1. Home
  2. /
  3. Inspire-se
  4. /
  5. Diversos
  6. /
  7. Igrejas para casamentos religiosos...

Igrejas para casamentos religiosos no Rio de Janeiro

por Maria Eduarda Gomes
7 abr, 2023
nossa-senhora-do-carmo-da-antiga-se-foto-renan-oliveira-768x513

Todas as informações sobre as mais tradicionais igrejas católicas do Rio você encontra aqui. Vem ver!

Viver em uma cidade com a extensão e porte do Rio de Janeiro não é tarefa simples para os noivos católicos. Afinal, em meio a tantas opções belíssimas, que contam histórias por si só, eles precisam escolher apenas uma – dentre as tantas – opções de igrejas para casamento religioso.

Não é uma tarefa fácil, nós sabemos, mas com as informações certas, e mais algumas doses de fotos inspiradoras, prometemos ajudar também na missão de dizer “sim” para a igreja carioca perfeita para vocês.

Por isso hoje vamos apresentar aquelas que mais fazem sucesso por aqui, na Inesquecível Casamento. Além disso, no final do post, deixamos algumas dicas extras para acertar na escolha da igreja do casamento e vocês viverem, literalmente, felizes para sempre.

Fica aqui e confira tudo!

IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO DA ANTIGA SÉ

Seja por sua tradição ou indiscutível beleza, fato é que hoje ela não sai do radar das noivas cariocas. Com razão: a Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé é um verdadeiro patrimônio histórico. Desde a colonização do Brasil, ela foi palco de alguns dos mais importantes momentos da história, como, por exemplo, a coroação de Dom Pedro I e Dom Pedro II, além dos muitos casamentos da família real.

Desde 2008, quando seu interior foi todo restaurado par tons claros, dando destaque aos entalhes em dourado, a agenda de casamentos da paróquia é bem disputada e encontrar a data pretendida nem sempre é tarefa fácil. Por isso aqui aqui o nosso conselho: se vocês não abrem mão de se casar na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, procurem a pastoral o quanto antes.

📍 Endereço: rua Sete de Setembro, número 14 – Centro |   ☎️ Telefone: (21) 2242-7766 | (21) 98985-5508

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
  • Agendamento: só é feito pessoalmente, na secretaria da Igreja, de segunda a sexta, das 8h às 17h, aos sábados das 9h30 às 12h
  • Capacidade: 250 pessoas
  • Dias e horários para casamentos: sextas e sábados, às 10h, 18h ou 20h
  • Restrição musical: só são permitidas músicas sacras e eruditas segundo o decreto da Arquidiocese do Rio de Janeiro

IGREJA DE SÃO JOSÉ

Inaugurada em 1842, a Igreja de São José traz um estilo barroco irretocável, sendo seu interior todo feito em talha de estilo rococó. É grandiosa, mas também aconchegante e muito clara, com paredes brancas e altares de madeira em cor clara.

Muito bem conservada e cuidada, ela possui uma nave única e longa e corredores laterais, onde se localizam um púlpito e três tribunas. Além disso, o grande destaque fica com a imensa imagem de São José no altar, acompanhada por outras de Jesus e Maria. Por lá a iluminação também é incrível – para o deleite dos fotógrafos.

📍 Endereço: Avenida Presidente Antônio Carlos, s/n – Centro  |  ☎️ Telefone: (21) 2533-4545

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
  • Capacidade: 200 pessoas
  • Horários para casamentos: período da manhã até às 13h ou à noite, às 18h, 19h ou 20h
  • Restrição musical: durante a cerimônia, só são permitidas músicas sacras, algumas clássicas e alguns temas infantis

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA DO OUTEIRO

Favorita da família real e (também) de muitas noivas que estão conhecendo as igrejas para casamentos religiosos, a Igreja do Outeiro da Glória é um ícone do século XVIII. Com seu interessante formato com dois retângulos octogonais, ela foi a primeira paróquia em estilo barroco da cidade.

Considerada um Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, sua fachada possui pedras em granito que já indicam o muito que há por dentro. São painéis de azulejos portugueses em branco e azul em contraste com o altar rococó.

Para finalizar, está localizada no alto do morro da Glória e entrega uma vista irretocável para o Aterro do Flamengo e para o Pão de Açúcar.

📍 Endereço: Praça Nossa Sra. da Glória, 26 – Glória  |  ☎️ Telefone: (21) 2557-4600

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
  • Agendamento: deve ser feito com 1 ano de antecedência
  • Capacidade: 200 pessoas
  • Horários para casamentos: 11h ou 19h
  • Restrição musical: aprovadas previamente pelo padre

IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE PAULA

Segunda maior do Rio e uma das mais disputadas entre aqueles que estão com o pé no altar, a igreja São Francisco de Paula é, no mínimo, uma obra de arte do século XIX. Não à toa, foi tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) por sua importância cultural.

Com seu estilo neo-barroco, todo em madeira, a Igreja de São Francisco de Paula conquista os visitantes por alguns detalhes específicos, como, por exemplo: sua iluminação, amplo espaço e boa circulação de ar. O espaço da sacristia também consegue acomodar com tranquilidade e conforto os padrinhos e pais antes da cerimônia.

Mas o ponto alto mesmo acontece na hora do “sim”: pétalas de rosas são jogadas lá de cima, tornando o momento ainda mais especial.

Ah, também vale dizer que a paróquia tem perfil no Instagram e número direto de WhatsApp para quem quer saber informações sobre o casamento.

📍 Endereço: Largo de São Francisco, s/n – Centro  |  ☎️ Telefone: (21) 98249-1423

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
  • Capacidade: 180 pessoas
  • Horários para casamentos: 18h e 20h

IGREJA DA ORDEM TERCEIRA DO CARMO

Localizada ao lado da igreja Nossa Senhora Do Carmo Da Antiga Sé – daí a grande confusão entre elas –, essa paróquia foi (e é) o cenário preferido de muitas celebridades brasileiras que procuravam por igrejas para casamentos religiosos no Rio.

A Igreja Da Ordem Terceira Do Carmo traz uma arquitetura tipicamente barroca. Em sua fachada, é possível ver granito carioca, com portada e janelas brancas em mármore de lioz português e um belo frontão curvilíneo em destaque.

Além disso, é uma da mais generosas quando falamos de quantidade de madrinhas e padrinhos: dispõe de 32 cadeiras para eles e aceita até 44 – neste caso, os homens ficam em pé no altar.

📍 Endereço: rua Primeiro de Março, S/N – Centro  |  ☎️ Telefone: (21) 2242-4828

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
  • Capacidade: 200 pessoas
  • Dias e horários para casamentos: todos os dias, às 18h ou 20h
  • Restrição musical: algumas músicas de filmes e novelas não são permitidas

MOSTEIRO DE SÃO BENTO

Se você ou seu noivo não forem ex-alunos do Colégio São Bento, é melhor pular essa opção. Afinal, a Igreja Abacial, localizada dentro do Mosteiro de São Bento, só abre suas portas para casar quem estudou na instituição.

Ainda assim, para as pessoas que têm o acesso, ela, que também está no Instagram, é uma das mais belas opções de igrejas para casamentos religiosos no Rio de Janeiro. Em estilo 100% barroco, é toda trabalhada em talha de madeira dourada.

Também é importante dizer que existem exigências bem rígidas para os noivos que optam dizer “sim” por lá. Há, por exemplo, restrições específicas sobre a decoração e o número máximo permitido para padrinhos e madrinhas.

📍 Endereço: rua Dom Gerardo, 68 – Centro  |  ☎️ Telefone: (21) 2206-8100

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
  • Capacidade: 200 pessoas
  • Restrição musical: só é permitido o uso do órgão para a música da cerimônia

IGREJA DA CANDELÁRIA

Por último, mas não menos importante, está ela: a menina dos olhos de todo carioca que pensa em se casar – a Igreja da Candelária.

Vocês sabiam que a história diz que ela é fruto de uma promessa feita por um casal de espanhóis? Durante uma tempestade em alto mar, eles invocaram a intercessão de Nossa Senhora da Candelária, prometendo erguer uma capela no primeiro porto que chegasse salvos – e assim foi feito.

Com estilo barroco, de uma construção finalizada em 1898, hoje ela é uma das opções mais imponentes e grandiosas na cidade. Por isso, é perfeita para os casamentos maiores e mais clássicos.

📍 Endereço: praça Pio X – Centro  |  ☎️ Telefone: (21) 2233-2324

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
  • Capacidade: 400 pessoas
  • Dias e horários para casamentos: segunda a sábado, às 18h e às 19h30
  • Restrição musical: só são permitidas músicas clássicas e sacras

EXTRA: IGREJAS PARA CASAMENTOS RELIGIOSOS: DICAS PARA ACERTAR NA ESCOLHA

  1. Se vocês não abrem mão de se casar em um determinada igreja, res ervem a data o quanto antes. Como falamos anteriormente, muitas igrejas cariocas são tradicionais e concorridíssimas quando falamos das celebrações de casamento.
  2. Verifiquem a capacidade máxima de pessoas da igreja escolhida. Ela consegue acomodar confortavelmente seus convidados?
  3. Priorize, aquelas que têm fácil acesso e, principalmente, proximidade com o local escolhido para a festa. Isso facilita (e muito) a vida dos convidados.
  4. Analisem minuciosamente a arquitetura e a decoração da igreja. Afinal, ela será o cenário de fotos da sua cerimônia!
  5. Informem-se sobre as regras e principalmente restrições da paróquia. Se existir algo que não esteja de acordo com o sonho de vocês, já pode riscar da listinha.
  6. Não esqueçam de perguntar se existe outro casamento no mesmo dia. Caso a resposta seja sim, talvez vocês tenham que entrar em acordo com os outros noivos para alinhar alguns detalhes.

E aí, já sabe quais são suas igrejas para casamentos religiosos no Rio de Janeiro favoritas? Conta aqui nos comentários! E não esquece de acompanhar mais mais novidades do site e nos seguir nas redes sociais!


CRÉDITOS

1. Renan Oliveira | 2. V Rebel | 3. Reprodução da Internet | 4. Reprodução da Internet | 5. Marina Fava | 6. Sebastian Gemino | 7. Reprodução da Internet | 8. 2barcos Filmes | 9. Marina Fava

Publicidade
Publicidade
Maria Eduarda Gomes

Maria Eduarda Gomes

Uma sagitariana que tem a alegria como dom. É carioca, jornalista e adora ser chamada de Duda. Como uma amante incurável de sorrisos e amores, espera que seu grande dia seja repleto deles. E que, assim como ela, você se torne uma multiplicadora fiel dessa dupla!
fornecedor-inesquecivel

Encontre o fornecedor perfeito para o seu casamento

Publicidade
banners_640x640-02
Publicidade

Mais Lidas