Inspire-se

O Buquê da Noiva

Published by
Redação IC

Texto por: Fernanda Isse

A histórica presença do buquê de flores carregado pelas mãos da noiva a caminho do altar, data do período da Antiguidade Greco-romana, como prenúncio de boa sorte e afastar más energias. Ao longo dos séculos passou a ter funções decorativas, além das simbólicas: fertilidade, felicidade e fidelidade. As flores e ervas, na Idade Média, acopladas em um buquê eram também usadas para amenizar odores. No século XIX, a inovadora Rainha Victoria, escolheu seu buquê como tributo ao amor pelo futuro marido, Albert, escolhendo suas flores preferidas, todas brancas, assim como seu vestido.

Fernanda Rosa/Divulgação.

Romantismo que circunda esse símbolo que perdura pelas mãos das noivas através dos tempos, só liberto quando a noiva o arremessa ao final dos festejos, momento que, segundo reza a lenda, passa seu buquê para a próxima a se casar. 

Conversamos com a florista Fernanda Rosa, especialista em design floral, sobre modelos, recomendações e tendências acerca do buquê da noiva para o grande dia.      

Fernanda Rosa/Divulgação.

A partir da escolha das flores, primeiro contato da noiva com esse símbolo tão especial, algumas dúvidas começam a surgir. Para Fernanda Rosa, a composição de um buquê pode ser inicialmente influenciada pela temporada. “Algumas flores são produzidas apenas em certas épocas do ano, o que pode impactar a concepção do buquê. Por exemplo, as tulipas são flores que florescem no inverno, tornando-as uma escolha perfeita para buquês de casamento realizados nessa estação”. Afirma a especialista.

Fatores relevantes a considerar na escolha do buquê são o gosto pessoal e o estilo da noiva. Algumas noivas optam por combinar  o buquê com a decoração da igreja ou da festa de casamento, o que pode ser uma escolha acertada. Porém, segundo Fernanda Rosa, por ser uma peça única, o buquê merece maior destaque. “Costumo sugerir que o buquê se destaque como um elemento único, e esteja em harmonia com o vestido e a estatura da noiva. Mas o mais importante é que a noiva se sinta feliz e confiante com sua escolha”. A especialista pontua também que a escolha por flores brancas é quase unânime pelas noivas.

Fernanda Rosa/Divulgação.

A respeito das tendências de moda envolvendo o buquê, Fernanda Rosa aponta que assim como em outros aspectos do casamento, existem modismos que vêm e vão quando se trata do buquê da noiva. Estilos, tipos de flores, combinações de cores e adornos podem estar na moda em determinados momentos, influenciados pela cultura, moda e design floral. “As tendências podem ser influenciadas por várias fontes, como celebridades, mídia social, revistas de casamento. Particularmente prefiro apostar  no gosto pessoal e especialmente no sonho da noiva. O buquê é todo seu, somente seu! Sonho de noiva é sagrado e precisa ser realizado!”

Buquê da Noiva: Estilos e Formatos

Buquê cascata

Composto  por flores que caem suavemente em direção ao chão, criando uma forma elegante, em cascata.

Fernanda Rosa/Divulgação.

Buquê redondo

Um clássico buquê redondo, geralmente composto por uma única variedade de flores ou uma mistura harmoniosa de diferentes tipos.

Fernanda Rosa/Divulgação.

Buquê assimétrico ou desconstruído?

 Tem uma composição  mais livre e desigual de flores e verdes, proporcionando um visual moderno e descontraído.

Fernanda Rosa/Divulgação.

O Vestido e o Buquê

Fernanda Rosa/Divulgação.

  -Em geral, vestidos e véus armados se harmonizam com buquês maiores, bem floridos e imponentes.

-Ao segurar o buquê, a noiva dobra um pouco o braço direito para nele apoiar e segura os caules na palma da mão entreaberta, um pouco abaixo da cintura.

-Vestidos retos, curtos ou longos, pedem buquês menores, redondos ou alongados, com fitas que evoluem sobre a saia da noiva.

-Usam-se também buquês de flores naturais coloridas, mas este deve ser encomendado pequeno para não ofuscar o efeito de sua própria imagem quando entrar na Igreja. Esses buquês ficam bem com vestidos em tecidos lisos, especialmente no verão, época em que são preferidas as transparências e tecidos mais leves, como georgette e cetim de seda.

Evite:

Buquês muito pesados: podem ser desconfortáveis de segurar durante longos períodos de tempo, especialmente para cerimônias prolongadas.

Buquês desproporcionais: Um buquê muito grande ou muito pequeno em relação ao vestido da noiva e sua estatura podem parecer desproporcionais e desviar a atenção do vestido.

 Flores que murcham  rapidamente: Podem prejudicar muito o efeito no momento de maior importância para a noiva. Assegure-se com o florista sobre a durabilidade.

Publicidade
Redação IC

Share
Published by
Redação IC

Recent Posts

Casamento dos sonhos: Cenário de conto de fadas em Porto Alegre

Local: Catedral Metropolitana Madre de Deus de Porto Alegre. Data do casamento: 12 de outubro… Read More

% dias

Instituto 4013 by Braé: Conectando beleza e profissionalismo

Com foco no aumento de casamentos, instituto apresenta novo serviço personalizado para noivas Inaugurado em… Read More

% dias

Jardin Bisutti inaugura novo espaço de eventos no Teatro L’Occitane, em Trancoso

A inauguração será durante a programação do Festival Dança em Trancoso e promete destacar o… Read More

% dias

Bodas de Porcelana: Raquel Abdu e Guilherme celebram 20 anos de casados durante cerimônia intimista

A comemoração da união contou com a presença de amigos próximos e familiares no Hotel… Read More

% dias

Influenciadores Lucas Rangel e Lucas Bley se casam no Palácio Tangará

Em cerimônia luxuosa, noivos celebraram o amor e a união ao lado de amigos e… Read More

% dias

Casa das Canoas anuncia nova experiência gastronômica assinada por chefs premiados com estrela Michelin

A Casa das Canoas lançou uma nova experiência para seus clientes, assinada por dois renomados… Read More

% dias

Este site usa cookies.