1. Home
  2. /
  3. Inspire-se
  4. /
  5. Moda e Beleza
  6. /
  7. Cuidados para ter com...

Cuidados para ter com o cabelo nos preparativos do casamento

por Maria Eduarda Gomes
31 maio, 2023

Convocamos Melissa Schlukebier, eleita a melhor cabeleireira do Brasil, para explicar sobre os cuidados com os cabelos durante os preparativos do casamento. Vem ver!

Não importa se você está há um mês ou um ano imersa nos preparativos do casamento. Quando falamos dos cabelos das noivas, a regra é clara! É muito importante abraçar cuidados específicos com as madeixas com certo tempo de antecedência, para garantir, assim, saúde, brilho, beleza e, claro, um penteado impecável no grande dia.

Então quando falamos de químicas e, em especial, de coloração, já dá para imaginar que é quase um capítulo à parte. Né? Daí, inclusive, surgiu a ideia de conversamos com Melissa Schlukebier, eleita a melhor cabeleireira do Brasil, para entender e desvendar tudo aquilo que deve (e também não deve) ser feito nos cabelos durante os preparativos do casamento.

Nós garantimos: é para terminar o post – literalmente – de cabeça feita. Você não perde por esperar. Vamos lá?

OS CUIDADOS COMEÇAM MUITO ANTES DO CASAMENTO

Como já falamos por aqui, tratar dos fios é condição “sine qua non” para todas as mulheres, e especialmente para aquelas que estão com a data marcada para subir ao altar.

Por isso, Mel é enfática em dizer que o primeiro passo, acima de tudo, é cuidar da saúde dos fios. Afinal, segundo ela, tratar os cabelos antes do casamento é fundamental para ter um penteado sem frizz, com
muito mais brilho e durabilidade do penteado.

E tem mais: as mulheres que não abrem mão de tingir o cabelo para a ocasião devem ter cuidado redobrado. “O ideal é fazer um tratamento no salão, em que os profissionais conseguem fazer o diagnóstico de acordo com a necessidade dos fios”, explica.

Além disso, outros cuidados podem ser inseridos na rotina para que a satisfação (e os cabelos!) sejam ainda melhores. São alguns deles, por exemplo:

  • Manter uma rotina de cuidados capilares: lavar e condicionar o cabelo regularmente com produtos adequados para o tipo de cabelo. Mas atenção: é muito importante usar produtos de qualidade, que você já conhece e confia.
  • Hidratar o cabelo com regularidade: usar máscaras de hidratação capilar uma vez por semana para nutrir e fortalecer os fios. Isso ajuda a manter o cabelo macio, sedoso e com aspecto saudável.
  • Agendar um corte: remover pontas duplas é sinônimo de um visual mais arrumado e alinhado. Marque com pelo menos um mês de antecedência e principalmente com um cabeleireiro de confiança.
  • Evitar o uso excessivo de calor: secadores, chapinhas e modeladores de cachos entram nessa lista. O calor em excesso pode danificar os fios, deixando-os quebradiços e sem vida.
  • Cuidar da alimentação e tomar muita água: manter a hidratação e a dieta equilibrada, rica em vitaminas e nutrientes, é essencial pra saúde do cabelo.
  • Realizar tratamentos profissionais: como Melissa já destacou ali no começo, considerar fazer tratamento profissionais, como, por exemplo, uma hidratação profunda no salão, pode ajudar a melhorar a textura e a saúde do cabelo.
  • Não experimentar produtos novos: a não ser que você esteja em uma fase bem inicial dos preparativos do casamento, não teste produtos novos no cabelo! Afinal, caso aconteça, você pode não ter tempo suficiente para reverter qualquer efeito indesejado.

COLORAÇÃO NOS PREPARATIVOS DO CASAMENTO

Tratando especificamente de coloração – técnica que Melissa domina com excelência –, um dos pontos mais importantes a serem levados em conta é a antecedência para realizá-la. “O ideal é não deixar para a última hora. Um mês antes é o período ideal para preparar os cabelos e estar com eles lindos para o grande dia”, completa.

Inclusive o mesmo vale para as mechas e luzes, com a diferença de que 15 dias é tempo mínimo indicado pelos profissionais da área. “As loiras, entretanto, pedimos para manter um mês mesmo, para termos um tempo maior para recuperar e preparar o fio para o penteado”.

MUDANÇAS RADICAIS PARA O GRANDE DIA: SIM OU NÃO?

Agora quando falamos de “mudanças radicais”, Mel destaca um ponto importantíssimo: vale tudo – afinal, sonho é sonho! –, desde que não tire a essência da noiva.

Além disso, o indicado é que todos os detalhes e execuções sejam alinhadas e realizadas dentro dos preparativos do casamento, com pelo menos 30 dias de antecedência. Assim, existe tempo de sobra tanto para fazer os ajustes, caso necessário, como para descartar aquela opção e começar do zero novamente. Inclusive se essa última alternativa for uma realidade, o conselho de Melissa é que noiva e profissional tenham uma boa (e honesta) conversa. “Alinhem os pontos positivos e negativos, vejam referências e principalmente deixem claro suas expectativas”, ressalta.

PENTEADOS PARA LOIRAS, MORENAS E RUIVAS

Também vale dizer que Melissa deixou claro que acredita sim que determinados tipos de penteados e composições combinam com colorações específicas. “Para as morenas, um cabelo com muito contraste e preservando a sua essência e a naturalidade na raiz. Para as loiras, indico mechas com raiz retocada e contornos finos, se marcas. Por último, para as ruivas, tanto os penteados presos, quando soltos, são bacanas. Só vale lembrar que essa é uma alternativa monocromática. Assim, a cor precisa estar impecável da raiz às pontas”.

TENDÊNCIAS DE NOIVA PARA 2023

Por último, mas não menos importante, para a campeã do reality “The Cut Brasil” as tendências de 2023 se fixam, todas, na naturalidade da noiva. “Cada vez mais vamos ver naturalidade e contraste, afinal, são tendências atemporais para um dia que terá recordações para o resto da vida. Por isso minha sugestão é sempre apostar em alternativas naturais e que estejam de acordo com sua personalidade”, conclui e finaliza a cabeleireira.

Confira mais novidades desse universo de beleza da noiva e dos preparativos do casamento aqui e no nosso perfil do Instagram!


CRÉDITOS

1. Bruna Louzada | 2. Divulgação Melissa Schlukebier | 3. Giovani Garcia | 4. Divulgação Melissa Schlukebier | 5. Rodolfo Santos | 6. Divulgação Melissa Schlukebier | 7. Studio Lof | 8. Vanin Fotografias

Publicidade
Publicidade
Maria Eduarda Gomes

Maria Eduarda Gomes

Uma sagitariana que tem a alegria como dom. É carioca, jornalista e adora ser chamada de Duda. Como uma amante incurável de sorrisos e amores, espera que seu grande dia seja repleto deles. E que, assim como ela, você se torne uma multiplicadora fiel dessa dupla!
fornecedor-inesquecivel

Encontre o fornecedor perfeito para o seu casamento

Publicidade
banners_640x640-02
Publicidade

Mais Lidas