Chegamos a São Petersburgo no trem de alta velocidade, o SAPSAN. Comprei os bilhetes pela internet, ainda no Brasil, pois fiquei temerosa de ter problemas por causa do idioma, mas pode-se comprar na própria estação em Moscou, ou através do concierge dos hotéis, sem problemas.

Foi uma tranquila viagem de 4h30, com wifi disponível para os passageiros. Reservei o transfer do hotel, sendo assim ao desembarcarmos o motorista já estava a nossa disposição.

Quando o carro começou a percorrer as largas avenidas, começou nosso deslumbramento. São Petersburgo é a mais linda de todas as cidades da Rússia, às margens do Rio Neva, formada por 42 ilhas ligadas por mais de 500 pontes, como se fosse uma Veneza grandiosa, cercada de água por todos os lados, do Estreito da Finlândia ao Rio Neva.

Há 294 anos o famoso czar russo, Pedro, o Grande, fundou São Petersburgo e ordenou que toda a corte russa se mudasse para lá, talvez por isso seja tão bela e tão cheia de história, ostentando impressionante riqueza nos seus palácios e igrejas, todos majestosos e imponentes.

St Petersburg  rio Neva e a fortaleza

A Fortaleza de Pedro e Paulo, na ilha de Zaichy Ostrov, foi a primeira edificação de tijolos da cidade de São Petersburgo, nela está a catedral ortodoxa russa que abriga os restos mortais dos czares, desde Pedro, o Grande, a Nicolau II e sua família.

Imperdível é a visita ao Hermitage, um dos mais conhecidos e maiores museus do mundo, com um acervo de 3 milhões de obras, distribuídas por 5 palácios. Impossível  apreciar toda a coleção em pouco tempo, mas reservamos 2 dias inteiros para ver, pelo menos, as obras mais famosas. Compramos nossos bilhetes pela internet, inclusive para a sala das joias.

St Petersburg uma das salas  do museu HermitageMuseu Hermitage Picasso fase azul

Conhecemos a Igreja da Ressurreição, conhecida como a “Igreja do Sangue Derramado”, pois foi construída no local em que o Czar Alexandre II foi mortalmente ferido. Ficamos impressionados com a belíssima arquitetura ortodoxa russa e com seu interior decorado com 380 painéis com temas relativos ao novo testamento.

St Petersburg Igreja Sangue DerramadoSt Petersburg  interior igreja Sangue Derramado

Outro passeio bonito e agradável foi a Peterhof, onde passamos o dia. Chegamos lá de hidrofólio, em 35 minutos, são os barcos de alta velocidade. Embarcamos no cais em frente ao Hermitage, lá chegando compramos o ingresso completo, o que nos permitiu conhecer todos os palácios e magníficos jardins com suas fontes… Impossível não se lembrar do Château de Versailles nesse lugar.

St Petersburg Palacio Perterhof - Passeio para lua de melSt Petersburg jardim palácio Perterhof

Caminhar pela Nevsky Prospect, a mais célebre avenida de São Petersburgo, é um prazer à parte. Andávamos por essa glamorosa avenida o tempo todo,  apreciando seus cafés, casas de chá, confeitarias, restaurantes, butiques…


St Petersburg cena de rua Avenida Nevski
St Petersburg confeitaria para o lancheSt Petersburg vitrine com caviar

Muitas atrações turísticas ficam nela ou perto dela, como a Catedral de Nossa Senhora de Kazan, com seu interior belíssimo, o Teatro Mariinsky, o museu Hermitage.

St Petersburg  Catedral N S KazanSt Petersburg interior igreja Kazan

O elegante e luxuoso 5 estrelas Corinthia St Petersburg, onde nos hospedamos,  também está na Avenida Nevsky, portanto a localização não poderia ser melhor. Os quartos impecáveis e silenciosos, os restaurantes excelentes e o serviço muito bom. O hotel é ótimo para quem, como nós, viaja sem guia, sua equipe poliglota estava sempre pronta a nos ajudar com excelentes dicas para os nossos passeios.

Lobby Hotel Corinthia St PetersburgDetalhe Lobby Hotel Corinthia  St PetersburgApartamento Hotel Corinthia  St Petersburg
Como em Moscou, o metrô não é apenas um meio de transporte, mas também um passeio turístico, no regime comunista eram chamadas de Palácios do Povo  tão bonitas são as estações.
Fizemos um passeio de barco, além de muito agradável, possibilita o prazer de outra visão dessa maravilhosa cidade.
St Petersburg  passeio no rio NevaSt Petersburg - Rio Neva - Hilma e Roberto
Passamos cinco dias em São Petersburgo, foi muito pouco, nem tivemos tempo de conhecer o Palácio de Catarina e sua maravilhosa Sala Âmbar a 25 Km do centro, mas com certeza voltaremos,  tão apaixonados ficamos por essa deslumbrante cidade. Até breve, São Petersburgo!

6 comentários sobre “São Petersburgo, a mais linda cidade da Rússia

Nazinha
31 janeiro, 2015 8 anos ago

Hilma, Parab?©ns pela mat?©ria t?£o instrutiva! E chamativa!, ao mesmo tempo, pelas belas fotos do Roberto. Voc?™s fazem uma dobradinha imbat??vel. Tomara um dia eu possa ir l?°, com netos, filhas e genros.

Isadora Morais
31 janeiro, 2015 8 anos ago

Adoramos ler sobre esta cidade que ?© deslumbrante! Perfeita a tua descri?ß?£o! Passeei de novo por l?°
Geraldo lembrou que Pedro, o Grande, fundou S?£o Petersburgo porque Moscou ficava muito afastado dos pa??ses da Europa s?? tendo acesso pelo Mediterr?¢neo…uma GRANDE volta! Fundando S?£o Petersburgo no B?°ltico facilitou a comunica?ß?£o da R??ssia e diminuiu a dist?¢ncia dos principais pa??ses da ?©poca!
Eu quero voltar l?°… bjssssssssssssssss

Hilma Pereira
04 fevereiro, 2015 8 anos ago

Obrigada pelo coment?°rio Nazinha. Toda sexta feira sai um post novo, espero que voc?™ continue acompanhando minha coluna,

Hilma Pereira
04 fevereiro, 2015 8 anos ago

Obrigada pelo coment?°rio, Isadora. Que bom que voc?™ e Geraldo gostaram do post. Continue acompanhando minha coluna, toda sexta feira tem um novo post.

Roberto Pereira
21 fevereiro, 2015 7 anos ago

O museu Hermitage em S?£o Petersburgo ?© algo maravilhoso tendo poucos concorrentes no mundo.
As fotos n?£o conseguem mostrar a beleza das obras de arte.
S?£o Petersburgo ?© uma cidade que eu recomendo para quem gosta de viajar e para casais em lua de mel.

Hilma
13 março, 2015 7 anos ago

Perfeito, Roberto, S?£o Petersburgo ?© uma cidade para todos os gostos. Imperd??vel!

Deixe seu Comentário