Com 20 anos de história, o Rappanui Gastronomia celebra grandes eventos e um resgate às suas raízes.
Compreender a logística no dia do casamento é o primeiro passo para que tudo saia como planejado. O grande dia dos noivos é a realização de um sonho, exigindo uma organização cuidadosa em todos os detalhes, desde o design dos convites até a decoração. Entre esses elementos, a culinária se destaca como parte essencial da festa, proporcionando uma experiência sensorial que encanta os paladares.
Com essa mesma atenção aos detalhes, o Rappanui Gastronomia tem se destacado no mercado de eventos. Fundados pelos chefs Margareth Rocha e Ricardo Pires, há 20 anos, o buffet combina paixão e técnica para entregar experiências gastronômicas inesquecíveis. Ao longo de duas décadas, tornou-se referência em eventos que vão de celebrações intimistas até grandes produções como o Rock in Rio e o show de Madonna na praia de Copacabana.
Uma história inspirada na Ilha de Páscoa
A decisão do nome remete aos povos indígenas Rapa Nui, de origem polinésia, que habitavam a Ilha de Páscoa. Um dos rituais da civilização eram as construções de moais, – esculturas de grande dimensões em formato humanoide – que se transformaram em um símbolo desse povo.
Segundo historiadores, essa prática representava uma forma de homenagear os ancestrais, estabelecendo uma conexão com suas raízes e tradições. Essa simbologia que inspira a essência do buffet, acreditando na energia do alimento como conexão entre pessoas e momentos. Para Margareth e Ricardo, a gastronomia é uma arte que transcende sabores e transforma celebrações em lembranças duradouras.
‘’Com o passar dos anos, a experiência nos fez detalhistas como as esculturas e fortes como as rochas imponentes dos moais. Tudo nos foi inspiração para olhar para nós mesmos e ver a riqueza de tudo que temos à volta e lembrarmos que não somos ilhas, somos pontes, que ligam sentimentos, relações e vivências uns com os outros. E amamos essas relações.‘’ disse Margareth.
Grandes desafios e momentos marcantes
A participação em eventos de grande porte foi um marco na história da empresa, evidenciando sua habilidade logística e organizacional em ocasiões de alta complexidade. No entanto, a marca valoriza igualmente os eventos de pequeno porte, onde o vínculo emocional e o cuidado com os detalhes tornam-se ainda mais visíveis.
Para os fundadores, cada evento é único e carrega suas particularidades. A compreensão da logística do grande dia é necessária para que saia como esperado e reflita os sonhos dos noivos. ‘’O processo de organização do casamento, gera uma conexão profunda com os clientes, uma vez que todo o processo é organizado com antecedência, respeitando as necessidades e preferências do casal.’’ ressaltou Ricardo
Para atender à alta demanda dos eventos, o Rappanui conta com uma equipe de 25 funcionários fixos, composta por chefs, auxiliares de cozinha, copeiros, garçons e supervisores. Cada setor – como salão, copa e cozinha – é administrado por um responsável, garantindo que todas as áreas funcionem em harmonia e contribuam para o sucesso da celebração.
Destaques gastronômicos
Desde 2004, o Rappanui se destaca pela combinação de sabor marcante, tempero familiar e diversidade presente em sua cozinha. Uma das inspirações culinárias está conectada com a comida mineira, apresentando pratos, como: polenta com ragu de linguiça e paella mineira, esta última criada para o show da Madonna e incorporada ao cardápio devido ao sucesso.
Além da inspiração mineira, a marca busca referências em outras tradições gastronômicas para ampliar seu repertório e um exemplo é a culinária italiana. Essa conexão se fortaleceu durante uma viagem ao país, onde Margareth e Ricardo exploraram a gastronomia de regiões históricas como Toscana e Milão.
Entre as opções influenciadas pela Itália, o cardápio oferece risoto de abóbora com carne seca e queijo coalho -uma fusão da inspiração italiana com ingredientes brasileiros- e massas com molhos frescos, como: o sorrentino de búfala com molho pomodoro basílico e pesto de manjericão.
O menu vai além das influências internacionais, trazendo pratos que equilibram tradição e modernidade. Entre os mais queridos estão o bobó de camarão, as coxinhas recheadas e o picadinho carioca, que equilibram memórias afetivas à alta gastronomia, refletindo a proposta única do Rappanui de unir tradição e modernidade.
Próxima etapa
Comemorando 20 anos de sua fundação, o Rappanui inicia uma nova etapa, marcada por inovações gastronômicas e um resgate das raízes que consolidaram a marca. “Estamos prontos para surpreender ainda mais, mantendo nosso compromisso com a qualidade e a realização de sonhos. É o início de um capítulo que promete reforçar ainda mais nossa essência e continuar escrevendo histórias inesquecíveis ao lado de nossos clientes.’’ afirma Margareth.
Para ficar atento às próximas novidades do Rappanui Gastronomia, acesse o Guia de Fornecedores.