Bater o martelo no penteado de noiva ideal pode parecer – e realmente ser! – difícil, principalmente por que ele precisa estar em harmonia com a maquiagem. Quer uma ajudinha? Veja a opinião de profissionais especialistas nos dois assuntos!
Não importa se a noiva é supervaidosa ou daquelas que abraça a praticidade no dia a dia: para o casamento, toda mulher sonha em se sentir impecável. Se isso significa apostar em uma produção marcante ou apenas no realce de sua beleza natural, cabe a ela decidir. Mas uma ajudinha de profissionais não faz mal a ninguém, por isso conversamos com Evando Filho e Luciano Lima, dois dos principais nomes da área em Goiânia, além de recém-casadas (Elisa Bastos e Vitoria Tavares) que confiaram a eles o seu making of.
TIMING
- Test drive! Com uma boa assessoria, apenas uma prova de cabelo e maquiagem basta, e geralmente é feita entre 30 a sete dias antes do casamento (Evando Filho)
- Então pode contratar o fornecedor em cima da hora? Não! Quanto maior a antecedência, maior a garantia de ter o profissional desejado. Há quem feche esses serviços até um ano antes (Luciano Lima)
- De olho no relógio! A produção de uma noiva pode levar até três horas. Só para o cabelo, entre a preparação e a finalização do penteado, são cerca de 40 minutos (Luciano Lima)
- Ela pode levar acompanhantes? Isso varia de profissional a profissional, mas eu atendo no máximo três pessoas, incluindo a noiva, senão perco a principal característica do meu trabalho – a exclusividade (Luciano Lima)
MAQUIAGEM
- Na medida certa! A noiva não pode parecer um personagem. É preciso estar linda e bem produzida, mas sem perder sua personalidade (Evando Filho)
- Ou seja: o profissional deve estar a par do estilo da cliente e de toda a sua produção. É preciso buscar a harmonia do look como um todo (Evando Filho)
- Ponto de partida: tudo depende do vestido escolhido. Caso ele possua muito brilho, indico uma make mais opaca para evitar exageros (Luciano Lima)
- Olho preto: sim ou não? Maquiagem tem muito a ver com personalidade. O profissional deve dar equilíbrio ao processo, mas o olho bem marcado pode ser usado com sabedoria (Evando Filho)
- E batom mais forte? Também! Eles colorem o lábio e iluminam qualquer sorriso. Combinam com casamentos de manhã ou no final da tarde (Evando Filho)
- Cores mais indicadas: marsala, laranja, coral e vermelho são sempre bem-vindos para quem deseja destacar a boca (Evando Filho)
- Mas cuidado! É melhor equilibrar sombra e batom, sendo um forte e outro mais discreto (Evando Filho)
- O que está em alta? Tons iluminados, cobreados ou bronze e toques de preto no delineador. Nos lábios, os tons mais neutros e sofisticados (Evando Filho)
- E mais: quanto mais natural for a make, mais radiante ficará a noiva. E natural não significa sem graça, mas sim sem excessos de produtos ou exageros (Luciano Lima)
- E se a noiva precisar retocar a produção? Basta levar um pó translúcido para controlar o brilho e o batom (Luciano Lima)
- Case de sucesso: em nenhum momento fiquei preocupada ou insegura. Até meu acessório de cabelo se manteve no lugar depois de tanta diversão (Elisa Bastos)
A MAKE IDEAL PARA CADA HORÁRIO
Casamentos de manhã ou à tarde: cores mais suaves e opacas, peles naturais e poucos traços
Casamentos no fim de tarde ou à noite: peles mais iluminadas, olhos em evidências e muito esfumado
Em qualquer horário: embora essas dicas ajudem a guiar a produção, o fator mais importante é a personalidade da noiva
CABELO
- Truque de mestre: o equilíbrio de formas e volumes deve prevalecer, levando em consideração o formato do rosto, diâmetro da cabeça e altura da noiva (Luciano Lima)
- Para harmonizar o acessório com o tipo de cabelo: é necessário que o vestido indique o caminho e o penteado seja adequado ao estilo escolhido. O acessório será o arremate (Evando Filho)
- Quando cabelos soltos funcionam? Em casamentos na praia, que sugerem leveza, com ar mais natural e selvagem. Portanto, devem-se evitar estruturas mais pesadas e muito arrumadas (Evando Filho)
- Por outro lado… Ele tem uma durabilidade bem menor. Além da umidade do espaço e do próprio suor, a noiva receberá muitos abraços. Ou seja, o cabelo não ficará em perfeito estado durante todo o evento (Luciano Lima)
- Para driblar esse problema: aposte em coques mais desalinhados, com babyliss feito de forma aleatória. Isso dá um tom chique e despretensioso, ideal para a ocasião (Evando Filho)
- De noiva para noiva: eu optei pelo cabelo preso exatamente porque queria estar arrumada a festa inteira. E realmente, ele ficou intacto até o fim (Vitoria Tavares)
- Coque: queridinho das noivas! De um clássico coque bola a um cabelo mais despojado, de um coque banana estruturado até um trançado, eles nunca saem de moda (Luciano Lima)
- Qual o tamanho de cabelo ideal? Prefiro os curtos e medianos, pois os muito longos dificultam o processo. Se for necessário, colocamos uma extensão para complementar o penteado (Evando Filho)
- Dica de ouro: se tiver cabelos curtos, deixe-os soltos e com mais textura, escolhendo o acessório correto para favorecer esse comprimento (Luciano Lima)
- Be careful! Perto do casamento, opte por cortes de manutenção e deixe outros mais elaborados para depois (Evando Filho)
- Mas não pira! Não precisa deixar suas rotinas e químicas por conta do casamento. A não ser que o penteado necessite de mais cabelo e seja preciso deixá-lo crescer (Luciano Lima)
COM A PALAVRA, AS NOIVAS
- Escolhendo o profissional: procurei alguém com experiência em noivas, que considerasse meu desejo e sugerisse o mais adequado ao meu perfil (Elisa Bastos)
- Ponto-chave: desde o início eu quis um fornecedor que me passasse confiança em seu trabalho (Vitoria Tavares)
- 2 em 1! Foi essencial encontrar um fornecedor que fizesse os dois serviços. Eles conseguem captar a personalidade da noiva e harmonizar maquiagem e cabelo (Elisa Bastos)
- Busque referências: nas redes sociais, nos sites de casamento e, principalmente, em eventos do setor (Elisa Bastos)
- Mas não se esqueça! Indicações de outras noivas e de pessoas de confiança são muito valiosas, pois relatam o comprometimento e a seriedade do profissional (Elisa Bastos)
- Pré-wedding: no dia do casamento, o Evando já estava familiarizado comigo, pois foi ele quem me produziu para o meu chá de lingerie e para as fotos do ensaio (Elisa Bastos)
Gostou dos conselhos para alcançar a maquiagem e penteado de noiva perfeitos? Conte para a gente nos comentários!
Créditos
1, 2, 3, 4, 11 e 12- Estúdio Maria Célia Siqueira | 5, 6, 7, 8 e 10- Gouveia & Roenick Photo Art | 9- Bruno Ragonesi