1. Home
  2. /
  3. Inspire-se
  4. /
  5. Perfis e Entrevistas
  6. /
  7. Eduarda Galvani: Arte, atemporalidade...

Eduarda Galvani: Arte, atemporalidade e elegância

por Fernanda Isse
21 nov, 2024

Pelo olhar da estilista, vestidos de festa ou de noiva não são apenas peças de moda: Representam sonhos, momentos únicos e memórias que ficam para sempre.

Criadora de moda que vem despontando pelo talento criativo e precisão técnica nos modelos que desenvolve, a estilista Eduarda Galvani relaciona-se com a criação de moda desde a infância: “Minha história com a moda começou muito cedo, quando ainda era criança. Com o incentivo e influência da minha avó materna, cresci fascinada por tecidos, texturas e o poder transformador de um vestido”. Relata a estilista que, corajosa, aos 14 anos, teve sua primeira experiência profissional na área, ao desenhar seu próprio vestido de debutante: “Desde então, a moda nunca mais saiu da minha vida”.

A estilista Eduarda Galvani.

A estilista Eduarda Galvani.

Para além da prática, sua formação em moda envolveu uma bonita trajetória nos estudos: “Tive a oportunidade de me graduar em Design de Moda pelo London College of Fashion e pelo IPA Metodista, o que ampliou minha visão sobre a moda como expressão artística e cultural”. Comenta a estilista, que em 2015, abriu as portas do Atelier Eduarda Galvani, com o desejo de proporcionar às clientes algo mais do que apenas peças de roupa: Ela queria criar histórias.

Costurando sonhos: A estilista em seu Atelier.

Costurando sonhos: A estilista em seu Atelier.

No dia a dia, a atuação da estilista envolve criatividade e gestão. Eduarda Galvani relembra que, desde o início de sua carreira, sempre acreditou que o papel de uma estilista vai muito além do design: “É preciso entender cada etapa e respeitar o valor de cada detalhe. Eu dou o start de cada criação e acompanho de perto o processo e a execução de cada peça, desde o conceito inicial até a prova final com a cliente. E faço questão de estar disponível para orientar minha equipe com clareza”. Ouvir as clientes, compartilhar conhecimento e ideias com a equipe, avaliar cada mínimo ajuste, possibilitando vivências inesquecíveis para quem escolhe vestir suas criações. “Esse envolvimento é essencial, pois cada vestido carrega o DNA do Atelier Eduarda Galvani e, para mim, isso é mais do que uma assinatura: é uma entrega de alma e propósito”.

Eduarda Galvani no dia a dia do seu Atelier.

Eduarda Galvani no dia a dia do seu Atelier.

O Atelier Eduarda Galvani atende a eventos de sofisticação crescente, que celebram não apenas a moda, mas a essência de cada cliente.

“Nossos vestidos estão presentes em momentos muito marcantes: Casamentos, bailes de debutantes e outras ocasiões que pedem autenticidade”. Atenta às constantes modificações no mercado, pondera sobre a crescente preferência pelo design atemporal, que reflete personalidade única e autenticidade e envolve conforto e funcionalidade ao vestir. Reflete também sobre a diversidade que prevalece na área de eventos: “Os eventos evoluíram para mais celebrações até o evento principal, algumas mais intimistas, onde a conexão e a intenção são o foco. O mercado está mudando para atender a essas necessidades, e nós nos adaptamos para oferecer uma experiência completa, de acolhimento, excelência e exclusividade”.

Arte e elegância: A estilista veste uma de suas criações.

Arte e elegância: A estilista veste uma de suas criações.

Sobre a criação de vestidos de noiva, Eduarda Galvani considera imprescindível o entendimento profundo da história e das emoções que cada cliente quer expressar. Planejar um vestido de noiva envolve percepção ativa e empática: “Uma leitura não só sobre as medidas de cada cliente, mas do seu momento. Cada prova e cada detalhe ajustado representam um passo na construção desse sonho. É essencial capturar a essência da cliente e, ao mesmo tempo, manter a qualidade técnica impecável. Desde a escolha do modelo, do tecido, tudo precisa refletir uma unidade visual e emocional. Esse processo pede precisão e também uma abertura para o inesperado, para que o vestido represente a totalidade da cliente, de forma mágica e única”. Enfatiza. Para a estilista, criar moda festa é transformar emoções em arte, na qual cada vestido é uma declaração de sonhos e memórias eternas.

Na trajetória da estilista, momentos marcantes e desafiadores se entrelaçaram:

“Uma das histórias mais emocionantes e significativas do Atelier foi o desfile que realizamos na Casar São Paulo 2023. Evento que marcou um momento de superação pessoal e profissional, de enfrentamento e resiliência. O convite para o desfile chegou logo após eu receber a notícia de que enfrentaria um câncer e passaria por uma série de tratamentos”. A estilista relembra que desenhar durante a recuperação foi, ao mesmo tempo, um refúgio e uma força motriz: “Eu sentia que precisava transformar aquele momento desafiador em algo bonito, em uma mensagem de vida. Cada modelo que criei era um símbolo de esperança e de amor pela minha arte, um lembrete do motivo pelo qual escolhi essa profissão. A experiência de ver os vestidos desfilando, foi indescritível e profundamente simbólica, um lembrete do poder que temos de transformar nossas lutas em arte, em momentos que tocam e inspiram”.

Para Eduarda Galvani, o encantamento que seu ofício proporciona está na oportunidade de fazer parte de momentos especiais. “Percebo que todo o caminho percorrido, desde os estudos até os desafios do empreendedorismo, contribuiu para consolidar a essência do que faço. Meu propósito é construir inspirador, verdadeiro e que deixe um legado, tanto na moda quanto na vida das pessoas que alcançamos com nosso trabalho.” A estilista emociona-se em poder traduzir a personalidade e a essência de cada cliente em algo tangível e visualmente impactante: “Ver a transformação no olhar de uma cliente quando ela se vê pronta para um momento especial é o que me motiva diariamente e é, sem dúvida, a maior recompensa do meu trabalho”. Finaliza.

Publicidade
Publicidade
Fernanda Isse

Fernanda Isse