Já parou para pensar na importância do convite de casamento? Além de ser uma recordação inesquecível para o casal, ele é, definitivamente, um dos primeiros contatos oficiais dos convidados com o evento – e já traz indícios do que está por vir. Assim, deve contar as informações necessárias que dão o norte para os amigos e familiares compartilharem esse dia especial com os noivos.
E quando falamos de informações necessárias, estamos dizendo não apenas de data ou local. Mas também – e principalmente – de detalhes relevantes, como por exemplo, o dress code, o site e até o estilo do evento.
Então já dá para perceber o quanto é importante saber o que escrever no convite de casamento, não é? Por isso hoje, nesse domingo – dia oficial da preguiça, mas também de organizar os detalhes do casamento –, apresentamos para você uma matéria completinha sobre o assunto. Além, é claro, de dicas essenciais para dar OK (e arrasar!) em mais esse item do checklist.
Antes de colocarmos a mão na massa, vale lembrar sobre a importância de escolher um profissional especializado no assunto. Como ele é capaz de sintetizar todas as informações necessárias, aliando ao desejo dos casais, o ideal e eleger alguém que seja referência no assunto. Aqui na Inesquecível Casamento, por exemplo, temos diversos parceiros, independentemente da cidade, estado ou até país, capacitados para desenvolver esse projeto especial.
Então a dica de ouro é escolher o fornecedor dos convites de casamento com carinho, cuidado e antecedência – indicamos, inclusive, um período de seis a oito meses de antecipação.
Normalmente para escolher o estilo do convite é preciso já ter definido algumas informações, como é o caso da data, do local e, esteticamente falando, do estilo e papelaria do casamento. Afinal, ele deve estar em harmonia e conversar com todo o projeto decorativo – essa é uma das maiores e melhores dicas que você vai encontrar aqui, inclusive.
Dessa forma, mesmo que nas estrelinhas, o convite de casamento já consegue revelar aos convidados o que esperar da festa em termos de etiqueta – como falamos anteriormente ali em cima.
Antes de mais nada, nós queremos te lembrar que o mercado de festas, hoje, vai muito além de protocolos ou tendências. E isso reflete diretamente na maneira como tudo é planejado e desenvolvido, incluindo a estrutura e as informações presentes no convite de casamento.
Em outras palavras, o que queremos dizer é que os noivos devem seguir aquilo que faça sentido para eles. Então se for de suas vontades escolher um viés mais formal, que siga as tradições antigas, tudo certo. Da mesma forma, se quiserem optar pela informalidade, deixando de lado algumas informações mais clássicas – como por exemplo, o nome de seus pais –, tudo certo também.
O segredo para definir tanto a estrutura, como o que será escrito, é alinhar com os fornecedores envolvidos no processo quais são as expectativas e o resultado esperado. Pois repetimos: o que vale, aqui, é que os casais fiquem felizes com suas escolhas. Combinado?
Mas se formos colocar na ponta do lápis o que mais vemos as pessoas seguirem, atualmente, em termos de informações para incluir no convite de casamento, ficaria assim:
Em contrapartida, para aqueles que ainda prezam por protocolos mais definidos, ainda existem mais informações que podem ser incluídas no convite. São elas:
♥ Quem deve convidar: noivos ou pais?
Você já deve ter reparado que nos convites mais tradicionais são os pais do noivo que convidam. Mas isso é, na verdade, uma tradição, já que antigamente era comum ficarem responsáveis pelos gastos do evento. Por isso, era de bom tom que eles convidarem. Obviamente hoje as coisas mudaram e, então, fica a critério dos noivos manter essa estrutura ou não.
♥ O nome de quem vem primeiro: noiva ou noivo?
Assim como a dúvida anterior, esse nada mais é do que um antigo costume. Como no passado os pais da noiva bancavam o casamento, e naturalmente se tornavam os anfitriões do evento, o nome da filha deveria vir primeiro. Mas hoje em dia isso caiu por terra e a sequência do nome do casal fica a critério, única e exclusivamente, deles. Aí pode ser por ordem alfabética ou até mesmo no formato que o casal considerar mais “sonoro” e agradável!
♥ Dress code: como inserir no convite?
Não é uma regra, mas para aqueles que desejam incluir essa informação, o mais indicado é optar pelo rodapé do convite de casamento, no canto direito, depois de todas as informações básicas. Quanto mais direto, melhor. É possível colocar, por exemplo: “Traje: Esporte fino” ou apenas o nome do estilo.
♥ Envelope do convite de casamento: o que escrever?
O mais recomendável, especialmente para quem segue o protocolo tradicional, é colocar apenas o nome de uma pessoa, com os dados necessários para o envio, seguido por “e família”, “e acompanhante” etc. Igualmente, no caso dos mais despojados, o casal também pode optar pela mesma alternativa, ou até mesmo nomear casais e familiares de maneira mais próxima.
O ideal é que os convidados recebam o convite oficial dois meses a um mês antes da data do casamento – sem considerar o Save The Date, pois esse é um assunto para outro post!
Por outro lado, se os convidados forem de cidades distantes ou se for um destination wedding, o indicado é se antecipar um pouquinho, em uma média de pelo menos três meses de antecedência.
“Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, e serão uma só carne.” – Gênesis 2:24
“Assim como viver sem ter amor não é viver, não há você sem mim e eu não existo sem você”. (Tom Jobim)
“Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chega a apertar o coração: é o amor!” (Carlos Drummond de Andrade)
“Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor lembre-se: se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor com ele você conquistará o mundo”. (Albert Einstein)
“Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito”. – Colossenses 3:14
“O que há dentro do meu coração, eu tenho guardado pra te dar, e todas as horas que o tempo, tem pra me conceder, são tuas até morrer”. (Djavan)
“Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”. – Gênesis 2:18
“Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe”. – Mateus 19:6
“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha”. – Coríntios 13:4
“Amar é mudar a alma de casa, é ter no outro, nosso pensamento” (Mário Quintana)
“Amai, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido” (Vinicius de Moraes)
“Completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude”. – Filipenses 2:2
“O amor é algo eterno. O aspecto pode mudar, mas não a essência”. (Vincent Van Gogh)
“De todas as coisas secretas, o amor é a mais pública” (Honoré de Balzac)
“Amor não se conjuga no passado, ou se ama para sempre, ou nunca se amou verdadeiramente”. (Fernando Pessoa)
Curtiu esse matéria sobre convites de casamento? Acompanhe mais novidades aqui no site e no nosso perfil do Instagram!
1. Ana Carolina Fotografia | 2. Marina Fava | 3. Claudio Azevedo | 4. Sabrina Vasconcelos | 5. Fabricia Soares | 6. Rachel Escobar | 7. Giovani Garcia
Dona Amélie | Papel & Estilo | Lápis de Noiva
Local: Catedral Metropolitana Madre de Deus de Porto Alegre. Data do casamento: 12 de outubro… Read More
Com foco no aumento de casamentos, instituto apresenta novo serviço personalizado para noivas Inaugurado em… Read More
A inauguração será durante a programação do Festival Dança em Trancoso e promete destacar o… Read More
A comemoração da união contou com a presença de amigos próximos e familiares no Hotel… Read More
Em cerimônia luxuosa, noivos celebraram o amor e a união ao lado de amigos e… Read More
A Casa das Canoas lançou uma nova experiência para seus clientes, assinada por dois renomados… Read More
Este site usa cookies.