Texto Natália Souza
Optar pelas Maldivas para a lua de mel parece um caminho óbvio e, por isso, naturalmente fácil. Mas engana-se quem pensa que basta decidir o destino para que tudo aconteça como nos sonhos. As Maldivas possuem nada menos do que 1,2 mil ilhas, sendo 203 habitáveis, 26 atóis e inúmeros hotéis. Portanto, acreditem, vale a pena se informar bem para aportar no lugar certo e a Inesquecível Lua de Mel foi até lá para contar passo a passo o caminho.
Ainda bem que é possível sonhar em conhecer o paraíso, curtir momentos únicos e ter uma experiência inesquecível nesses emoldurados pedacinhos de terra em pleno Oceano Índico. E se a viagem tiver uma companhia especial, então, o roteiro certamente fica muito mais interessante. Fato é que as Maldivas possuem brilho próprio suficiente para que tanto os nativos quanto os turistas aproveitem ao máximo esse fantástico atol. Ainda assim, o lugar parece ter nascido com a perfeição além do que se possa imaginar, com traços praticamente irretocáveis, motivo pelo qual tornou-se um dos destinos mais procurados pelos casais em lua de mel. E diante de tanta beleza, num cenário que parece ter sido tirado dos livros e aquarelas, pode parecer fácil fazer a viagem dos sonhos, e é nesse ponto que o viajante corre o risco de errar, afinal, é grande a oferta de hotéis. Justamente por isso, a Inesquecível Lua de Mel foi até lá, a convite da rede Taj Hotels (que possui dois hotéis de alto luxo nas Maldivas) para dar dicas e apontar os melhores endereços no paraíso. Essa incrível viagem contou ainda com parada providencial em Istambul, Turquia.
Bem abaixo da Índia e do Sri Lanka, ao sul do continente asiático, as Maldivas possuem praias caprichosamente esculpidas com areias claras, lagoas reluzentes e corais repletos de peixes. Um convite ao deleite. Por essas e outras particularidades tão marcantes, o turismo se tornou a principal base da economia local, sobretudo por ter se desenvolvido a partir da década de 70, depois de milhões de dólares investidos em resorts dignos de primeiro mundo.
Chegando ao paraíso
Não é por menos que o inebriante arquipélago já é considerado um dos roteiros mais requisitados pelos apaixonados. Sim, porque avistar mesmo que de longe essas pérolas do oceano índico é ter a certeza de que você nunca viu algo parecido. E se ainda assim sentir o coração acelerado e ter na face a expressão de puro êxtase, esteja certo, você encontrou o lugar ideal para curtir a dois.
Já na chegada, ainda na janela do avião é possível contemplar a bela vista. Imaginar-se banhando naquelas águas significa antecipar ainda no céu tudo aquilo que poderá ser aproveitado em terra firme. Assim que chegar ao aeroporto de Malé, na capital do país, você poderá partir imediatamente para o hotel ou resort onde ficará hospedado através de um speed boat (barco ou lancha com velocidade mais rápida) ou até mesmo de um hidroavião (utilizado para viagens às ilhas mais afastadas), dependendo da distância. Mas fique tranquilo, geralmente os hotéis indicam a melhor opção. Daí por diante prepare-se para ter uma recepção supergentil, onde os sorrisos largos e o carinho dos funcionários remetem a singular hospitalidade do povo maldivo. Tudo para que você não tenha com o que se preocupar, além de curtir o espelho das águas, sombra e água fresca.
“Ter um conhecimento sobre o destino faz toda a diferença, eu mesma já visitei a ilha mais de oito vezes, conheço muito bem vários hotéis e isso muda tudo… Quando você conhece o local e a variedade de opções é possível identificar o perfil de cada um, orientando de forma mais segura para que ninguém erre na escolha. Uma outra dica, é aproveitar os bangalôs sobre as águas, agendar aquela massagem com vista para o mar e, se possível, já incluir no roteiro, pago no Brasil, o half board. Faça também a reserva para um jantar à luz de velas na praia para ver o sunset e feche com o fotógrafo profissional para não perder os pontos mais lindos da sua ilha escolhida. Por último e, se puder, faça um sobrevoo para ver os atóis, é simplesmente incrível” Elis Mendes, da Ellystur
Onde ficar
Para entender os motivos que seduzem os visitantes basta imaginar a bela paisagem: um oceano à frente, total privacidade em uma ilha praticamente deserta e bangalôs ultrachiques que formam luxuosos resorts… Como se já não bastasse a beleza estonteante das Maldivas. Praticamente um oásis de prazer em meio a uma das paisagens mais deslumbrantes do mundo. Alguns foram construídos dentro d’água, enquanto outros são como barcos de pesca ancorados em um simples deck de madeira, irresistível. As paisagens parecem verdadeiras cenas de filme, mas acredite, elas existem e são consideradas obras de arte ao ar livre. São ilhas fantásticas que oferecem tudo o que um casal precisa!
Então, nem é preciso dizer que a lua de mel é um dos momentos mais marcantes na vida de um casal, certo? Dá vontade de pedir para o tempo parar, sobretudo se a viagem sair conforme o planejado. Para isso, o ideal é que você faça a escolha certa quanto ao hotel, afinal, é lá onde você desfrutará de todos os serviços e requintes com o amor de sua vida. Aqui destacamos os dois hotéis da rede Taj, nos quais tivemos o privilégio de nos hospedar. Abaixo relatamos mais algumas características desses paradisíacos resorts, referência nas Maldivas.
Taj Exotica Resort and Spa Maldives
Bem-vindo à ilha santuário onde o luxo e a paisagem criam uma hipnotizante experiência com a natureza. Localizado na exótica Ilha Emboodhu Finolho, no meio de uma das maiores lagoas naturais do mundo, está o 5 estrelas Taj Exotica Resort and Spa Maldives. A magia do multipremiado resort apresenta a perfeita mistura entre o design contemporâneo de suas acomodações, a beleza natural e os serviços impecáveis.
Suítes luxuosas, piscinas privadas e decks pessoais com vistas intermináveis para o mar azul tornam esse refúgio ainda mais atrativo. Cada uma das 64 vilas são decoradas em tons e texturas naturais no clássico estilo de Maldivas, cobertas de palha de palmeira, sendo bloqueadas apenas pelo glorioso pôr do sol. E mesmo diante de tanto conforto, outros dois itens chamam a nossa atenção: o serviço de mordomo personalizado e a gama de tratamentos do Jiva Grand Spa.
Cada moradia tem praticamente um mordomo dedicado ao visitante, que vai desde a abertura da bagagem até o cuidado com as preferências de bebidas, por exemplo, proporcionando assim um conjunto de amenidades. Já o Spa oferece o que há de melhor em terapias de rejuvenescimento da Índia, como massagens de aromaterapia indiana, ioga, meditação e tratamentos de bem-estar, como o Alepa, que evoca a aura a um estilo de vida fabuloso, deixando o visitante praticamente nas nuvens.
Selo de Qualidade
Eleito o melhor resort da Ásia e o 2° melhor do mundo pela Conde Nast Traveler, o Taj Exotica também ganhou elogios da Elite Traveler Magazine e Internacional Traveler Austrália. Em paralelo, é membro dos programas de luxo mais seletos do mundo, incluindo Leading Hotels of The World, Signature, Virtuoso, Altour Hotel Collection, Kiwi Collection, Conde Nast Johansens e American Express Fine Hotels & Resorts.
Vivanta by Taj Coral Reef Maldives
Em meio aos arrecifes de corais, onde é possível contemplar todos os tons de azuis, está o Vivanta by Taj Coral Reef Maldives. Localizado na Ilha Hembadhu, o resort foi remodelado e redesenhado para oferecer a apreciação de acomodações confortáveis com um luxo discreto, repleto de toques da cultura local. Com um dos melhores pontos para mergulho, tanto amadores quanto profissionais podem explorar toda a beleza da fauna marinha através de atividades aquáticas.
As 62 vilas dispõe de quartos espaçosos e com uma infra-estrutura digna de quem merece ter todos os mimos para uma estadia inesquecível. Além disso, piscina de borda infinita, chuveiro ao ar livre e jardim murado também são algumas das características que casam em harmonia com o cenário tropical.
Este hotel, justamente por ser da rede Taj, conta com outras maravilhas oferecidas pelo Jiva Spa, que possui salas de massagem exclusivas, sauna a vapor e boutique de varejo. A utilização de produtos naturais únicos em um ambiente fresco e harmonioso também são pré-requisitos desse fantástico Spa. A fim de deixá-lo em êxtase, flores perfumadas, música suave e aromas excêntricos completam os sentidos.
Onde Comer
Tanto no Taj Exotica quanto no Coral Reef é possível se deliciar com os saborosos pratos de sua alta gastronomia. Ambos têm como prioridade agradar até mesmo aos paladares mais exigentes, já que os hotéis recebem turistas do mundo inteiro.
O Taj Exotica possui os seguintes restaurantes: o 24 Graus; o The Deep End; o Equador Bar e o 24 horas no Villa jantar, este último com uma vasta seleção de alimentos e bebidas servido 24 horas na comodidade de sua própria casa ou suíte. Os outros englobam menus fixos com frutos do mar frescos, carnes e vegetais e também com menus temáticos, além de criações gourmet de deixar qualquer um com água na boca. Vegetarianos também têm escolhas especiais complementadas com vinhos das melhores adegas. Frutas tropicais em abundância sempre são servidas, justamente por serem base da alimentação local. As apresentações dos pratos dispensam comentários, já que são cuidadosamente preparados com o máximo requinte.
Você precisa saber
- O que levar: roupas leves e confortáveis para o dia, chinelos, chapéu, trajes de banho, óculos de sol, protetor solar e uma roupa mais “arrumadinha” para curtir a noite;
- Atente-se: é proibido levar bebida alcóolica na bagagem, bem como objetos religiosos que não estejam de acordo com a religião muçulmana. Fora dos principais centros turísticos, o uso do vestuário precisa ser discreto, os homens deverão ter sempre uma camisa e as mulheres roupa que cubra os ombros e coxas.
- Vacinação: é exigida a vacinação contra a febre amarela (aplicada, no mínimo 10 dias antes da viagem), acompanhada de Certificado Internacional de Vacinação;
- Passaporte: em dia com validade de 6 meses e bilhete de ida e volta;
- Visto: é concedido na chegada ao aeroporto (vistos de no máximo 30 dias – caso a estadia seja maior que esse período é necessário requerer junto à imigração);
- Moeda local: Rúpia Maldívia (embora o dólar seja a moeda usada nos hotéis);
- Fuso horário: oito horas a mais em relação ao horário oficial de Brasília;
- Transporte: para se deslocarem os visitantes poderão utilizar táxi, barco, helicóptero ou hidroavião, nestes dois últimos a viagem acontece em baixa latitude, onde é possível apreciar o panorama aéreo do local, além de fazer um tour fotográfico nas alturas;
- Como chegar: via Emirados Árabes, Qatar, África do Sul, Sri Lanka, Índia, Itália, Malásia, Cingapura ou Turquia. Nós voamos de Turkish Airlines, o que é uma ótima opção, já que a mágica cidade de Istambul torna-se uma parada estratégica.