O Bolo é um dos elementos mais simbólicos do Casamento. As noivas sonham com Bolos encantadores em suas festas, mas até esse dia chegar aparecem muitas dúvidas, não é mesmo? Por isso, a Inesquecível Casamento traz uma entrevista exclusiva com o Mago dos Bolos, Antonio Maciel. Confira! 

Sua trajetória é fascinante! Além de ser reconhecido como um dos Cake Designers de maior destaque no país, ele possui uma faceta desconhecida por muitos: Engenheiro Civil e Mestre em Engenharia Civil pela UFRJ, trilhou uma rota de muitas conquistas na sua área original de formação, antes de se apaixonar pela confeitaria. A responsável por isso foi sua filha caçula, a Maria Luiza, que ao nascer o inspirou a fazer os Bolos dos seus primeiros mesversários.

Mas, não pense que tudo isso foi de uma hora para outra. Tudo foi construído com muito estudo e dedicação, para hoje ser reconhecido como o Mago dos Bolos de Casamento e ter uma agenda disputadíssima por noivas e por Cake Designers que desejam aprender com ele.

Por isso, além de nós da Inesquecível Casamento contarmos essa história, também preparamos uma entrevista exclusiva para você tirar todas as suas dúvidas. 

Candido Villela
Candido Villela

Quais são as considerações iniciais que uma noiva deve fazer para escolher o Bolo de seu  Casamento? 

Primeiramente, a noiva deve saber bem o que quer passar, enquanto identidade para os convidados. Se prefere marcar o estilo do seu casamento através de elementos clássicos ou contemporâneos. Ela precisa fornecer informações sobre: o horário da festa, local escolhido, elementos empregados na decoração, paleta de cores, altura dos noivos e outras informações adicionais que de nos dê subsídios para que possamos ajudá-la na concepção de um Bolo harmônico, elegante e que atenda aos seus anseios.

 

Com quanto tempo de antecedência a noiva deve contratar o seu serviço de Cake Designer? 

Recomendamos que a noiva comece a procurar o Bolo com pelo menos 6 meses de antecedência. Eu diria que o tempo ideal é um ano de antecedência, o que é um tempo muito bom para garantir que ela irá conseguir a vaga em nossa agenda que é bem disputada. É importante também, que ela tenha tempo de maturação das ideias para poder consolidar o projeto final e, também, tenha a oportunidade de fazer a aquisição de forma facilitada através de um plano de pagamento com parcelas suaves. 

Como escolher o estilo do Bolo? E como costuma ajudar as noivas que ainda estão indecisas de qual estilo seguir? 

A escolha do estilo do Bolo tem que ser harmoniosa com aquilo que foi respondido na primeira pergunta: com a impressão que os noivos querem dar aos seus convidados. Isso passa pela personalidade dos noivos (se são pessoas mais formais ou mais descontraídas), arquitetura do local e horário da festa, paleta de cores do floral etc. Tudo isso diz muito! A intenção é colher informações de relevância para fazer o projeto de modo exclusivo e harmonioso com todos os elementos e parâmetros de projeto. 

Quais são os recheios preferidos das noivas? 

Sem dúvida a solução gustativa que as noivas mais pedem em nosso atelier é a massa amanteigada com recheio de brigadeiro de nozes e geleia rústica de damasco. Esta é a combinação campeã de pedidos. Somado a ela, o Red Velvet tem feito muito sucesso, surpreendemos a todos com nossas receitas exclusivas e autorais para a massa e recheio deste Bolo. A terceira opção é brigadeiro de castanha do pará, limão sicilano e doce de leite. Essa combinação não encontra quem não aprecie! 

Existe um tamanho de Bolo ideal? Como calcular isso? Você junto com a sua equipe realiza esse cálculo?

Então, não é que exista um tamanho ideal. Sugerimos soluções baseadas na estimativa de rendimento de cada aro da assadeira, no padrão médio de consumo, e na altura pretendida para o Bolo. Por exemplo, para 150 convidados sugerimos entre 100 e 120 fatias de bolo. Caso a noiva queira um Bolo imponente de 5 andares, ela tem duas alternativas: ela pode contratar esse Bolo com os cinco andares comestíveis, o que geraria uma estimativa de 220 fatias, que serviria a 350 convidados (lembrando que a festa tem apenas 150 convidados); ou ela pode contratar um bolo com a base comestível de 100 fatias (suficiente para a festa) e complementar com andares cenográficos. Oferecemos aos noivos diferentes soluções, com diferentes orçamentos. Mas, ao final, são os noivos que escolhem a solução que os atende melhor. 

Sabrina Vasconcelos
Dhani Borges
Jour Beni

Já teve algum pedido inusitado de Bolo? 

Não é muito comum, mas às vezes aparece, sim, uns pedidos mais exóticos tanto na parte estética, como na parte gustativa. Na parte estética, quando é muito inusitado, existe um risco considerável de comprometer a impressão de qualidade do casamento ou do nosso trabalho. Tentamos mostrar para a noiva as consequências daquela escolha, e orientamos para que ela faça uma escolha que possa se lembrar no futuro e ficar sempre feliz com a solução e design que ela escolheu. Assim, consolidamos em um croquis um projeto que considera as informações recebidas da noiva, com as nossas proposições, baseadas em nossa expertise, para que ela possa ter o melhor resultado possível. Quanto mais confiança os noivos demonstram em nosso trabalho mais incrível fica o resultado final.

Na parte gustativa também chegam uns pedidos exóticos. Por exemplo, já tiveram noivos que pediram bolo de cenoura com calda de chocolate. Embora, comer um bolo de cenoura em casa com calda de chocolate seja muito gostoso, mas quando pensamos em bolo de casamento, pode causar estranheza e baixa aceitação. O bolo de cenoura também é bem mais perecível que a massa amanteigada, para casamentos sempre sugerimos soluções gustativas mais estáveis e seguras.

E para finalizar. O porquê uma noiva deve contratar você como fornecedor do casamento dela?

Primeiramente, pela nossa preocupação e nosso empenho para levar soluções exclusivas e autorais para elas, a partir dos seus anseios e do levantamento das informações das particularidades do seu casamento, o que nos permitirá desenhar um bolo supere todas as suas expectativas. Também, por todo cuidado que temos com a parte gustativa  para que sempre seja irretocável, massas e recheios, doces na medida certa e úmidos de maneira que possam promover a melhor experiência sensorial para os convidados. Somado a isso, também, pelo realismo das nossas flores em açúcar que enobrecem o projeto e elevam o nosso bolo de casamento para um patamar muito diferenciado. Ou seja, por tratarmos o bolo não só como uma fina iguaria, mas também como uma obra de arte.

Rodolfo Santos
D51 fotografia

Quer saber mais desse Fornecedor Inesquecível? Continue nos acompanhando por aqui!