Definir qual o melhor modelo de vestido para a mãe dos noivos pode ser um desafio. Vem conferir nossas dicas para não errar na escolha!

Geralmente, casamentos materializam o sonho não só dos noivos, mas também da família em ver os filhos subindo ao altar. Além de ser um momento de grande expectativa, afinal todos se preparam por muito tempo para o grande dia e, ainda, querem estar impecáveis para este evento.

Depois da noiva, as mães dos noivos são as figuras que mais têm destaque na cerimônia de casamento e, por isso, o vestido para elas deve ser selecionado com muito carinho. 

No entanto, definir qual o melhor modelo de vestido para a mãe dos noivos pode ser um desafio. Embora todos queiram estar deslumbrantes para celebração é importante ressaltar que este momento é da noiva e ninguém deve se sobressair além dela.

Para não errar na escolha, separamos os principais pontos que devem ser observados para na hora de escolher o vestido das mães dos noivos. 

O acordo com a noiva

Antigamente, havia uma crença de que a mãe da noiva tinha o direito de escolher o seu vestido antes da mãe do noivo. Verdade ou não, hoje isso não cabe mais: as normas que valem para uma também servem para outra.

Sobretudo, o mais importante é a noiva estar de acordo com a escolha do vestido das mães dos noivos: modelo, cores e demais detalhes devem estar alinhados com a celebração, o horário e locais escolhidos, e ainda ser consenso entre todas as partes envolvidas.

No entanto, se a noiva não escolheu nenhuma paleta ou se as mães tiverem estilos muito diferentes, cada uma pode escolher a cor e modelo que mais lhe agradar, sem a necessidade do vestido das mães dos noivos estarem combinando entre si.

Vestido mãe dos noivos

Preto e branco não são as melhores opções de vestido para mães dos noivos

De antemão já avisamos: branco, off white ou qualquer outra cor que possa ser confundida com o vestido da noiva estão fora de questão! O preto, normalmente, não é utilizado pelas mães dos noivos no altar. 

Há um tempo, as mães que usavam esse tom durante a cerimônia estavam deixando claro sua desaprovação àquela união. Porém, como falamos anteriormente, tudo precisa estar acordado e, além disso, vai depender também do estilo e personalidade do casal e da festa como um todo.

Outro fator a ser considerado na hora da escolha do vestido das mães dos noivos é o tipo de celebração, cada estilo, local e até mesmo horário pedem composições diferentes e que se adequam melhor ao momento.

Cores, modelos e tecidos

É fato que no universo casamenteiro, existe bastante espaço para a criatividade e imaginação, definitivamente, o céu é o limite. Cada cerimônia tem suas particularidades, mas existem aquelas que são mais comuns e que podemos usar de exemplo para que noivas e mães tenham um direcionamento antes de começar a pensar nos looks. 

Celebrações ao ar livre, durante o dia ou na praia, por exemplo, pedem cores mais vivas e alegres, tecidos com caimento mais leve e fluido e, para as mães mais ousadas, fendas e decotes, mas sem exagerar!

vestido mães dos noivos

Casamentos à noite têm o seu glamour. O dourado, o marsala e até mesmo o azul são as cores queridinhas das matriarcas. Detalhes em pedras podem dar ainda mais destaque aos vestidos das mães de noivos.

A renda também é um tecido que faz muito sucesso, uma vez que ela é bem maleável, dá um tom clássico e requintado ao modelo. Ela cai muito bem com muitos tipos de tecido, principalmente cetim e tule. 

vestido mãe dos noivos

Por fim, a escolha dos modelos é de cunho bem particular. Eles podem ser mais justos ao corpo, com mangas, com capa, acinturados, bordados, com saia rodada, enfim: como as mães preferirem! O importante é, acima de tudo, o bom senso com relação à ocasião e, claro, o conforto de quem irá usá-lo.

O vestido da mãe dos noivos precisa combinar com as madrinhas?

Muitos casais optam por definir uma paleta de cores para madrinhas. Mas, o vestido da mãe dos noivos não precisa necessariamente seguir a cartela. 

Geralmente o vestido da mãe dos noivos tem uma cor diferente do das madrinhas para que as mães não sejam confundidas com outras convidadas. No entanto, uma boa ideia é tentar encontrar tons distintos, porém complementares, ou seja, que sejam harmônicos com as outras cores.

Um círculo cromático pode te ajudar a visualizar essas combinações.

É melhor evitar

Assim como o vestido de noiva que tem que realçar o que a noiva tem de mais bonito, o vestido da mãe dos noivos também. Sendo assim, nossa dica é:

  • Modelo muito sensual
  • Tecidos com muita transparência
  • Uma modelagem que não favorece o corpo
  • Muito apertado, muito curto, com decote saliente ou fenda muito extravagante, para que não ocorra situações constrangedoras.

Para uma figura que estará em destaque no altar, certas extravagâncias não são de bom tom e podem passar uma imagem errada e não é isso que alguém deseja para este grande dia.  

Inspire-se com esses modelos de vestido para mãe dos noivos

vestido mães dos noivos