Aldeia indígena habitada por índios Pataxó, o povoado de Trancoso, ou São João Batista dos Índios, foi colonizado pelos jesuítas no século 16. Mas foi na década de 70 que os hippies descobriram o local e desenvolveram a região, com a chegada de energia elétrica e do comércio. O turismo passou a ser uma das principais fontes de renda do distrito, localizado no município de Porto Seguro, no litoral do estado da Bahia, apenas na década de 90. Mas foi nos anos 2000 que ganhou status vip depois de receber celebridades internacionais como Bill Gates, Bill Clinton e até a cantora Beyonce. Em 2010, foi citada no New York Times como um dos principais destinos para os norte-americanos.
Além das belas praias a cidade guarda sua história na Praça São João, um retângulo cercado de casinhas coloridas no topo de uma falésia, também conhecido como o Quadrado, um dos mais valiosos sítios históricos da Bahia. Lá encontra-se restaurantes, lojas e inúmeras pousadas além da Igreja de São João Batista. Erguida em 1656 e, como era de costume, de costas para o mar, visando a proteção dos fiéis e do patrimônio do local. A igreja do Quadrado, como é mais conhecida, é muito procurada para a realização de casamentos.
De acordo com informações da Paróquia de São João Batista, desde 2012 o número de casamentos celebrados na igreja quadruplicaram e para 2016 já estão agendadas 55 cerimônias no local, e a agenda continua aberta. Os casamentos acontecem aos sábados no final da tarde por volta das 16h30, mas caso os noivos desejem outro horário ou outro dia da semana é possível, é apenas pedida uma doação de R$ 4.000 (valor de 2016).
Os agendamentos são feitos diretamente com o Frei Denilson, padre responsável pela paróquia, através do telefone (73) 3668-1099, e idealmente devem ser feitos com 12 a 15 meses de antecedência. Datas durante a semana santa, 20 de janeiro, 03 de fevereiro e de 15 a 24 de junho não são aconselhadas devido às festividades do povoado.
INFORMAÇOES ADICIONAIS
A atual Igreja foi feita de pedras de arrecifes e com um tipo de reboco comum nesta região, intitulado “reboco Santa Fé” composto de areia e óleo de baleia. Como a água do mar é salgada, para fazer o reboco, os moradores traziam água do Córrego dos Macacos. Ainda são originais os altares, as imagens de São João Batista, São Benedito, São Sebastião e Santo André. Destacam-se, ainda, o púlpito (onde os padres pregavam o sermão nas missas) e 02 pias batismais em lioz rosa (tipo de granito): uma está na entrada da igreja e a outra na sacristia.
Hub Design localizado na Barra da Tijuca une o melhor da decoração e arquitetura. Veja!… Read More
Misturando tradição, personalidade e uma boa dose de criatividade, o casamento de Isabella Sclovsky e… Read More
Danna e Diego transformaram o sonho de um casamento intimista em uma realidade inesquecível no… Read More
Uma composição atemporal, preenchida por flores brancas e folhagens, para comemorar 10 anos de casamento.… Read More
Local da cerimônia e recepção: Belmond Copacabana Palace. Data do casamento: 15 de junho de… Read More
Veja como a marca une tradição e ancestralidade em ternos sob medida Fundada em 2015,… Read More
Este site usa cookies.