Toscana, pedaço lindo da Itália, por isso tantos filmes foram rodados nessa bela e romântica região. Florença, Siena, Pisa, San Geminiano fazem parte do roteiro turístico de quem vai conhecer esse canto da Itália… mas sair pelas estradas da Toscana, descobrindo cidades e vilarejos, é muito melhor, é inesquecível.
Resolvemos fazer uma viagem sem rumo, afinal já conhecíamos as cidades mais turísticas da Toscana. Sendo assim escolhemos a Villa San Lucchese, propriedade de séculos passados, que mantendo as características da construção original foi transformada em um hotel bastante confortável, nele fizemos o nosso ponto de apoio.
Todas as manhãs, depois do café, escolhíamos o destino do dia e saíamos pelas estradas, sempre parando nos lugares encantadores que encontrávamos pelo caminho, não havia pressa para nada… apenas carpe diem e, por que não? carpe noctem.
Fomos a Montalcino, famosa pelo seu vinho, Brunello di Montalcino. Fica no alto de uma colina, é muito pequena e mudou muito pouco através dos séculos, tem pouco mais de 5000 habitantes. Há uma Fortaleza do século XVI onde tem uma enoteca, lá saboreamos o delicioso Brunello apreciando a vista maravilhosa dos vinhedos.
A cidade que me despertou mais curiosidade foi Volterra, pela sua história, foi onde os etruscos se estabeleceram há 3000 anos. Conhecida também como terra do alabastro, um mineral do qual fazem lindas obras de arte… não resisti, comprei uma.
É um lugar lindo e uma das cidades mais antigas e bem conservadas do mundo. Estacionamos fora das muralhas, pois é proibido carro dentro das muralhas, entramos pela Porta all’Arco (sec. IVaC) e fomos conhecer o Teatro Romano, a Catedral, a Igreja de São Francisco, enfim passamos o dia explorando essa imperdível cidade.
Um lindo lugar medieval é Monteriggioni, do século XIII, citada por Dante na Divina Comédia: Inferno, xxxi. 41-44 “…come in su la cerchia londa Monteriggioni di torri si corona”.
É tão pequena que em cinco minutos se dá a volta em suas muralhas com 14 torres. No centro está a Piazza Roma, ao redor desta praça fica a Igreja de Santa Maria Assunta, alguns restaurantes, lojas e pequenos hotéis. No Il Pozzo, delicioso restaurante de comida típica toscana, almoçamos massas caseiras e carne da região acompanhadas de um bom Brunello de Montalcino, o Tassi de 2006.
Passeamos “sob o sol da Toscana” por uma semana com Roberto Pereira fotografando belos lugares, onde os dias eram lindos, alegres e despreocupados… mais uma Viagem Inesquecível!
As maravilhas da Toscana e muito mais você pode visitar com as agências de viagem e hotéis que a Inesquecível Casamento recomenda no Guia de Fornecedores.