1. Home
  2. /
  3. Eventos
  4. /
  5. IC Week Curitiba: Tiffany...

IC Week Curitiba: Tiffany e o universo dos diamantes

por Redação IC
18 maio, 2018

Geraldo Carrara, representante da Tiffany & Co., abriu o palco do Teatro IC com uma palestra sobre diamantes, uma vez que: Tiffany e diamantes são sinônimos.

Como tudo começou?

O pedido de casamento de Maria de Borgonha por Maximiliano da Austria foi com um anel de diamantes e a partir daí o anel de compromisso com diamantes passou a ser uma tradição na realeza europeia e se disseminou para o mundo.

“Mas quando o pedido de casamento vem acompanhado de uma caixinha azul da Tiffany, ela não traz apenas um objeto e uma tradição, traz emoção, traz uma identidade da marca que remete ao amor incondicional” – Geraldo Carrara

O diamante é um mineral não renovável, e só 0.04% dos diamantes disponíveis para a joalheria tem o padrão de qualidade Tiffany, que começou com Charles Tiffany em 1837 quando fundou um empório de luxo com um pequeno capital emprestado do pai em NY.

“Desde muito cedo ele é aficcionado pelas melhores gemas e melhores diamantes. Em 1887 Charles arrematou joias da coroa francesa e revendeu para a sociedade novaiorquina. O Tiffany yellow diamond também é um patrimônio da Tiffany, com 124 quilates, sendo um dos mais belos do mundo. Quinto diamamte mais importante do mundo e mais importante colorido.” – Geraldo Carrara

Charles também pediu aos designers da Tiffany para desenvolverem uma montagem que permitisse que o diamante recebesse o máximo de luz, para que também refletissem maior brilho. O Tiffany Setting é o solitário mais vendido no mundo e se tornou sinônimo de pedido de casamento.

Quando se pensa em diamante resistente, puro, belo são caracteristicas do que queremos em um relacionamento, por isso são a união perfeita.

A Tiffany adquire a maioria dos seus diamantes brutos, compra pouquíssimos diamamtes lapidados. A marca faz a classificação e polimento in house toda a cadeia é controlada pela marca.

O segredo da lapidação

Permite a refração da luz e garante o brilho máximo por meio de técnicas de simetria e beleza.

Cor

A escala de cor vai de D a Z, sendo D com menos cor possível. A Tiffany só trabalha do I ao D, pois quanto mais claro na cor, mais raro ele é. Isso não é visível a olho nu, mas impacta no valor das pedras.

Pureza

Como minerais naturais possuem “marcas de nascença” as classificações vão do puro (quase sem imperfeições) até o imperfeito (com muitas marcas). Mas nada disso é visível a olho nu, é necessário análise de um especialista.

Quilatagem ou peso

Quem define a quilatagem é a natureza. Na Tiffany os solitários começam e 18 pontos e vão até 5 quilates, sendo extremamante raros. Acima de 3 quilates são considerados statemets!

Presença

Simetria perfeita, lapidação exata e polimeto de excelente qualidade.

Diferentes montagens Tiffany

  • Ribbon (formato de laço)
  • Tiffany setting (mais famoso)
  • Embrace
  • Lúcida
  • Nova
  • Legacy
  • Harmony
  • Princess
  • Coração
  • Gota

Valores

Na Tiffany um anel de noivado pode custar de 8 mil até mais de um milhão de reais, dependendo do tamanho e pureza da pedra.

Publicidade
Publicidade
Redação IC

Redação IC