Alta-costura ou Haute Couture. Certamente você já escutou esses termos. Mas ela tem um significado bem especifico, sabe qual é? Leia até o final que a gente te conta!

Está acontecendo essa semana em Paris uma das principais semanas de moda do mundo. A Haute Couture Outono Inverno 2019! Calma, não sabe o que é? Nós vamos explicar. Haute Couture nada mais é que Alta Costura. Isso significa que todos os modelos desfilados não estão prontos para comprar. Você não pode chegar na loja e escolher entre “P” “M” ou “G”. São roupas elaboradas apenas sob medida e de forma artesanal, ou seja, tudo feito à mão. Algumas podem levar 1000 horas para serem produzidos e pesar até 40 quilos! Isso mesmo! São peças extremamente exclusivas. Entendeu agora o hype, né?

https://www.instagram.com/p/BibDKnEBy3R/?taken-by=eliesaabworld

Mas, qualquer marca pode desfilar nessa semana? Não mesmo! A burocracia inclusive é grande. Só utilizam o termo Haute Couture os ateliês que receberem essa nomeação do Ministro da Indústria na França e para isso existem regras rígidas. Entre elas é necessário ter uma maison localizada na Cidade da Luz com pelo menos 15 pessoas no staff. O grupo Chambre Syndicale de la Haute Couture é o responsável por definir se a marca se enquadra e também revê o grupo todo ano.

É preciso deixar claro também que as marcas que fazem parte desse seleto grupo não sobrevivem disso. O motivo? São modelos extremamente caros e que pouquíssimas pessoas no mundo tem acesso. Os principais consumidores são sem dúvidas, as celebridades em tapetes vermelhos! E além disso tudo, é daqui que surgem as principais tendências de modelos para noivas e madrinhas.

https://www.instagram.com/p/BjelmdIgEzD/?taken-by=dior

Você sabia que algumas marcas brasileiras também utilizam o termo Alta Costura? Isso significa que elas produzem modelos exclusivos, sob medida e feito à mão! Chique, né?

E claro! Fica ligada, que no final da semana nós vamos postar as principais novidades da Semana de Moda em Paris.

Quer saber mais sobre semana de moda? Clique aqui e fique por dentro!

Deixe seu Comentário