1. Home
  2. /
  3. Eventos
  4. /
  5. IC Week
  6. /
  7. Palestra: Checklist do casamento...

Palestra: Checklist do casamento com Claudio Tironi marca primeiro dia da Inesquecível Casamento Week Rio

por Karen Reis
3 out, 2022

Descubra o passo a passo para um casamento inesquecível. Leia a matéria!

O cerimonialista Claudio Tironi apresentou a palestra: checklist do casamento para as noivas presentes no teatro do Fairmont Hotel Copacabana, neste sábado (01). 

O profissional pontuou os detalhes importantes para o casal conseguir direcionar seus olhares para que possam ter sucesso no resultado final do projeto do evento. 

Confira os destaques da apresentação.

Foto: Robson Freire

AS PRIMEIRAS ETAPAS

De acordo com o cerimonialista, a primeira coisa a ser feita é buscar bons profissionais, e para isso, é importante conhecê-los bem antes de fechar o negócio. Sendo assim, Claudio Tironi indica:

  • Agende uma reunião presencial;
  • Saiba qual é o tipo de assessoria;
  • Quem irá lhe atender;
  • O custo/benefício que ele trará;
  • Empatia.

 

Claudio Tironi destaca a importância de traçar uma estimativa de investimento para realização do sonho da festa de casamento. 

´´Traçar essa estimativa do investimento é super importante para que a gente possa identificar onde ele vai ser feito de uma melhor forma.´´ afirma o cerimonialista. 

Foto: Robson Freire

FAÇA UM ESBOÇO DA LISTA DE CONVIDADOS

Para o profissional, o momento de começar a definir os convidados requer atitudes objetivas, ou seja, o sucesso do casamento também conta sobre quem esteve presente, logo, Claudio Tironi destaca a relevância de somente chamar para o grande dia pessoas que conheçam e acreditem na história dos noivos. 

´´Assim, nós conseguimos quantificar, de uma forma precisa o casamento, aonde ele cabe.´´

FECHAR O LOCAL PARA FAZER A CERIMÔNIA E A FESTA 

Há duas opções: realizar a cerimônia no mesmo local da festa ou a cerimônia na igreja e a festa em outro espaço. Para o cerimonialista, nos casos em que os noivos escolhem fazer a celebração em lugares diferentes é essencial que sejam em endereços próximos, para assim evitar possíveis transtornos com os convidados. 

Foto: Robson Freire

PRIORIDADES DE FORNECEDORES 

Segundo Claudio Tironi, em um planejamento é preciso começar por uma lista por ordem de prioridade de fornecedores. Os primeiros são os que, em suas agendas, costumam fazer um serviço personalizado, ou seja, só realizam um casamento por final de semana, exemplo: maquiadores, celebrantes, orquestra, dj e fotógrafo. Agora, os serviços de buffet realizam mais festas, logo os serviços possuem mais flexibilidade.

Em seguida, buffet e decoração são os itens com mais porcentagem no orçamento do casamento.

SEGUNDA ETAPA DO PLANEJAMENTO

É o momento de começar a procurar o buffet, a decoração, o vestido e a atração. Dito isso, o cerimonialista afirma que é importante buscar o quanto antes esses profissionais, pois cada detalhe demanda uma quantidade considerável de tempo e são decisões cruciais para o grande dia, que devem ser tomadas de maneira plena, não sob pressão. 

TERCEIRA ETAPA DO PLANEJAMENTO

Fase da degustação dos doces, como também o momento de buscar referências para mostrar à coreógrafa, visitar fornecedores de papelaria para escolher os convites e solucionar a burocracia da documentação do casamento. 

´´Normalmente, os noivos precisam começar a dar entrada na documentação do casamento cerca de 2 a 3 meses antes do casamento. ´´ destaca Claudio Tironi.

ALINHAMENTOS 

Quando o cerimonialista, junto com os noivos entram em contato com cada fornecedor para definir os últimos detalhes do casamento.

´É quando eu ligo para o Dj para falar sobre a música que o noivo não quer que toque de forma alguma na festa; fazer uma reunião final de decoração; degustação final do buffet.´´ destaca Tironi.

DICAS DO TIRONI

Ao final de sua apresentação, Claudio Tironi compartilhou algumas dicas com as noivas que estavam presentes no teatro do Hotel Fairmont Rio Copacabana . 

  • Cuidado com o tempo excessivo de festa;
  • Ouça o seu cerimonial e confie nele;
  • Acredite na quantidade passadas;
  • Noiva, leve poucas pessoas para o seu making-of;
  • Noivos, não façam nada sem passar pelo seu cerimonialista;
  • Façam o que vocês sonharam no dia;
  • Tentem respirar e manter a calma;
  • Deixem a emoção vir;
  • Aceite água no meio da sua festa;
  • Se for se arrumar no local da festa, não fique indo ver a montagem;
  • Entregue sua festa nas mãos de seu cerimonialista. 

 

´´O casamento é um máquina que roda com todo mundo junto, se uma pessoa só pensa no trabalho dela, não dá certo!´´ finaliza Claudio Tironi.

Publicidade
Publicidade
Karen Reis

Karen Reis

Karen é jornalista, pós-graduada em Jornalismo Digital e Comunicação e Marketing. Escreve matérias para a Inesquecível Casamento. Contém ampla experiência em produção de textos para web e impresso.
fornecedor-inesquecivel

Encontre o fornecedor perfeito para o seu casamento

Publicidade
banners_640x640-02
Publicidade

Mais Lidas