O ensaio pré-wedding surgiu como uma tendência um tanto quanto tímida, resumido em algumas fotos clichês. Hoje, ele tem espaço para fotos mais inovadoras e que retratam a personalidade e história do casal. Vem conferir!

Aqui, separamos tudo o que você precisa saber para fazer um ensaio pré-wedding inesquecível.

Por que fazer o pré-wedding?

O planejamento para o dia do casamento pode durar muito tempo e ser exaustivo. Sendo assim, geralmente, os casais têm pouco tempo, e às vezes orçamento disponível, para curtir juntos, fazendo as coisas que gostam de fazer.

No entanto, o ensaio pode ser uma boa oportunidade para os noivos relaxarem e terem um dia de diversão, esquecendo por algumas horas todas as preocupações acerca do casamento.

Além disso, o pré-wedding pode ser o primeiro contato do casal com o fotógrafo. Um momento importante para ambos sentirem a sinergia entre profissional e cliente, e no dia do casamento se sentirem mais confortáveis e confiantes.

Inclusive, as fotos desse momento podem ser usadas nos convites, para enfeitar a recepção e até na decoração da nova casa. Portanto, trata-se de um ensaio bastante personalizado; a intenção é que seja mesmo descontraído, em um ambiente familiar com o qual o casal se identifique e que se sinta o mais à vontade possível.

Planejamento

Apesar de ser uma tendência nos últimos anos, muitos casais ainda têm dúvidas sobre fazer ou não fazer o ensaio. Na dúvida, faça! O pré-wedding será um registro dos momentos felizes que antecedem o casamento e que, posteriormente, poderá ser revisitado e com certeza trará muitas lembranças boas.

Convencida de fazer um pré-wedding? Então comece a se planejar. Os preparativos para o casamento começam a ser feitos com muita antecedência, com o pré-wedding não é diferente.

Por mais que o ensaio aconteça poucos meses antes do grande dia, é importante fazer uma busca minuciosa antes de escolher o profissional. Primeiramente, nem sempre o fotógrafo de casamento também faz esse tipo de ensaio, ou seja, se este for o seu caso, terá o trabalho de procurar dois fotógrafos.

Além disso, as agendas precisam coincidir, se você optar por lugares públicos ou que precisam de algum tipo de agendamento, essa é mais uma etapa a ser incluída no seu cronograma e calendário.

Por fim, a dica sempre é: quem se planeja e faz as coisas com antecedência sempre têm mais opções.

Como escolher o lugar para fazer o pré-wedding?

O ensaio antes do casamento tem um ar mais informal. É um momento especial, um dia inteirinho dedicado aos noivos. No entanto, geralmente é feito em lugares que tenham a ver tanto com a história quanto com a personalidade do casal. Confira algumas ideias de locais:

  • Cenários urbanos
  • Com pets ou filhos
  • Bar
  • Cachoeira
  • Plantações de flores
  • Casarões antigos
  • Em casa
  • Na chuva
  • Museus
  • Parques
  • Praia

No próprio espaço onde será o casamento

Foto: Clavello

Apesar de ser uma tendência nos últimos anos, alguns casais não se sentem à vontade, acham que não vão ter desenvoltura na frente das câmeras. Por isso, é muito importante levar em consideração a personalidade de cada um.

Escolher uma avenida com pessoas trafegando como cenário pode não ser uma boa ideia, por exemplo. Por fim, não se esqueça de conferir se há cobrança de taxas em locais públicos para a realização do ensaio.

E sobre o look, qual usar no pré-wedding?

Uma roupa parecida com a do casamento? Vestido branco para a noiva e terno para o noivo? Se essa for a sua escolha e preferência, tudo certo. Mas leve em consideração que o ensaio antes do casamento é para ser um momento leve, que represente o casal.

Concorda que não faz sentido montar um personagem para essas fotos.? Se você não costuma usar salto alto no seu dia-a-dia, por que usar no dia do ensaio? Da mesma forma, se o noivo tem um estilo mais despojado e alternativo, um traje muito social não terá nada a ver. O intuito do pré-wedding é apresentar uma naturalidade que combine com os pombinhos. Isso fará com que estejam confiantes e satisfeitos no dia da sessão de fotos.

No mais, pense em composições que tenham a ver com o local e horário escolhidos, com a energia que querem transmitir, além do conforto. Se possível, evite roupas que limitem os movimentos

Dicas rápidas:

  • Evite o preto, nem sempre é a melhor cor para fotografar, principalmente para fotos diurnas.
  • Opte por camisas mais neutras, sem estampas muito marcantes ou xadrez.
  • Escolham as roupas juntos, essa é a melhor maneira de saber se estão combinando.
  • Leve pelo menos uma troca de roupa para ter outras opções, mudar o cenário e enriquecer o ensaio.

Imprevistos acontecem…

Às vezes nem tudo que planejamos sai como o esperado, sendo assim precisamos aceitar aquilo que não podemos controlar. Portanto, sempre esteja preparada para um um possível plano B, caso a ideia inicial não rolar.

Um imprevisto pode surpreender você e render fotos ainda mais legais que as planejadas. Não fique chateada e tente extrair o máximo e o melhor desse momento. Com um bom fotógrafo as fotos do pré-wedding, você pode se surpreender.

Inspire-se com essa galeria

    

Fotos: André Barbosa, Clavello, Serio Ronaldo e Marcio Raro.