançada digitalmente pelo iTunes. O som do ABBA continuava influenciando gerações.

“Gimme! Gimme! Gimme!” foi o primeiro single lançado para promover o filme Mamma Mia!, em 2008. O vocal é da atriz Amanda Seyfried. Cher também gravou a música em 2018, lançada no seu álbum Dancing Queen. Em 2019 foi a vez do duo de  produtores Gamper & Dadoni (de Amburgo, na Alemanha) lançarem o seu remake. Mas a versão que a maioria dos DJs tocam nas festas de casamento é do Sgt. Slick, um DJ australiano de Melbourne, lançada em 2021. O nome do remix é Sgt. Slick’s Melbourne Recut.

VOULEZ-VOUS

Agora surge outro remake do ABBA fazendo sucesso nas pistas de dança! O DJ e produtor francês Charles J lançou um remake de “Voulez-Vous” e, seguindo a tendência da música eletrônica, batizou a música com o seu próprio nome artístico. A música pode ser encontrada no Spotify e já tem 14 milhões de Plays. “Charles J (Original Mix)” – Charles J. Uma boa dica para os DJs de festas de casamento.

HISTÓRIA DE SUCESSO

O ABBA foi o primeiro grupo pop europeu a fazer sucesso em países fora da Europa, principalmente na Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Canadá e também nos Estados Unidos. Mas no auge da sua popularidade, os dois casamentos acabaram e essas mudanças refletiram nas letras das músicas do grupo, criando um novo estilo que não foi muito bem recebido pelo público e veio o declínio comercial. Isso resultou no fim do grupo. A última apresentação do ABBA aconteceu em dezembro de 1982. Com o surgimento do formato Compact Disc, o popular CD, várias compilações foram lançadas e a década de 90 começou com o ABBA no topo das paradas de sucesso e terminou com o lançamento do musical Mamma Mia!, que faz sucesso há 24 anos em Londres. Em 2008 foi a vez de adaptar e lançar Mamma Mia! no cinema, com produção de Benny Anderson e Björn Ulvaeus. Tanto a peça quanto o filme foram baseados nas canções do ABBA.

Em setembro de 2021, o grupo se reuniu depois de 40 anos longe dos palcos para um show virtual intitulado ABBA Voyage (A Viagem do ABBA), com avatares virtuais cantaram grandes sucessos do passado e 02 músicas inéditas.

DANCING QUEEN

No dia 18 de junho de 1976, foi a primeira apresentação de “Dancing queen” no Royal Swedish Opera, em Estocolmo. Hoje, 46 anos depois a música virou o maior sucesso do ABBA e é adorada por várias gerações. Pouca gente sabe que Björn e Benny passaram dois dias enfurnados no Glen Studios, no subúrbio de Estocolmo, gravando músicas inéditas. Uma das faixas ganhou o apelido de “Tango” e depois virou o super sucesso “Fernando. Outra levou o título de “Olle olle” mas nunca foi lançada. A terceira faixa era chamada de “Boogaloo”, já que tinha elementos e ritmos de dança. Essa, era inspirada em um dos primeiros sucessos da Disco Music, lançada por George McCrae em 1974, “Rock your baby”. Essa virou “Dancing queen”. O lançamento oficial aconteceu em 18 de agosto de 1976. O Lado B do compacto trazia a música “That’s me”, que acabou não entrando no álbum. “Dancing queen” se tornou o primeiro e único 1º lugar do ABBA nos Estados Unidos. Hoje é considerada uma das melhores cações Pop de todos os tempos.

Existem várias regravações de “Dancing queen”, mas eu indico duas que podem ser legais para a sua festa de casamento. Uma com pegada mais rock e outra com um clima lounge:

Sixpence None the Richer

Sixpence None The Richer - Dancing Queen

Solal

Solal Presents The Moonshine Sessions - Dancing Queen Feat Melonie Cannon

Para encerrar, um vídeo muito inspirador para as noivas que está no meu Instagram!

Publicidade
Publicidade
André Werneck

André Werneck

André Werneck, DJ profissional há mais de 30 anos, especializado em festas de casamento inesquecíveis. É o primeiro DJ do país a comandar dois programas de rádio, no mesmo dia, no mesmo horário, em duas rádios diferentes. Todo sábado, às 21 h, André comanda o programa Festa na Rádio Amil Paradiso FM (95.7) fazendo uma mistura diferente com músicas de todas as décadas. Na Rádio Mix (102.1), comanda o Club Mix, com muita música eletrônica e transmissão para mais de 47 cidades do país.