Por onde começar a planejar um casamento?

por Karen Reis
24 nov, 2023
Por onde começar a planejar um casamento?

Veja o passo a passo e descubra como fazer e onde encontrar profissionais especializados no assunto.

O que fazer depois de ser pedida em casamento? Essa é uma questão muito abordada entre as noivas. Uma vez que, são inúmeras etapas a serem seguidas até transformar cada detalhe do casamento dos sonhos em realidade. Contudo, para fazer isso acontecer é necessário ter escolhas conscientes e estratégicas durante todo o planejamento do evento. Por isso, nesta matéria você sairá sabendo exatamente por onde começar a planejar o melhor dia da sua vida. 

Fiquei noiva, e agora?

A primeira ação a ser feita após o pedido de casamento é começar a organizar uma reunião intimista para celebrar o noivado. Isso porque encontros como esses servem para anunciar a chegada de uma nova família que está prestes a se formar, a partir da união entre você e o seu companheiro. Logo, procure um profissional de assessoria/cerimonial/produção de eventos para lhe apoiar e auxiliar nos detalhes da decoração, buffet, local entre outros. Para saber onde encontrar os melhores especialistas em organizar casamentos, acesse o Guia de Fornecedores – Assessoria, Produção e Cerimonial e conheça os mais renomados profissionais do mercado.  

O que fazer depois de ficar noiva?

O que fazer depois de ficar noiva?

Os primeiros passos para planejar um casamento 

Antes de mais nada, é preciso estruturar as exigências para o grande dia: o estilo, as preferências de cores,  as prioridades que são essenciais para fazer do evento um momento inesquecível. Em seguida, saiba o que é preciso fazer:

  • Contrate um organizador de eventos;
  • Faça uma lista de convidados;
  • Determine um orçamento limite;
  • Determine quais produtos e serviços serão prioridade.

Próxima fase: É hora de aprofundar nas escolhas 

Como mencionado anteriormente, as  primeiras decisões podem ser consideradas mais gerais para o planejamento. Logo, nas próximas etapas será de suma importância mergulhar ainda mais nas preferências do que será implementado para o grande dia, como também estabelecer todos os detalhes, sendo eles desde os mínimos até os mais elaborados. Portanto, anote a informação a seguir. 

  • Quanto você e seu noivo estão dispostos a pagar no casamento? 
  • Que tipo de cerimônia combina mais com a história de vocês?
  • Qual estilo de casamento tem a ver com a personalidade do casal?
  • Quando o assunto é a recepção dos convidados: o que casal espera que seja?
  • Em um acordo, estabeleça o horário que mais agrade tanto você quanto seu noivo;
  • Elabore uma proposta de decoração entre vocês – essa informação será importante para as decisões que virão em breve;
  • Faça uma lista de convidados, inserindo contatos, nomes, sobrenomes e endereços;
  • União estável x casamento civil: o que pretendem para vocês?
  • Defina a data do casamento.
Passo a passo para planejar um casamento 

Passo a passo para planejar um casamento

Vou casar: Quais fornecedores preciso contratar para o meu casamento? 

A etapa seguinte do planejamento é começar as contratações, ou seja, montar uma equipe especializada que ficará responsável por trabalhar em todos os detalhes do grande dia. O propósito dessa etapa é selecionar os melhores profissionais do mercado de casamento – que estejam alinhados ao orçamento do evento – encarregados de contribuir com o seu dia inesquecível, garantindo que vocês, noivos, possam viver o melhor dia de suas vidas de forma tranquila e segura. Veja a lista dos profissionais.

  • Comece entrevistando pelo menos três assessores/cerimonialistas/ produtores de eventos. Dessa forma, será possível analisar os diferentes estilos de trabalho e optar pelo que mais entrega um serviço que se conecte com a essência do casamento; 
  • Pesquise fotógrafos e analise seus estilos de fotografias. A essência do grande dia poderá ser eternizada se o clique for feito por um profissional que transmita a energia do evento através das fotos;
  • Pesquise videomakers;
  • Observe o trabalho de maquiadores e especialistas em penteados. Contudo, entenda que há duas prioridades: a primeira, encontre um fornecedor que possua referências positivas; a segunda, marque uma entrevista para que seja possível conhecer melhor. Afinal, você, noiva, terá que conviver com esse profissional durante o dia mais importante de sua vida, é importante que haja sintonia; 
  • Pesquise espaços para casar e visite os que mais lhe agradam;
  • Pesquise DJ, bandas e atrações que combinam com o estilo do casal;
  • Veja músicos para a cerimônia;
  • Defina 3 prioridades para investir na sua festa. Pense no que é realmente importante para vocês dois.

Por fim, para saber mais sobre os melhores profissionais do mercado de casamento. Visite o Guia de Fornecedores e conheça os grandes nomes do universo de eventos, que vem se destacando a cada dia por seu alto padrão de excelência e assinatura marcante. Aproveite e garanta o seu e-book grátis Checklist do Casamento em nosso site, clicando aqui.

Publicidade
Publicidade
Karen Reis

Karen Reis

Karen é jornalista, pós-graduada em Jornalismo Digital e Comunicação e Marketing. Escreve matérias para a Inesquecível Casamento. Contém ampla experiência em produção de textos para web e impresso.
fornecedor-inesquecivel

Encontre o fornecedor perfeito para o seu casamento

Publicidade
banners_640x640-02
Publicidade

Mais Lidas