1. Home
  2. /
  3. Eventos
  4. /
  5. 10 passos para passar...

10 passos para passar tranquila pelos preparativos

por Redação IC
8 maio, 2016

O casamento é a base da sociedade. Super TR

Something

Azul – cor da pureza, por isso as

Moedinha

Sala cheia e olhares atentos para o talk show de Silvia Lopes. No início, a base de tudo isso que nos cerca: a história do casamento, a base da sociedade. Chegando aos dias atuais, ela enfatizou a importância da noiva confiar nos profissionais que está contratando.

“Criar problema e insegurança em tudo gera uma energia ruim, atrai impositividades. E esses sentimentos e comportamentos nada têm a ver com o real sentido celebrado em um casamento: o amor. O segredo é entender que o casamento tem uma força além da nossa. É mágico. E essa purpurina só aparece quando os noivos deixam os preparativos ser leve, fluir. Se começar com muita desconfiança, sem empatia, existem grandes chances de transformar algo maravilhoso em um momento de puro tormento e desprazer”.

Hoje em dia vive-se em um universo complexo. As noivas são bombardeadas com informações e se perdem entre referências e manuais sem saber o que devem fazer ou não (diferente de quem é leitora assídua na Inesquecível Casamento). O casal precisa entender que quando decide casar o mais importante é o que é significativo para ele.

LISTA DE CONVIDADOS

A gente sabe, esse assunto sempre rende muito. Começando peça sogra, por exemplo, que geralmente quer convidar a amiga da hidroginástica que nada tem a ver com a história dos noivos. Fato é que, independentemente de quem paga o casamento concessões são necessárias. A vida de casado é uma vida de concessões. E claro que não em todos os casos, pois é preciso limitar a lista, mas vezes é melhor ceder, abrir mão de algum pedido. Para se sair bem e não decretar “guerra” com a sogra logo de início, converse antes com o noivo para alinhar o budget e veja quanto % da lista será possível disponibilizar aos pais de vocês. Assim, eles já entregam um número fechado e fazem um jogo de cintura apenas entre eles para incluir as pessoas mais especiais na lista.

QUEM PAGA O CASAMENTO?

A partir do momento que alguém se oferece para pagar algo precisa ficar claro a quantia. Um ponto importante referente a esse assunto é que quando os pais ou alguém se dispõe a dividir custos com os noivos orientamos a oeferecer quantia e não um item – ou muito menos exigir tal fornecedor. Por exemplo, seu pai diz que vai pagar o bufê. Mas quanto está disposto a pagar? Melhor se programarem antes sabendo quanto será possível para já saberem se terão que interar ou até se sobrará dinheiro daquele item para cobrir outro que ainda não sabem como vão pagar. Com certeza, agindo dessa maneira, minimizamos problemas futuros.

CONVITE MADRINHAS E PADRINHOS

Posso determinar a roupa dos meus padrinhos e madrinhas? Sim, desde que arque com os custos. Não é elegante exigir algo que não necessariamente todos poderão pagar. Às vezes eles podem não estar em um bom momento financeiro, pode ficar apertado arcar com esse custo. Vale conversas individuais para ver o que eles pensam sobre o assunto.

Importante! Não se convida padrinho antes de formalizar para todos a data do casamento. Se você definiu 10 casais, convide todos no mesmo dia. Não depois, porque parece que ficou um buraco ou que se esqueceu de alguém.

Quando convidar? De 8 meses a 1 ano antes. Eles precisam de planejamento, se preparar financeiramente, checar a data, reservar hotel em alguns casos, ver passagem. Precisamos dar tempo para que essa pessoa e a partir daí determina-se o que ela vai usar.

QUAL SERVIÇO DEVO CONTRATAR?

O serviço que conversa com seus convidados. Se o formato for muito diferente ou não habitual para seu público, melhor correr dele.

R. S.V.P

Cada vez mais o brasileiro está internalizando a confirmação de presença. Atualmente, com 30 dias o convidado local precisa estar com o convite na mão e os que moram fora 60 dias amtes.

Pode mandar R.S.V.P pelo WhatApp? Sim! Hoje, elegante é não pagar por um convidado que não foi.  O convidado deve ligar imediatamente. Um convidado custa muito caro. A média de um convidado em Curitiba é de 500 a 700 reais por pessoa.

O QUE EU FAÇO COM AS CRIANÇAS?

Onde a criança gosta de ficar?  As crianças da família fazem parte do contexto do casamento. Um convidado fora do contexto familiar. A subscrição no convite precisa ser claro.

TRAJE DO CASAMENTO

Precisa determinar o traje no convite? Não! Já está subentendido que se vá arrumado, Vamos esquecer que esporte fino. Todo traje passa um recado. O importante é entender que o traje social . Não tem noiva mais chique do que a curitibana!

 

Publicidade
Publicidade
Redação IC

Redação IC