O estilo de casamento rústico contempla uma decoração mais próxima ao natural com tonalidades e elementos que remetem à natureza.
Texto Renata Rodrigues
A ideia de fugir para um lugar mais calmo para a oficialização do matrimônio tem encantado muitos pombinhos nos últimos anos. Com muita referência ao campo, objetos antigos, bastante madeira exposta e móveis de demolição, surgiu um dos estilos de casamento mais procurados pelos noivos: o rústico.
Esse estilo teve sua origem no sudeste da França nos séculos passados, não se sabe ao certo quando. Na época, camponeses inspirados nas luxuosas decorações de casamento da realeza, adaptavam o ambiente do campo para receber os casamentos da forma que podiam. A proposta intimista prevalece até hoje. O estilo de casamento rústico contempla uma decoração mais próxima ao natural com tonalidades e elementos que remetem à natureza.
Para reproduzir essa ideia, é comum que os ambientes escolhidos para estas celebrações sejam ao ar livre e geralmente cercados de natureza como sítios, casas com jardim ou chácaras. Mas não são regra. Como a decoração é marcada por elementos naturais que remetem a simplicidade da vida no campo, é perfeitamente adaptável a um ambiente fechado. Essas características podem estar representadas pela mobília em madeira, pelas flores mais ordinárias, iluminação amarelada que tornará o ambiente aconchegante.
A madeira é o coringa da décor rústica!
Combinando com cerimônias ao ar livre ou em ambientes fechados e em qualquer horário, a madeira é o verdadeiro coringa dessa decoração. Ela pode estar presente tanto nos móveis, como no piso ou no revestimento das paredes. Além disso, objetos amadeirados, de palha ou juta estão muito presentes.
Uma das principais referências do estilo é a combinação de madeira e folhagens. A madeira puxa a paleta de cores para os tons mais amadeirados como laranja, terracota, marsala, marrom e mostarda. A mistura com cores mais vivas como o verde das folhagens, branco, azul e rosa trarão a alegria e harmonia que o ambiente requer.
As flores são responsáveis por adicionar frescor, leveza e delicadeza à proposta rústica. Os arranjos seguem o estilo ‘faça você mesmo’: são desconstruídos, não possuem uma simetria e não exigem perfeição. A composição é feita geralmente com flores do campo como margaridas, mosquitinhos, áster, orquídeas, girassóis e muitas folhagens verdes.
A iluminação amarela promove um clima especial. Podendo aparecer nas velas, lâmpadas suspensas ou candelabros, oferecem charme e aconchego ao ambiente. Além disso, velas em potes de vidro ou arranjos de iluminação em gaiolas também fazem sucesso na decoração rústica.
Para a mesa, a preferência é que as toalhas tenham cores que contrastem com a decoração. Caso a mesa seja de madeira, é totalmente compreensível dispensar as toalhas e apostar em sousplats. Tecido, vidro, barbante, sisal ou tronco, o que for mais a cara dos noivos.
Hoje é comum que nos eventos rústicos tenham elementos de outros estilos, como o clássica e o moderna. Quando isso acontece, consideramos a decoração como rústica-chique, já que há uma mistura de estilos. Uma decoração rústico-chique terá a presença da madeira e das flores coloridas, mas também poderá ter o luxo das mesas de doce clássica, por exemplo.