Texto Cris Arataque e Elis Mendes
A uma hora e meia de trem de Madrid e três de Barcelona, a cidade de Valencia, a terceira maior da Espanha, atrai muito mais que artistas plásticos e fotógrafos que vem buscando o brilho único de sua luz. Banhada pelo azul do mar Mediterrâneo, Valencia soube como nenhuma outra cidade harmonizar os restos de seu passado com o que há de mais vanguarda em termos de arquitetura e encanta seus visitantes com sua impetuosidade, sofisticação e modernismo.
Contribuíram para dar o destaque turístico merecido e mostrar que Valencia é a bola da vez, o megaprojeto futurista da Cidade das Artes e das Ciências desenhada por Santiago Calatrava, um dos maiores nomes da arquitetura mundial é o maior cartão postal da cidade.
Outro novo complexo à beira-mar, coroado pelo edifício Veles e Vents, projeto do arquiteto inglês David Chipperfield, foi executado para sediar a Copa América, maior e mais badalado evento de vela do mundo, que movimenta bilhões de euros a cada edição por trás de nomes como Louis Vuitton, Oracle ou Prada.
A cidade conta com a segunda maior concentração de edifícios modernistas da Espanha (atrás apenas de Barcelona) e com um centro histórico que está considerado como um dos maiores e mais carismático da Europa, onde pode-se apreciar a diversidade cultural e artística que tanto caracterizam a cidade. Percorra o bairro del Carmen, a Plaza de la Virgem, visite a Catedral e sua emblemática torre-campanário, o Miguelete, e a Lonja de Mercaderes, declarada pela Unesco Patrimônio da Humanidade.
Localizada na Plaza de la Virgen está a Catedral de Nossa Senhora da Valencia. De estilo principalmente gótico, a sua primeira construção data de 1262 mas foi sendo alterada e ampliada ao longo dos tempos até ao século XVIII onde alguns elementos barrocos foram acrescentados.
É também conhecida como a «Seu», a entrada principal é feita pela Porta dos Ferros é a que está virada para a Plaza de la Reina, a sua fachada é a mais moderna e data do século XVIII, que se acaba por notar no estilo barroco mais trabalhado.
O chef mais premiado do mundo é catalão. A única mulher a colecionar cinco estrelas concedidas pelo Guia Michelin é de Barcelona. O cozinheiro capaz de atrair todo o jet-set mundial durante o verão mantém seu restaurante na gastronômica San Sebastian. Entre os maiores expoentes da gastronomia mundial, Ferran Adriá, Carme Ruscadella, Martin Berasategui e o novo 3 estrelas Quique da Costa têm, em comum, a nacionalidade.
Na terra da paella, das laranjas e da festa das Fallas, no mês de março, quando bonecos gigantes são queimados numa das maiores festas de rua do país, a seara gastronômica é também um dos grandes atrativos. A situação geográfica da cidade a convertem num lugar privilegiado para os amantes da boa mesa.
Valencia está muito próxima do mar, da horta, de regiões úmidas e também da serra, com o qual tem uma oferta ímpar de produtos da terra e do mar. Em uma viagem a Valencia impossível resistir a tamanha oferta gastronômica, sendo assim, vale experimentar a comida do estrelado La Sucursal, localizado no prédio do IVAM Instituto Valenciano de Arte Moderna, no comando das panelas o chef Jorge Bretón transforma como ninguém a matéria prima da horta e do mar.
Para os apaixonados em Gastronomia, é imperdível o Curso de Culinária, onde você aprenderá fazer a famosa Paella Valenciana, com direito a compras com o Chef no mercado da cidade.
• Para descobrir o fascinante processo, totalmente artesanal, que dá vida às esculturas Lladró, faça uma visita guiada com hora marcada.
• Experimentar a horchata de “chufas”, bebida típica com gosto de amêndoas, acompanhada de fartons, biscoito doce, na tradicional horchateria El Siglo – Rua de Santa Catalina, 11, no centro. A casa funciona desde 1836.
• Ir até La Albufera, parque natural localizado a 10 km ao sul da cidade, e saborear a autentica paella no premiado restaurante Cañas y Barro (El Palmar – Caudete, 9).
• Fazer compras nos bairros Del Carmen e o de Ruzafa. Neste último não param de pipocar muitas lojas, restaurantes e galerias de arte. A oferta de leques e cerâmica de Manises, típica da região é bem interessante.
• Se você é aficionado por moda não deixe de visitar a loja do estilista Francis Montesionos (C/Conde de Salvatierra, 25).
• Visitar ao menos um destes mercados: o Mercado de Colón, recém-reformado, o Mercado Central ou El de Mosens Sorell, os três são dignos de visita.
História e modernidade, tudo em um só lugar! Já dá vontade até de começar as fazer as malas, não é? Então não perca tempo e confira os hotéis e agências que a Inesquecível Casamento indica para um lua de mel incrível como uma viajem para Valencia!
Local: Catedral Metropolitana Madre de Deus de Porto Alegre. Data do casamento: 12 de outubro… Read More
Com foco no aumento de casamentos, instituto apresenta novo serviço personalizado para noivas Inaugurado em… Read More
A inauguração será durante a programação do Festival Dança em Trancoso e promete destacar o… Read More
A comemoração da união contou com a presença de amigos próximos e familiares no Hotel… Read More
Em cerimônia luxuosa, noivos celebraram o amor e a união ao lado de amigos e… Read More
A Casa das Canoas lançou uma nova experiência para seus clientes, assinada por dois renomados… Read More
Este site usa cookies.