Não foi à toa que nos apropriamos da palavra inesquecível. Além de seu significado especial, ela é um mantra para tudo o que nos propomos a fazer. E na V IC Week Curitiba não foi diferente. Antes mesmo dos holofotes se acenderem e em meio a estandes inacabados, já nos orgulhávamos do que ainda estava por vir. Uma aposta certeira! Foi só abrirmos as portas aos parceiros e convidados para a premissa de que juntos somos inesquecíveis (#juntossomosinesquecíveis) vir à tona.
No dia 15 de maio, o vento de outono soprava sob o imponente Castelo do Batel, enquanto recebíamos para o coquetel de lançamento nossos roteiristas, ansiosos para a abertura oficial, onde as noivas – nossas atrizes principais – entram em cena no primeiro plano, longe de serem expectadoras. Afinal, o ponto-chave da IC Week é essa via de mão dupla, que proporciona uma troca direta através desse canal físico criado pela IC.
Prova de que o evento oferece retorno imediato é o fato de vários expositores já terem fechado os contratos para 2015. Esse ano, o que antes era chamado de Workshop ganhou nova conotação e se transformou na Inesquecível Casamento Week. Segundo o diretor executivo da IC, Fabiano Niederauer, a mudança de nome deu ao evento a dimensão que ele tem, com programações interativas, desfiles, novas tendências e mais de 60 expositores.
Para os profissionais
Segundo o decorador João Callas o evento só acrescenta. “Muito mais do que um excelente retorno para todos os profissionais, a IC Week é um lugar para compartilharmos ideias, todos saem ganhando,” enfatizou. A produtora Rossana Lazzarotto faz questão de participar para fidelizar sua parceria com os melhores do mercado e conquistar novas clientes. Já Ilse Lambach, destacou a credibilidade da marca. “As noivas carregam a IC debaixo do braço, a revista é referência para elas. Além de tudo, é um veículo conceituadíssimo no ramo”. Estreando esse ano, a estilista Karla Vivian se surpreendeu com o glamour dos espaços. “Sabia que o padrão da IC era bem alto, mas ver essa magnitude pessoalmente me arrancou suspiros”, comentou.
Interatividade e microfones abertos no Teatro IC
As atrações do Teatro IC começaram a todo vapor comprovando o dinamismo da IC Week. Com passos delicados e muitos movimentos, a Dança dos Noivos abriu a programação e inspirou quem sonha dar um show no dia do casamento. Em seguida, Rossana Lazzarotto,CDAM Design, Dulce Menezes, Maria Flor e Me Movelaria debateram em uma mesa-redonda que girou em torno da pauta “Organização do casamento”. Alesandra Mendes, da CDAM, falou sobre a importância do convite, explicando porque ele dita o tom da festa. “Se os noivos capricham, os presentes são melhores, os convidados se arrumam mais e tudo fica alinhado”. Complementando-a Rossana comparou o primeiro projeto do casamento a um “brilhante sem polir”, dizendo que a partir de cada acerto ele ganha vida e as particularidades do casal. “Nossa função é construir uma casa onde os noivos vão receber seus convidados. É preciso sentir o que eles querem para dar o brilho exato”. Entrando nos preparativos, Dulce enfatizou que os noivos devem fazer dessa etapa um momento prazeroso. “O casamento começa nessa primeira fase, é preciso curtir! Contratando bons profissionais não há motivos para se estressar”. Alessandra Isfer, da Maria Flor, entrou nas particularidades desse universo, falando sobre tendências, espécies e contando como tudo funciona. “Hoje o sweet avalanche (rosa clarinho) é a cor da moda e quem promete subtituí-la é um tom mais leve do laranja”. Marieli Rondeau, da ME, finalizou pontuando as diversas possibilidades alcançadas através do mobiliário. “Foi o tempo em que casamentos eram feitos com mesas e cadeiras. Hoje é preciso investir em lounges, daí vêm as estantes, aparadores, mesas altas, poltronas e um visual diferente”. O bate-papo foi animado e ainda contou com uma noiva que recebeu dicas das profissionais.
Depois foi a vez de uma palestra com a produtora Silvia Lopes sobre “Etiqueta no Casamento”. A plateia ficou atenta e interagiu totalmente. Lista de convidados, crianças, trajes e confirmação de presença foram alguns dos assuntos abordados. No final, ela foi convocada para estar no time da IC Week Rio, realizada em agosto, no Royal Tulip, em São Conrado.
No sábado, a cerimonialista Lela Eventos, do Rio de Janeiro, explicou o passo a passo dos preparativos no talk show “Vou Casar, e agora?”. No primeiro momento ela instruiu os noivos a definirem data, local, lista de convidados, orçamento, prioridades e a contratação de uma cerimonialista (é claro!). Para ela, esse intercâmbio profissional é essencial para conhecer novas empresas e trocar contatos. “Vi fornecedores de grinaldas aqui que com certeza indicarei para minhas noivas no Rio. E além disso, sempre é um prazer estar junto com a Inesquecível Casamento”, completou.
Depois, uma mesa-redonda sobre “Produção de Eventos”, com Ilse Lambach, Natalie Chris, Nizo Gomide, Lela Eventos e Marieli Rondeau (Me Movelaria), abordou temas ligados à polêmica “menos é mais” e aos novos protocolos do casamento, como subscrições com o apelido do convidado.
O chef Hermes Custódio, do Buffet Castelo do Batel assumiu o controle do nosso palco discursando sobre a escolha do cardápio. Além de conhecer o perfil dos noivos, ele ressaltou a extrema importância de saber as limitações dos convidados, pois sempre há crianças, veganos ou vegetarianos que precisam ser bem servidos da mesma maneira. A tendência de servir sobremesas mais elaboradas, sinalizando o término do buffet, também foi apontada. “Isso não compete com a mesa de doces, são propostas totalmente diferentes. A maioria das noivas que atendemos têm investido nessa aposta”, garantiu.
O clima continuou quente quando Reynaldo Cavalcantti, da empresa paulista Foto Studio Equipe, subiu ao palco acompanhado de um drone que sobrevou todo o teatro e os corredores da IC Week. Novidades como transmissão do casamento ao vivo pela internet e ângulos inimagináveis foram algumas das pautas que acompanharam as imagens arrebatadoras trasmitidas durante o talk show. Para finalizar, outra mesa-redonda sobre moda e beleza com as disputadas profissionais Mahara Alberttoni, Graciella Starling (SP), Olga Pellanda, Neusa Almeida e Katja Guimarães (Spa Tereza Zanchi). O encanto da chapelaria começou a ser abordado com o frescor que Kate Middleton deu a temática. As maquiadoras conversaram sobre agenda, tendências e a sensibilidade da noiva no dia do sim. Massagens, relaxamentos e projetos feitos especificamente para cada noiva também rodearam a mesa.
Domingo, os encantos da “Pista de Dança” ganharam o contorno da Arte Holográfica e do DJ Kaique Fernandes. Como deve ser o lugar que é o coração da festa? E o tamanho? A Iluminação?… Kaique sugeriu confiar no feeling de quem está contratando. Thaisi Fernandes, da Arte Holográfica, destacou a linha de adesivos texturizados, produzida com material importado para a pista de dança, que pode ganhar as paredes da futura casa depois. No final, ainda rolou um sorteio de uma pista completa para as noivas da plateia.
Depois foi a vez da cerimonialista carioca Raquel Abdu arrebatar os corações curitibanos em sua palestra sobre “Destination Wedding em Búzios”. O estilo dos noivos e a importância de oferecer comodidade aos convidados foram as principais pautas. Para Raquel, a oportunidade de mostrar um universo diferente da realidade das noivas clássicas do Sul, em um evento com o padrão da Inesquecível Casamento, não poderia ter sido mais prazerosa. “A interação da plateia foi muito bacana. Até profissionais me indagaram! O retorno das noivas foi imediato, elas queriam saber muito mais sobre como funcionava tudo. Acho que plantei a sementinha de ‘casar em Búzios’,” comentou.
O produtor João Callas discursou sobre “Casamentos de Luxo”, ressaltando o equilíbrio do projeto e como o exagero pode transformar o luxo em brega. No decorrer da programação, surpresa no Teatro IC: uma homenagem a Fernando Rondeau, da ME Movelaria, pelos 20 anos trilhados com dedicação e profissionalismo.
Para finalizar, uma mesa-redonda sobre “A fotografia do casamento” com a pauta livre e os microfones abertos entre alguns dos melhores do mercado: Anderson Miranda, Marlise Sapiecinski, Reynaldo Cavalcanti (Studio Equipe SP), Roman Fotografias, Guto e Fran Turesso (Studio One), Silvestre Laska (Namester) eUlisses Vidal (Brasa Foto e Vídeo). No show de encerramento com a animada Banda Nobre Arte, a certeza de mais um ano afirmando o compromisso da IC com o mercado e com as noivas.
Na passarela…
Uma das melhores vitrines da moda curitibana estreou em grande estilo a passarela do Teatro IC, abrilhantando o coquetel de lançamento. Aplaudida de pé pela plateia, a estilista Denise Leal abusou de sua originalidade e ao invés de modelos profissionais, convidou suas próprias noivas para o desfile. Tão real quanto os vestidos era a satisfação de cada uma delas ao compartilhar peças feitas sob medida e exatamente como sonharam.Segundo a estilista, o desfile mostrou as últimas tendências da Bergdorf Goodman, uma das lojas de departamento mais sofisticada e charmosa de Nova Iorque.
No segundo dia, a leveza peculiar das peças de Solaine Piccoli ganhou uma conotação inspirada na palavra amor, misturando estilos românticos com elementos contemporâneos. Satisfeita com o resultado do desfile, Gabriela Piccoli disse que a coleção deu ênfase as pedrarias, bordadas com cristais swarovski e pedras naturais brasileiras. O trabalho com rendas, os decotes e detalhes nas costas também estamparam a proposta com toques especiais, além de saias volumosas confeccionadas com cetim duchese e o modelo sereia valorizando a sensualidade feminina.
Sábado foi a vez de Karla Vivian mostrar seu talento através de transparências, aplicações e detalhes em tule ilusion trabalhados com renda francesa. A calda removível para dar dois looks ao vestido também foi vista em muitas peças e apontada como tendência pela estilista.
Seguindo o ritmo da passarela moda-noiva mais fotografada, Gesoni Pawlick abalou a noite de sábado na IC Week. As expectativas para seu desfile já eram grandes. Afinal, só os modelos expostos no estande eram de tirar o fôlego. E quando a primeira modelo entrou em cena, ninguém mais abaixou as câmeras, os vestidos eram – no real sentido da palavra – de arrepiar. A explicação para tamanho sucesso veio de um breve e profundo discurso após o desfile: “Meus vestidos só ficam prontos quando tocam a alma. A vida tem que ter alma”, ressaltou Gesoni. Convidado para o IC Week do Rio de Janeiro 2014 e com presença garantida na próxima edição do IC Week Curitiba, ele já prometeu uma coleção exclusiva para nosso evento em 2015.
E no domingo, quem encerrou com chave de ouro a passarela do Teatro IC foi a Maison Julyo Borck, que contou com a participação especial da atriz Dig Dutra. Bordados, pedrarias, transparências e alguns detalhes coloridos remetiam à inconfundível e criativa assinatura de Julyo. Suas peças clássicas ganharam toques modernos, que variam de acordo com o sonho da noiva e evidenciam o bom gosto da marca.