Texto Amanda Reis e Gabrielle Lancellotti
Dona de brindes memoráveis, boas histórias e descontração garantida, a bebida é o tempero da festa e aquela “up grade” para os convidados se soltarem. No entanto, há quem a veja apenas como um protocolo social. Parte fundamental em qualquer evento, ela sempre gera dúvidas sobre a quantidade e qual tipo servir. Por isso, conversamos com quem entende do assunto para facilitar os processos e cortar etapas. Já adiantamos que o importante é pensar no perfil dos convidados e não deixar o copo vazio até que o DJ deixe a pista de dança. Investir na dupla bebidas finas + bartenders sempre dá aquele up à comemoração. Um complementa o outro e o resultado é uma festa muito mais dinâmica.
♥ Openbar: tudo liberado!
Em ação: se o orçamento permitir, contrate a equipe de bartenders full time. Caso não seja possível, libere os drinques após o jantar (Vanessa Kirchner)
A escolha certa: marque uma degustação com o bartender para saber o que agrada mais o seu paladar e o dos convidados (Vanessa Kirchner)
No tempo certo: o bar deve ser montado com duas horas de antecedência, pensando, inclusive, na fotografia do ambiente sem o fluxo de convidados (The Bell)
Bons drinques: a vantagem do openbar é ter um evento com várias opções de bebidas e ingredientes à disposição do convidado, na hora que ele quiser, do início ao fim da festa (Vanessa Kirchner)
Bem localizado: o bar deve sim – sempre que possível – ficar próximo à pista de dança, porque facilita o acesso aos convidados (Crazy Flair)
Para decorar: sugiro vitrais com porcelanato e prataria para produzir o bar. Lembre-se que os materiais devem ser discretos para destacar os ingredientes (The Bell)
À la carte: opte pelo serviço completo, no qual as bebidas também são fornecidas pelo openbar, ou apenas pelo serviço de preparação dos drinques (Crazy Flair)
♥ Pense no estilo do seu casamento
Na ponta do lápis: lembre-se do horário do evento! Comparados às festas noturnas, casamentos durante o dia tendem a consumir menos. O tipo de bebida e a idade média dos convidados também interferem na conta (Adega Brasil)
O número certo: o cálculo da quantidade de bebida é feito, principalmente, de acordo com o perfil e número de convidados. Uma garrafa de espumante para duas pessoas ou uma garrafa de espumante para 12 convidados se for para apenas brindar, por exemplo (Adega Mufs)
Quem vem primeiro? o sommelier junto ao produtor deve analisar o cardápio da festa para sugerir a harmonização dos vinhos e pratos e, assim, estabelecer a ordem para servi-los (Vanessa Kirchner)
Seleção: a escolha os drinques através de degustação ou carta previamente elaborada. Nesse cardápio, pode haver drinques doces, cítricos e bebidas mais sofisticadas, como o cosmopolitan e o dry martini (The Bell)
No grau: mantenha o vinho branco entre 10ºC e 12ºC, enquanto o tinto deve ser conservado entre 16ºC e 18ºC. Já o espumante pode ficar entre 6ºC e 8 ºC (Adega Brasil)
Indispensáveis: tudo depende do perfil de convidados e hábito dos noivos, mas bons espumantes e vinhos não podem faltar em comemorações importantes, como o casamento (Vanessa Kirchner)
À brasileira: independentemente do sabor, a brasileiríssima caipirinha é presença confirmada! Drinques tropicais, como a tequila sunrise, também têm lugar cativo entre noivos e convidados (The Bell)
Drinques em alta: aperol spritz e o cleriquot já são figurinhas carimbadas no bares de casamento (Crazy Flair)
O queridinho: o espumante tipo demi-sec é campeão entre os casais #ficaadica (Adega Mufs)
♥ Em busca do melhor serviço
Cartão de visita: verifique a imagem do fornecedor perante o mercado e se os prazos de entrega são cumpridos corretamente (Adega Brasil)
Segundo passo: agende uma degustação personalizada com o sommelier para tirar as dúvidas em relação ao cardápio e à quantidade de bebidas (Vanessa Kirchner)
Um estoque de bebidas: o sistema de consignação é uma opção para evitar a falta de bebida. No caso da Adega, funciona com 100% para bebidas quentes e 50% para bebidas frias, como energético e cerveja (Adega Mufs)
Atenção: colocar a garrafa para gelar já conta como consumo. Peça para o produtor ter esse controle durante a festa (Adega Mufs)
Gostou das nossas dicas para um openbar perfeito? No nosso site tem muito mais!
Anna Amaral
Mat?©ria TOP, super completa e informativa!