Na semana passada rolou a Fashion Revolution, uma semana na qual a indústria da moda discute e celebra formas de se criar um ambiente mais sustentável, ecologicamente correto e de condições ideais de trabalho para todas as cadeias produtivas deste setor, que é um dos mais poluidores do mundo.

Pois bem: uma das ações que o universo da moda vem colocando em prática e que é um dos que mais gosto é o Upcycling. Não sabe o que é? Eu te explico rapidamente: Pensa naquela roupa que você tem guardada e não usa, mas que ainda está em ótimo estado. Pensou? Então, e se, ao invés de jogar fora, você reutilizar dando uma nova vida a ela? Isso é o upcycling.

Na Meeck Atelier a gente leva isso a sério e a nossa proposta para as noivas inclui fazer upcycling até com o seu vestido de noiva. E isso pode ser feito em duas pontas: primeiro, para produzir o modelo que você vai subir ao altar para dizer o sim. Você pode reaproveitar um vestido de noiva da família, de um brechó ou de uma amiga para criar o seu. No Upcycling, a ideia é usar o tecido que já existe, que já se transformou em uma roupa inicialmente, para ressiginifica-lo e aplicá-lo na produção de uma outra roupa.

E tem mais: depois do seu casamento, ao invés de você guardar o seu vestido dentro de uma caixa dentro do guarda-roupa e nunca mais vê-lo, você pode transformar em uma peça que você pode usar na sua rotina. Pois é, o upcycling que proponho também passa por essa possibilidade.

Ah, e querem uma história boa? Vou contar: uma amiga da minha família tinha uma loja de aluguel de vestidos de noiva e, em determinado momento da vida, ela fechou o estabelecimento. E ela me ofereceu parte do seu acervo de vestidos incríveis dos anos 80 e 90 que se transformaram em uma coleção incrível da Meeck Atelier batizada Relicário. Reaproveitei tecidos, botões, rendas, tules, pedrarias e transformei em peças atuais e prontas para serem usadas nos dias de hoje.

Isso não é só uma tendência cada vez mais presente, aceita e desejada, é um jeito de transformar a moda em um ambiente mais sustentável.

E você, quer transformar seu vestido de noiva ou um vestido de festa que tem guardado? Escreve pra gente!


Créditos:
Foto: Wagner Oliva
Make: Roberta Jullien
Local: Courtyard by Marriott – Barra da Tijuca

Deixe seu Comentário