Com crescimento de 80% em 2021 e 30% de share de mercado da categoria de importadoras no Brasil, grupo aposta em diversificação e expansão de portfólio de produtos para conquistar cada vez mais consumidores
Presentes em momentos de celebrações, os espumantes vêm conquistando o paladar dos brasileiros. Isso se deve ao esforço de marcas que buscam desconstruir a imagem da bebida, mostrando formas de incluir as borbulhas em outros momentos de celebrações ao trazer um novo olhar para os rótulos.
É o caso da Henkell Freixenet, grupo consagrado pelos tradicionais Cavas e espumantes alemães, e que vive um de seus grandes momentos no Brasil, consolidando sua posição no segmento de espumantes e ganhando novas fatias de consumidores ao diversificar portfólio de produtos. Acompanhando o potencial de consumo do mercado nacional, a empresa vem aproveitando estes avanços para ganhar ainda mais protagonismo no Brasil, com atuação concentrada principalmente no segmento premium da Freixenet, marca que integra o grupo Henkell Freixenet desde 2018, resultado da fusão das duas empresas, a espanhola Freixenet e a alemã Henkell.
No país há 30 anos, a espanhola Freixenet uniu sua gama de produtos, como os tradicionais Cavas da região da Catalunha, além de vinhos, às marcas do grupo alemão Henkell. São os Cavas, espumantes espanhóis produzidos pelo método tradicional, que representam a principal fatia do faturamento, onde a cada 3 espumantes importados vendidos no país, 1 é Freixenet.
De acordo com pesquisa realizada pela Ideal Consulting, especializada no segmento, as vendas de vinhos espumantes importados e nacionais no Brasil tiveram aumento de 32% em 2021 comparado ao ano anterior. Entre os rótulos mais vendidos, tanto no e-commerce da marca quanto nos pontos de venda, estão os Cavas da linha clássica, como Carta Nevada, Cordón Negro e Cordón Rosado. ”Conquistar essa fatia do mercado após dois anos desafiadores é um mérito grande para a equipe. Mesmo analisando dados e entendendo as oportunidades, tivemos movimentos assertivos e estratégicos para chegar neste patamar e agora o desafio é perpetuar o crescimento de maneira saudável, pautado na diversificação de portfólio, fidelização de clientes e busca por novos consumidores”, pontua Fabiano Ruiz, Diretor
Executivo da Henkell Freixenet no Brasil. Além de continuar apostando nos rótulos tradicionais, a operação nacional da Henkell Freixenet vem expandindo as opções que oferece e encerrou 2021 com 85 produtos no portfólio. Resultado disso é a crescente significativa, acima das expectativas. Em 2021, a companhia registrou faturamento total de R$86 milhões contra R$46 milhões em 2020, além de um aumento de 80% em vendas totais comparado ao ano anterior. Entre os produtos recentes, destaque para a entrada do Freixenet Zero Álcool que, sozinho, totalizou 70 mil garrafas vendidas. Produzido por meio de uma destilação em baixa temperatura e fermentação processada sem grandes variações de pressão, a técnica minimiza o risco de perdas de componentes aromáticos, alcançando um vinho espumante sem álcool de qualidade. Destaque também para a entrada na categoria “wine seltzer’, bebida gaseificada à base de vinho, marcando a entrada no segmento de latas. O novo rótulo faz parte da família Freixenet Mía e é a nova promessa da marca para atrair um público mais jovem, sem perder a identidade de sofisticação. Em 2022, de janeiro a junho, houve um crescimento de 63% em volume e 59% em faturamento. As informações já levam em conta o lançamento dos novos produtos como os espumantes premium que são exclusivos dos parceiros do on trade. A linha Freixenet Cuvée de Prestige contemplará três rótulos especiais e safrados, incluindo o Cuvée D.S e o Malvasía, produzido a partir de uvas envelhecidas em barricas de madeira durante 20 anos.