Depois do casal, as Mães dos Noivos são as pessoas mais importantes da cerimônia. Selecionamos algumas dicas para levar em consideração na hora de escolher o vestido delas e muitas inspirações.
Texto Renata Rodrigues
É verdade que o casamento é uma comemoração importante para toda a família. Para as mães, a data tem um brilho especial afinal, não é todo dia que se casa um filho ou filha. Tão importante quanto o look da noiva é o vestido das mães dos noivos. Depois do casal, elas são as pessoas mais importantes da cerimônia e estão presentes em quase todos os momentos: na entrada, no altar, na recepção dos convidados, além de muitas fotografias.
Dada a importância da figura materna na ocasião, a escolha de seus vestidos deve ser feita com muita atenção e carinho. Alguns dos fatores que vão influenciar a escolha desse look são: o biotipo, o horário da cerimônia e gosto particular da mãe. Há aquelas que estarão confortáveis com um vestido mais ousado. Em compensação, outras mães vão se sentir mais à vontade com um modelo mais tradicional e discreto. Independente de qual seja o seu estilo e corpo, o look escolhido deve fazer com que você se sinta bem para viver esse grande dia.
Mas antes de partir para a maratona, é preciso alinhar com a noiva se ela já possui alguma preferência ou referências para indicar. De repente, ela já tem uma paleta de cores em mente para as mães e madrinhas e é importante respeitar esse desejo. Para ajudar as mães dos noivos, conversamos com estilistas e selecionamos alguns pontos para você levar em consideração quando for escolher seu vestido. Confira!
Respeite o biotipo das Mães dos Noivos
A primeira coisa que se deve fazer ao iniciar a pesquisa pelo vestido ideal é entender qual é o seu biotipo. “O maior problema que temos é pegar referência de um tipo de corpo e tom de pele muito diferentes do nosso e esperarmos que o efeito seja o mesmo”, conta a estilista Marcela Abdalla, do Meeck Atelier. Para não criar expectativas com modelos que não vão funcionar conforme o esperado no seu corpo, o primeiro é descobrir o seu biotipo e quais modelos são mais adequados a ele.
Claro que não há uma regra absoluta a ser seguida e as mães dos noivos estão livres para escolher o look que se sentirem mais confortáveis. Porém, é possível que as elas queiram disfarçar alguma área do corpo ou então evidenciar outras. Nesse caso, os estilistas são os profissionais que vão te auxiliar a encontrar um modelo que você se sinta confortável. “Você só vai saber o que fica bom no seu corpo quando provar. Esteja disposta a testar vários estilos e cores, até chegar ao modelo ideal. E sempre confie e ouça o estilista, nós lidamos com corpo no dia a dia e sabemos como te ajudar”, comenta Marcela.
Atente-se ao horário e ao tipo de cerimônia
Antes de escolher modelos e cores, é preciso saber qual o horário previsto do casamento e qual o nível de formalidade. Isso porque cada tipo de cerimônia tem um dress code ideal. E dependendo do turno, o comprimento, o tecido, quantidade de brilho e as cores podem mudar.
Geralmente, nos casamentos diurnos o que predomina são cores mais claras, brilho discreto e tecidos mais leves. Mas não é regra. Além disso, de dia as mães dos noivos podem optar pelo charme dos comprimento midi ou longuete. Já para os casamentos noturnos, o comum aqui no Brasil é que o comprimento seja longo. Para essas ocasiões, as cores podem variar de acordo com o gosto das mães ou preferência da noiva.