Texto: Laura Siqueira
É comum ler nos guias de turismo que há um Caribe para cada estilo de viagem. Definitivamente, se a ideia é romance e tranquilidade em um lugar paradisíaco, o destino do momento é Turks e Caicos. O exclusivíssimo arquipélago é o esconderijo preferido dos hollywoodianos famosos nas férias e agora está sendo descoberto também pelos brasileiros.
O curto voo a partir de Miami serve como um aperitivo do que está por vir em terra firme. São quilômetros infindáveis de um mar calmo que ora altera tonalidades de azul, ora tonalidades de verde. Mas é ao pousar no aeroporto de Providenciales, a principal ilha, que a realidade vem à tona. Sim, chegou-se ao paraíso, mais conhecido como Turks e Caicos.
Esse arquipélago formado por 40 ilhas está localizado ao norte da República Dominicana e próximo das Bahamas – é território inglês, mas a moeda corrente é o dólar americano. Fora da rota preferencial dos furacões, é um destino que pode ser visitado o ano todo, com temperaturas na média de 28°C e poucos períodos de chuva. A fama de exclusiva faz com que, mesmo na alta temporada, a ilha não esteja com lotação máxima, como acontece em destinos vizinhos no Caribe. Esse é um dos fatores principais para ser a ‘queridinha’ de atores e milionários, como Bill Gates, Oprah Winfrey e David Beckham, que a elegeram para dias de total descanso.
A primeira parada obrigatória é a praia de Grace Bay, não só a mais bonita, mas a que reúne o melhor da hotelaria e infraestrutura. A água morna nos oito quilômetros de extensão convida para a prática de esportes aquáticos, seja kite surf, stand up paddle ou caiaque. É a junção ideal de romantismo, diversão e relaxamento, ou, caso prefira, um sinônimo para o dolce far niente. Em grande parte dos hotéis, os equipamentos estão disponíveis para uso pelos hóspedes. No fim do dia, dar uma volta pelo simpático comércio local ou aventurar-se pelos bares e restaurantes da marina de Turtle Cove são atividades reenergizantes para se preparar para o dia seguinte.
No entanto, nem toda preparação do mundo irá deixar de surpreender o viajante ao encarar, de verdade, o mar. É lá que está o verdadeiro tesouro de Turks e Caicos: o terceiro maior recife de corais do mundo. De tão importante, deu o nome ao arquipélago, já que ‘Caicos’ significa grandes recifes. ‘Turks’ vem de uma espécie de cacto cuja forma lembra um fez turco. Um simples mergulho com snorkel se torna fascinante ao observar a diversidade marinha, mas uma das grandes atrações da ilha é o mergulho com cilindro.
Logo ao lado, a vizinha Salt Cay também merece a visita. Considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, a vila é formada por charmosas construções de madeira à beira-mar. De volta a Provo, como é conhecida a ilha mais turística, vale reservar parte do dia para uma ida ao Caicos Conch Farm. Orgulhosamente proclamada a primeira fazendo de conchas do mundo, ela oferece um tour de 30 minutos que equivale a uma breve aula de biologia sobre o cultivo de conchas e a tecnologia desenvolvida nos últimos 29 anos. Os visitantes podem ver na prática e até tocar nas diferentes espécies cultivadas. Mas, sem dúvidas, o passeio mais indicado aos recém-casados em busca de privacidade e romance começa a bordo de um jipe 4×4. É ele que leva os visitantes até Malcom’s Beach, uma praia deserta e com vegetação intacta. Chegar lá é como concretizar a imagem das areias brancas e águas azuis do Caribe que permeia a mente dos apaixonados.
Um lugar tão exclusivo como Tuks e Caicos não poderia deixar por menos no quesito conforto. A maior parte da rede hoteleira está concentrada na região de Grace Bay e oferece opções para todos os gostos. No moderno e jovem Alexandra Resort, é possível unir um dos melhores custos-benefícios da ilha, com quartos grandes e confortáveis, mas sem luxos exagerados. Afinal, a maior preciosidade está logo ali na frente, o mar em diversos tons de azul. É lá também que está um dos restaurantes mais aclamados de Providenciales, o Mango Reef, com deliciosos frutos do mar entre suas especialidades, principalmente lagosta e carne de caracol, este um prato típico local.
Mesmo na agitada praia de Grace Bay é possível encontrar um lugar desenhado para o romance. São apenas 21 apartamentos no Beach House, o que confere um ar de hotel-boutique charmoso e privativo. Praticar esportes aquáticos oferecidos pelo hotel, almoçar no refinado restaurante Kitchen 218 e relaxar com uma massagem de frente para o oceano faz parte da rotina dos hóspedes.
Se afastando um pouco de Grace Bay, o Blue Haven Resort & Marina oferece ainda mais tranquilidade, ao mesmo tempo em que contempla uma infraestrutura completa de serviços. Com uma marina no local, é fácil escolher um barco para navegar pelos arredores e descobrir outras ilhas ou até mesmo embarcar em um dos itinerários de cruzeiros já existentes. Ao fim do dia, a melhor pedida é assistir ao pôr do sol saboreando drinques no Salt Bar & Grill – ou pedir a cerveja local Turk’s Head, feita com água do mar, após o processo de dessalinização – e depois jantar uma lagosta no Fire & Ice, um dos mais novos e melhores restaurantes da ilha.
Quer tornar a experiência em Turks e Caicos ainda mais fantástica? Os hotéis e resorts do arquipélago estão se especializando em receber grandes eventos e a procura pelos Destination Weddings já é grande. Casais que realizam o casamento por lá buscam o melhor que o lugar tem a oferecer: serviço impecável, cenário deslumbrante e um local ainda pouco explorado.
Após a cerimônia na praia, no Beach House os convidados (até 125!) podem apreciar a recepção em diferentes espaços, desde o terraço com vista para o mar até o jardim em torno na piscina ou o restaurante. Como o hotel possui apenas 21 quartos, é possível hospedar amigos e familiares o reservando inteiramente para o evento.
Já o Blue Haven Resort & Marina só recepciona casamentos mais intimistas, com até 50 convidados. Em todas as opções de pacotes está incluso o serviço de um wedding planner, que ajudará os noivos a escolher cada detalhe desse dia tão único.
♥ Fatos e curiosidades ♥
Cia Aéria: American Airlines, Delta e United Airlines
Passaporte: o viajante precisa de passaporte com validade de no mínimo seis meses.
Visto: os voos que saem do Brasil fazem escala nos Estados Unidos, portanto, é necessário ter o visto americano.
Moeda: Dólar Americano.
Quando ir: com sol na grande parte do ano, os meses de maio e junho são os mais chuvosos.
Onde ficar:
Beach House – www.beachhousetci.com
Alexandra Resort – www.alexandraresort.com
Blue Haven – www.bluehaventci.com
Onde comer:
Mango Reef – www.mangoreef.com
Kitchen 218 – www.beachhousetci.com/unequalled-dining-in-turks-and-caicos
Salt Bar & Grill – www.bluehaventci.com/salt-bar-grill-relaxed-turks-and-caicos-dining
Fire & Ice – www.bluehaventci.com/fire-ice-newest-turks-and-caicos-restaurants
Local: Catedral Metropolitana Madre de Deus de Porto Alegre. Data do casamento: 12 de outubro… Read More
Com foco no aumento de casamentos, instituto apresenta novo serviço personalizado para noivas Inaugurado em… Read More
A inauguração será durante a programação do Festival Dança em Trancoso e promete destacar o… Read More
A comemoração da união contou com a presença de amigos próximos e familiares no Hotel… Read More
Em cerimônia luxuosa, noivos celebraram o amor e a união ao lado de amigos e… Read More
A Casa das Canoas lançou uma nova experiência para seus clientes, assinada por dois renomados… Read More
Este site usa cookies.