Santorini (Σαντορίνη) ou Tira (Θήρα), a mais bela das ilhas Cíclades, não se compara a nenhuma outra pelo espetáculo de sua geografia, consequência de uma enorme explosão vulcânica em tempos pré-históricos, que criou a cratera atual, alimentando o mito da Atlântida perdida.

Santorini por do sol Foto ROBERTO PEREIRA

Muitos preferem conhecer as ilhas gregas fazendo um cruzeiro, mas optamos por ficar em cada uma delas alguns dias e foi uma escolha acertada. Chegamos a Santorini de ferry que pegamos em Mikonos, mas pode-se ir de avião, saindo de Atenas ou Mikonos. Alugamos um carro pequeno para nos locomovermos na ilha, pode-se alugar também buggy ou moto.

Santorini anoitecendo Foto ROBERTO PEREIRA

A ilha toda é um cartão postal com suas casinhas brancas e detalhes azuis. Fira, Imerovigli e Oia são os lugares mais badalados da ilha.

Santorini Foto ROBERTO PEREIRA

Fira ou Thira é a capital, onde fica o Porto Antigo, Skala Firón, para chegar até ele, descemos uma imensa escadaria, na volta subimos de bondinho, pode-se também andar de burrinho. Fira é uma gracinha, tem uma igreja encantadora: Igreja de São João Batista, e é cheia de lojas, joalherias, galerias de arte, restaurantes.

Rua em Fira Foto ROBERTO PEREIRA

Ah! a deliciosa comida grega com suas saladas mediterrâneas, frutos do mar e sobremesas “dos deuses”… sem esquecer do famoso e gostoso Gyros.

 
Skaros salada mediterranea na forma de queijo crocante Foto ROBERTO PEREIRA
Kaitafi sobremesa grega Foto ROBERTO PEREIRA
Gyros Foto ROBERTO PEREIRA

Ficamos em  Imerovigli, a parte mais alta da ilha, onde o pôr do sol e a vista são inimagináveis. O Skaros Rock, uma fortaleza construída para proteger a cidade dos piratas, fica bem no alto de Imerovigli e se chega lá por uma trilha.

A vista do nosso apartamento no Avianto Luxury Suites era maravilhosa e nunca esquecerei o prazer que tive ao beber champagne contemplando a beleza do mar Egeu, ou pegando sol nas espreguiçadeiras de nossa varanda, admirando o vulcão Thirassia e a Caldeira.

Avianto Suites Santorini Avianto Suites Santorini Foto ROBERTO PEREIRA
Avianto Suites Santorini Foto Roberto Pereira

Oia é a mais conhecida das três e onde todos os turistas que fazem cruzeiro pelas ilhas gregas são levados para apreciar o belo pôr do sol… nós também fomos lá, afinal éramos turistas e queríamos participar do espetáculo. Chegamos bem antes da hora para pegar lugar no topo da ruína do Castelo Bizantino de onde se tem a melhor vista.

Oia Santorini Foto ROBERTO PEREIRASantorini Foto ROBERTO PEREIRA

Fizemos um passeio de barco ao Vulcão, Nea Kameni, fomos até o topo da cratera: de um lado se avista Fira, do outro, a ilha de Palea Kameni e o mar sem fim, recompensando todo o sacrifício da subida, debaixo de um sol escaldante!

Fira vista do vulcao Nea Kameni Foto ROBERTO PEREIRASubida para a Caldeira Foto ROBERTO PEREIRA

Conhecemos algumas praias, Perissa é uma das melhores, com água cristalina e areia lisa, por ser protegida dos ventos de verão do mar Egeu, é muito agradável.

Kamari, a 10Km de Fira, é a praia mais animada, tem uma excelente infraestrutura turística, com vários resorts, tabernas, cafés e bares animados que nos proporcionaram noites inesquecíveis.

Red Beach é a “praia vermelha”, para nós, que temos as nossas com fina areia branca, foi muito interessante conhecê-la, confesso que vi do alto, não desci até a praia, pois seria uma caminhada difícil para mim, a maioria desce e fica o dia todo por lá.

Santorini Red Beach Foto ROBERTO PEREIRA

Visitamos o sítio arqueológico de Thera Antiga, localizado num dos pontos mais altos de Santorini, entre as praias de Kamari e Perissa. O passeio valeu pelas vista impressionante que tivemos lá de cima.

Santorini Foto Roberto Pereira

Enfim, todos os filmes que vi, nos quais a Grécia era o cenário perfeito, não foram capazes de traduzir a paisagem deslumbrante que encontrei nessa mágica ilha vulcânica.

Santorini a ilha vulcanica Foto ROBERTO PEREIRA

Na terra do sol constante e mar azul, desfrutamos dias incríveis. Paisagens maravilhosas, gente alegre e clima de “amor está no ar” fizeram essa viagem ser ainda mais especial.

Santorini Foto ROBERTO PEREIRA
O amor esta no ar Santorini Foto ROBERTO PEREIRA

Deixamos Santorini, apreciando o espetáculo que é atravessar, literalmente, a caldeira de um vulcão, vendo do ferry o que sobrou da explosão vulcânica… é algo imperdível! Esse encantamento permanecerá para sempre!

Santorini Foto ROBERTO PEREIRA

Santorini inesquecível, lugar perfeito para uma lua de mel, se você vai casar ou comemorar alguma data especial, consulte as agências de viagem e hotéis que a Inesquecível Casamento recomenda no Guia de Fornecedores e vá conhecer esta bela ilha.

2 comentários sobre “Santorini, a mágica ilha vulcânica

Isadora Morais
26 setembro, 2015 7 anos ago

Adoramos voltar a passear em Santorini!
Fotos de tirar o f?¥lego!

Hilma Pereira
28 setembro, 2015 7 anos ago

Aguarde, novas dicas de lugares inesquec??veis na pr??xima sexta feira

Deixe seu Comentário