1. Home
  2. /
  3. Inspire-se
  4. /
  5. Perfis e Entrevistas
  6. /
  7. Conheça a eternização de...

Conheça a eternização de buquê!

por Mariana Bahia
12 dez, 2023
Eternização de buquê | Foto: TileArte

O dia do “sim” é um momento mais que especial na vida de um casal, por isso os noivos sempre querem guardá-lo na memória e torná-lo inesquecível. Para isso, existem algumas formas, como as fotos, os vídeos e as lembrancinhas. Mas que tal eternizar um detalhe icônico da cerimônia? 

O buquê da noiva, parte significativa e com grande valor afetivo, tem entrado em uma tendência para o pós-cerimônia. A eternização de buquê é o processo no qual as flores e folhagens são guardadas em peças especiais como uma lembrança do dia do casamento.

Por que eternizar seu buquê?

A Clara Remón, fundadora da TileArte, empresa especializada na produção de joias e peças com buquês, conta porque as noivas devem eternizar seus buquês: “Eternizar o buquê é preservar uma peça única e exclusiva dela, criada para a nova casa, para o lar do casal e para manter viva a memória do dia do casamento. O buquê eternizado se torna uma uma memória afetiva”.

Sabrina Câmara, que tem um ateliê especializado em planificação e emolduração de arranjos, também fala um pouco sobre a arte da eternização: “A arte está lá, na sala de casa. No dia a dia da família. Construindo legado.”

Buquê de noiva | Reprodução: Sabrina Câmara

Buquê de noiva | Foto: Maiatos

O processo de preparação do buquê

Segundo a TileArte, para começar o processo de preservação do buquê, é preciso cuidar das flores e folhagens, para que estejam em bom estado para o procedimento. Ter esse cuidado é ideal durante todo o dia do casamento, antes da cerimônia e após também.

Com o intuito de deixá-las hidratadas, deve-se colocar o buquê em um local fresco mergulhado em água com uma colher de açúcar ou conservante floral. É importante frisar que não se deve molhar as flores diretamente, pois, assim, elas ficam bonitas por mais tempo.

Logo após o casamento, o buquê deverá ficar na geladeira coberto por um saco plástico para proteger do frio. Depois, é só enviar, o mais rápido possível, para o ateliê para iniciar a secagem e produção da peça.

A produção das peças

Clara Remón contou também um pouco de como funciona o processo de produção das peças: “Primeiro, assim que recebemos o buquê da noiva, no nosso Atelier, desidratamos as flores de acordo com o tipo e as submetemos a um processo de secagem que leva em média 20 dias.” 

Após a desidratação das flores, o próximo passo é a montagem do layout da peça escolhida. O catálogo da TileArte inclui diversos produtos nos quais o buquê pode ser transformado, como bandejas, porta-copos, pingentes, porta anel, aparadores de livros, dentre outras opções. 

A empresa faz questão de que o cliente participe ativamente do processo, via videoconferência, escolhendo o design e os elementos da peça. Depois que os componentes são postos juntos utilizando resina de alta performance, o produto é lixado e polido e está pronto para ser entregue ao cliente.

Peça produzida a partir de buquê de noiva | Foto: TileArte

Peça produzida a partir de buquê de noiva | Foto: TileArte

Peça produzida a partir de buquê de noiva | Foto: TileArte

Peça produzida a partir de buquê de noiva | Foto: TileArte

A tendência da planificação do buquê

O Sabrina Câmara Atelier tem um processo artístico no qual o buquê é desconstruído, e após a secagem das flores ele é reconstruído em um novo arranjo para ser emoldurado. Assim, depois que as folhas secam, a artista planifica o buquê e ele está pronto para ser usado como decoração.

Sabrina Câmara contou que seu processo de criação começa no momento em que o buquê chega em suas mãos. A partir disso, a próxima etapa é cortar as flores e pensar em como o design ficará. Ela conta que as peças são obras de arte e por isso marcam momentos e contam histórias através dos anos.

Buquê planificado | Reprodução: Sabrina Câmara

Buquê planificado | Reprodução: Sabrina Câmara

Buquê planificado | Reprodução: Sabrina Câmara

Buquê planificado | Reprodução: Sabrina Câmara

A eternização de buquê, além de uma tendência do mercado de casamentos, é uma forma de guardar memórias de um dia inesquecível ou presentear uma pessoa especial

Quer ter seu buquê seja eternizado? Confira o perfil da TileArte e da Sabrina Câmara no nosso Guia de Fornecedores da Inesquecível Casamento.

Publicidade
Publicidade
Mariana Bahia

Mariana Bahia

Estagiária de Jornalismo na Inesquecível Casamento.
fornecedor-inesquecivel

Encontre o fornecedor perfeito para o seu casamento

Publicidade
banners_640x640-02
Publicidade

Mais Lidas