Há muitos anos um arquiteto amigo dizia que deveríamos ir a Barcelona, que adoraríamos este lugar, totalmente diferente de outras cidades europeias. Então, um dia, entusiasmados com os elogios de todos, resolvemos planejar nossa viagem. os amigos afirmavam ser Barcelona fashion, alegre, divertida, que atrai os jovens e encanta a todos e eu sabia que é um importante centro cultural, afinal é a cidade de Gaudi, Güell e Miró.
Fomos duas vezes a Barcelona, na primeira chegamos à Sants no AVE, trem de alta velocidade que liga Madri a Barcelona em 2:40, depois de uma agradável viagem.
Ficamos ao lado da famosa Torre Agbar, no Silken Diagonal Barcelona, hotel elegante, confortável e com boa localização, junto a uma estação do metrô, sendo assim chegávamos rapida e confortavelmente aos pontos turísticos. Tínhamos a vista da Sagrada Família, de Gaudi, do nosso quarto, o que muito me agradou.
Quando voltamos a Barcelona, algum tempo depois, ficamos no Hotel Jazz, hotel de design, muito bom, com localização excelente, a alguns metros da praça da Catalunha e das Ramblas.
Começamos a conhecer Barcelona pelo colina de Montjuïc, de onde se tem uma vista magnífica da cidade. Subimos de teleférico e descemos tranquilamente por um caminho muito bonito, com direito a escadas rolantes, até a Plaza de España. Esse passeio levou o dia inteiro, porque há muitas atrações: tem um castelo do século XVIII, o parque olímpico, o jardim botânico, a Fundação Joan Miró, o Palácio Nacional, que é sede do Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC), a Fonte Mágica e o Poble Espanyol.
A Fundação Joan Miró, além de ocupar um prédio de arquitetura ousada, tem um rico acervo iluminado por luz natural, são pinturas, esculturas e tapeçarias do famoso Joan Miró, artista catalão surrealista, sua obra é muito colorida com formas inusitadas.
Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC), é muito importante pelo seu valioso acervo, tem obras de mil anos de arte catalã, por isso visita obrigatória para quem gosta de arte.
Poble Espanyol, ou Cidade de Artesão, é a reunião de vários estilos arquitetônicos da Espanha, formando uma aldeia com a Plaza Mayor, um pátio de Andaluzia, uma casa galega, um mosteiro catalão, entre outros. É como se fosse uma verdadeira cidade, lá encontramos lojinhas de artesanato, de design, restaurantes com comidas típicas das diversas regiões da Espanha, estúdio de arte plástica, espaços cênicos, enfim foi muito interessante conhecer este lugar.
Quando perguntava onde poderia comer uma boa paella a resposta era sempre a mesma: vá à Barceloneta. Achamos um local ímpar, porque a vila de pescadores do século XVIII transformou-se na área mais agitada e animada de Barcelona, onde se misturam artistas, jovens e turistas que disputam espaço no calçadão à beira mar, na praia e nos inúmeros restaurantes de frutos do mar. A paella? gostosíssima, saboreada apreciando a bela vista da Marina.
Tiramos um dia para percorrer a cidade e conhecer algumas obras de Gaudi.
Começamos pela Sagrada Família, a mais famosa construção de Barcelona. Impressionante obra começada em 1883, ainda não terminada, e alvo de muita polêmica. George Orwell dizia que era o mais horrendo edifício que ele tinha visto. Não julguei a beleza da obra e sim a grandiosidade dela, para mim visita obrigatória para qualquer turista.
Outra obra do polêmico Gaudi é a Casa Milà, conhecida como La Pedrera, construída por encomenda de Pere Milà Camps que depois acusou Gaudi de levá-lo à ruína pelas suas extravagâncias durante a obra. Uma curiosidade: um dos primeiros estacionamentos subterrâneos do mundo é o da Casa Milá. Tudo nos impressionou neste edifício, mas a fachada e a cobertura, todas onduladas, são fantásticas.
Outro lugar em que ficamos o dia inteiro foi no Parque Güell. O rico Eusebi Güell, em 1895, chamou Gaudi para construir uma cidade jardim, estilo inglês. O projeto fracassou e em 1923 a prefeitura transformou o espaço em parque, hoje Patrimõnio da Humanidade. A Casa Museu Gaudi, onde ele viveu por 20 anos, fica nesse parque, além de expor a intimidade do arquiteto como seu quarto e objetos pessoais, exibe móveis desenhados por Gaudi e muitos documentos.
A parte mais antiga de Barcelona é o Barri Gòtic, o Bairro Gótico, um verdadeiro labirinto de ruelas com lojas, cafés, passagens e praças, como as famosa Plaça de Sant Jaume e Plaça de Catalunya, numa delas provamos as deliciosas tapas, pequenas porções do menu espanhol.
Neste bairro ficam o Palau de la Generalitat (o palácio do governador da Catalunha), a Catedral de Barcelona, o Parlamento da Catalunha, a Casa de la Ciutat (a prefeitura), o Palau Güell, construção de Gaudi, que fica na conhecida Las Ramblas, avenida que vai até o mar, sempre cheia de turistas que caminham pelo calçadão, entre árvores, camelôs, artistas de rua, barracas de flores, ciganas… não foi o nosso lugar preferido do bairro Gótico, mas é inevitável passear por ela.
Impossível não conhecer o famoso Mercat de Sant Josep, La Boqueria, em Las Ramblas. No século XIX foi construído um pavilhão para tirar da calçada desta avenida as inúmeras barracas que se amontoavam por todo lado vendendo alimentos do Mediterrâneo. Hoje atração turística, que apesar de muito cheia, deve ser visitada por suas irresistíveis delícias … saímos de lá cheios de guloseimas!
A Espanha é conhecida por sua sesta e pelo horário do jantar, muito tarde para os padrões europeus, por isso Barcelona tem uma intensa vida noturna, onde todos sempre acharão um local para se divertir: teatros, boîtes, bares, cafés, clubes de jazz, sala de concerto, enfim sempre um lugar que combina com seu estilo de vida.
Amamos Barcelona pela História, animação, beleza, vida cultural, enfim por tudo! Voltaremos pela terceira vez? Quem sabe!
Quer conhecer Barcelona no melhor estilo? Conheça as agências de turismo e hotéis que a Inesquecível Casamento recomenda no Guia de Fornecedores.
Local da cerimônia e recepção: Copacabana Palace Data do casamento: 26 de outubro de 2024.… Read More
MK Drinks: O serviço completo de coquetelaria para o seu casamento Em meio a um… Read More
Data 24 de agosto de 2024 Cerimônia e recepção Iate Clube Caiobá Fernanda e Bruno… Read More
Com 20 anos de história, o Rappanui Gastronomia celebra grandes eventos e um resgate às… Read More
Data do casamento: 16 de julho de 2022. Local da cerimônia: Igreja Nossa Senhora da… Read More
Com oito anos de experiência, Anateliê se destaca como fornecedora de lembranças personalizadas, oferecendo o… Read More
Este site usa cookies.