1. Home
  2. /
  3. Inspire-se
  4. /
  5. Moda e Beleza
  6. /
  7. Processo de criação dos...

Processo de criação dos vestidos de noiva

por Mariana Bahia
6 dez, 2023
Vestido Bogônia feito por Carol Hungria | Foto: Denise Leão

Assim como todas as etapas do planejamento de um casamento, o vestido da noiva tem o seu protagonismo e marca um dos momentos mais especiais na vida da noiva. Dito isso, Carol Hungria, estilista e fornecedora com selo da Inesquecível Casamento, revelou detalhes do processo de criação dos modelos para noiva, como também de suas coleções e dos que são feitos sob medida, para mostrar a preparação e os desafios que aparecem antes do grande dia.

Quais as inspirações dos vestidos?

Todo o desenvolvimento da criação começa na inspiração para a peça. ‘’Sempre procuro entender as referências da noiva e levar em conta o gosto pessoal dela!’’, conta a estilista, que também aponta que sempre traz suas próprias ideias com um olhar profissional do que a noiva possa gostar e que combinam com ela. 

Além disso, as questões técnicas são parte muito importante para a confecção, então conversar sobre caimento, tipos de decote, rendas e tendências do momento é fundamental, sempre pensando no que será melhor, mais confortável e especial para a noiva.

A prioridade, como também o objetivo desse processo é que a noiva receba, no final, o vestido que sempre sonhou. Afinal, em um dia tão especial, o look é para ser um alívio em um momento já cheio de ansiedade, para que saia tudo conforme o planejado.

Vestido Ficus feito por Carol Hungria | Foto: Denise Leão

Vestido Ficus feito por Carol Hungria | Foto: Denise Leão

Processo de produção de um vestido 

O processo de produção de um vestido é um trabalho longo, demorado e cheio de detalhes, pois começa nos croquis até chegar ao dia de usá-lo no casamento. Por isso, cada desenho, técnica usada e  prova devem receber uma atenção especial.

Carol Hungria conta que em seu ateliê os vestidos são produzidos de maneira individual e completamente interna, uma equipe especializada prepara as modelagens das peças e produz os bordados artesanais.

Como todas as etapas do planejamento de um casamento, a confecção de um vestido de noiva também tem suas dificuldades. De acordo com a estilista, o maior contratempo é entender cada processo e suprir as expectativas de cada cliente, para que saiam sempre satisfeitas com o resultado final da peça.

Sob medida ou coleção: qual escolher?

Existem vários jeitos de escolher o vestido ideal para o grande dia, mas quando acontece da noiva se identificar com o estilo de um estilista específico, ela tem duas opções: vestido de uma coleção ou feito sob medida.

Os vestidos produzidos para uma coleção normalmente têm características em comum, como uma linha que interliga eles. Pode ser que as modelagens, o tipo de tecido ou os bordados sejam parecidos, mas ainda sim possuem uma inspiração única e as referências do estilista por trás de cada um.

Já os que são feitos sob medida têm a vantagem de serem completamente exclusivos, ou seja, toda a peça é produzida pensando no estilo, aplicações e referências da noiva, então será desenhado com base no sonho da cliente. Por outro lado, é necessário dispor de mais tempo para as provas e reuniões, o que, às vezes, no meio da polvorosa do planejamento, não é possível.    

Vestido Camomila feito por Carol Hungria | Foto: Denise Leão

Vestido Camomila feito por Carol Hungria | Foto: Denise Leão

Seja qual for a escolha, é sempre bom atentar ao estilo escolhido para o casamento e que seja uma peça confortável, afinal se sentir bem é essencial para que o dia da cerimônia seja repleto de memórias boas e inesquecíveis!

Portanto, desde as noivas clássicas às modernas, das românticas às mais despojadas, todas são únicas e querem estar deslumbrantes em seu dia especial. Afinal, um dia emocionante requer um look digno de toda a emoção de se unir à pessoa amada.

Publicidade
Mariana Bahia

Mariana Bahia

Estagiária de Jornalismo na Inesquecível Casamento.
Publicidade
Publicidade