Inspire-se

O Buquê da Noiva

Published by
Redação IC

Texto por: Fernanda Isse

A histórica presença do buquê de flores carregado pelas mãos da noiva a caminho do altar, data do período da Antiguidade Greco-romana, como prenúncio de boa sorte e afastar más energias. Ao longo dos séculos passou a ter funções decorativas, além das simbólicas: fertilidade, felicidade e fidelidade. As flores e ervas, na Idade Média, acopladas em um buquê eram também usadas para amenizar odores. No século XIX, a inovadora Rainha Victoria, escolheu seu buquê como tributo ao amor pelo futuro marido, Albert, escolhendo suas flores preferidas, todas brancas, assim como seu vestido.

Fernanda Rosa/Divulgação.

Romantismo que circunda esse símbolo que perdura pelas mãos das noivas através dos tempos, só liberto quando a noiva o arremessa ao final dos festejos, momento que, segundo reza a lenda, passa seu buquê para a próxima a se casar. 

Conversamos com a florista Fernanda Rosa, especialista em design floral, sobre modelos, recomendações e tendências acerca do buquê da noiva para o grande dia.      

Fernanda Rosa/Divulgação.

A partir da escolha das flores, primeiro contato da noiva com esse símbolo tão especial, algumas dúvidas começam a surgir. Para Fernanda Rosa, a composição de um buquê pode ser inicialmente influenciada pela temporada. “Algumas flores são produzidas apenas em certas épocas do ano, o que pode impactar a concepção do buquê. Por exemplo, as tulipas são flores que florescem no inverno, tornando-as uma escolha perfeita para buquês de casamento realizados nessa estação”. Afirma a especialista.

Fatores relevantes a considerar na escolha do buquê são o gosto pessoal e o estilo da noiva. Algumas noivas optam por combinar  o buquê com a decoração da igreja ou da festa de casamento, o que pode ser uma escolha acertada. Porém, segundo Fernanda Rosa, por ser uma peça única, o buquê merece maior destaque. “Costumo sugerir que o buquê se destaque como um elemento único, e esteja em harmonia com o vestido e a estatura da noiva. Mas o mais importante é que a noiva se sinta feliz e confiante com sua escolha”. A especialista pontua também que a escolha por flores brancas é quase unânime pelas noivas.

Fernanda Rosa/Divulgação.

A respeito das tendências de moda envolvendo o buquê, Fernanda Rosa aponta que assim como em outros aspectos do casamento, existem modismos que vêm e vão quando se trata do buquê da noiva. Estilos, tipos de flores, combinações de cores e adornos podem estar na moda em determinados momentos, influenciados pela cultura, moda e design floral. “As tendências podem ser influenciadas por várias fontes, como celebridades, mídia social, revistas de casamento. Particularmente prefiro apostar  no gosto pessoal e especialmente no sonho da noiva. O buquê é todo seu, somente seu! Sonho de noiva é sagrado e precisa ser realizado!”

Buquê da Noiva: Estilos e Formatos

Buquê cascata

Composto  por flores que caem suavemente em direção ao chão, criando uma forma elegante, em cascata.

Fernanda Rosa/Divulgação.

Buquê redondo

Um clássico buquê redondo, geralmente composto por uma única variedade de flores ou uma mistura harmoniosa de diferentes tipos.

Fernanda Rosa/Divulgação.

Buquê assimétrico ou desconstruído?

 Tem uma composição  mais livre e desigual de flores e verdes, proporcionando um visual moderno e descontraído.

Fernanda Rosa/Divulgação.

O Vestido e o Buquê

Fernanda Rosa/Divulgação.

  -Em geral, vestidos e véus armados se harmonizam com buquês maiores, bem floridos e imponentes.

-Ao segurar o buquê, a noiva dobra um pouco o braço direito para nele apoiar e segura os caules na palma da mão entreaberta, um pouco abaixo da cintura.

-Vestidos retos, curtos ou longos, pedem buquês menores, redondos ou alongados, com fitas que evoluem sobre a saia da noiva.

-Usam-se também buquês de flores naturais coloridas, mas este deve ser encomendado pequeno para não ofuscar o efeito de sua própria imagem quando entrar na Igreja. Esses buquês ficam bem com vestidos em tecidos lisos, especialmente no verão, época em que são preferidas as transparências e tecidos mais leves, como georgette e cetim de seda.

Evite:

Buquês muito pesados: podem ser desconfortáveis de segurar durante longos períodos de tempo, especialmente para cerimônias prolongadas.

Buquês desproporcionais: Um buquê muito grande ou muito pequeno em relação ao vestido da noiva e sua estatura podem parecer desproporcionais e desviar a atenção do vestido.

 Flores que murcham  rapidamente: Podem prejudicar muito o efeito no momento de maior importância para a noiva. Assegure-se com o florista sobre a durabilidade.

Redação IC

Share
Published by
Redação IC

Recent Posts

Festah Móveis completa duas décadas de história e anuncia celebrações especiais

A marca prepara ativações especiais para comemorar sua história e reforçar sua presença no mercado… Read More

% dias

Tendências, negócios e experiências: Saiba tudo sobre a segunda edição do Inesquecível Casamento Week Porto Alegre 2025

Catedral Metropolitana de Porto Alegre será sede do evento que movimenta milhões na economia A… Read More

% dias

Do altar ao lar: Inesquecível Casamento e Casa Shopping lançam evento exclusivo no Rio de Janeiro para noivos e profissionais do setor

O maior shopping de arquitetura da América Latina se une à marca de casamento referência… Read More

% dias

Congresso Internacional Wedding Plus 2025: o Rio de Janeiro será a capital mundial dos casamentos!

Nos dias 9, 10 e 11 de junho de 2025, o cenário paradisíaco do Hotel… Read More

% dias

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro se torna palco de um editorial de moda inédito produzido pela TCD Eventos

Evento reuniu diversos nomes do mercado de moda nupcial para reafirmar o local como um… Read More

% dias

Buffet Pimenta Rosa celebra 25 anos com baile de máscaras Black Tie na Hípica

Um dos nomes mais tradicionais e respeitados do cenário de eventos sociais do Rio de… Read More

% dias

Este site usa cookies.