1. Home
  2. /
  3. Inspire-se
  4. /
  5. Comportamento
  6. /
  7. Tudo que você precisa...

Tudo que você precisa saber para ter uma cerimônia de casamento inesquecível

por Maria Eduarda Gomes
4 abr, 2023
Tudo que você precisa saber para ter uma cerimônia de casamento inesquecível

Uma cerimônia de casamento inesquecível é formada por um conjunto de detalhes. Por isso conversamos com Denise Narretti, celebrante expect no assunto, e você confere o resultado agora!

Já parou para pensar na importância da cerimônia de casamento?

É claro que uma festa de arromba, para celebrar a união, é importante. Mas nada consegue apagar o brilho e o significado de uma cerimônia de casamento. Afinal, esse momento traduz, de fato, o objetivo dos noivos dali para frente: em um dia inesquecível, se unirem oficialmente perante as leis dos homens e do amor.

Então vamos combinar: todo mundo quer protagonizar (e ter de recordação) momentos inesquecíveis, leves, que passem longe do tédio para encantar e envolver tanto os que estão com o pé no altar, como os convidados presentes.

Pensando nisso, convidamos Denise Narretti, nossa super parceira – e uma das celebrantes mais bombadas do mercado – para listar as principais escolhas que os noivos precisam fazer para ter uma cerimônia de casamento inesquecível.

Nós prometemos: só tem informação de qualidade. É para salvar na pastinha de inspiração e depois compartilhar com os amigos que também estão com data marcada para se casar. ♥

Vamos lá?

NÃO ABRAM MÃO DAS SUAS VONTADES – E PERSONALIDADES

A cerimônia do casamento é o momento mais aguardado na vida do casal. Afinal, os dois planejaram todos os detalhes para viverem aquele tão esperado “sim”.

E por mais que existam vários protocolos dentro do universo dos casamentos, nada é mais lindo do que seguir suas personalidades, necessidades e sonhos. Então se sintam 100% confortáveis para fugir do padrão e organizar uma cerimônia de casamento mais a cara de vocês impossível!

CELEBRANTE CERTO = CERIMÔNIA DE CASAMENTO PERFEITA

Uma das principais dicas é não arriscar na contratação do celebrante. Ele precisa ser especializado no assunto para conseguir alcançar todas as expectativas – tanto dos noivos, como dos amigos e familiares. “Nós somos um elemento fundamental pra que a cerimônia seja agradável, envolvente, emocionante e leve”, relembra Denise Narretti.

Como é especialista em realizar cerimônias com efeito civil, Denise, que também é advogada, entende que detalhes como ter boa oratória, elaborar uma boa entrevista, desenvolver discursos que prendam a atenção de todos e manter noções básicas de cerimonial são muito importantes.

Além disso, a profissional destaca que para ter uma celebração leve, com humor na medida certa e com muita emoção, é preciso que o celebrante:

  • Transforme a cerimônia no ponto alto do casamento
  • Traduza em palavras as histórias e personalidades do casal
  • Esteja em constante estudo e aperfeiçoamento de cada detalhe
  • Domine outras línguas, principalmente em casos de destination wedding e/ou de noivos estrangeiros

CRIEM CONEXÃO COM O PROFISSIONAL

É imprescindível que o casal se sinta conectado com o celebrante e vice-versa. Denise, por exemplo, mergulha profundo na história dos noivos, com muito carinho e leveza, para conseguir construir o discurso perfeito no grande dia.  “Conto histórias de amor há pelo menos 6 anos, mais de 120 casais viveram o mix de emoções que minhas palavras proporcionam”, completa.

ESCOLHAM AS MÚSICAS A DEDO

As músicas que irão tocas na cerimônia de casamento refletem sentimentos, sensações, memórias. Além de estarem presentes em praticamente todos os momentos de destaque, elas são as responsáveis por garantir ainda mais o clima de romance do local.

Por isso a dica de ouro é escolher canções não só que façam parte da história dos noivos, mas principalmente as que acompanhem os eventos de acordo com o momento e as emoções envolvidas.

ELEJAM BEM AS PESSOAS COM QUEM DIVIDIRÃO O ALTAR

Logo aqui embaixo falamos um pouco mais sobre o papel dos pais e padrinhos, mas sempre vale lembrar como é relevante escolher bem as pessoas com quem irão dividir o altar. Essa é uma decisão para a vida inteira, afinal!

Assim, está mais do que proibido convidar pessoas por interesse ou obrigação. As pessoas devem estar ali porque amam vocês e vão ser um elo para que alcancem, sempre, a felicidade.

PEÇAM AO CELEBRANTE UM DISCURSO ENVOLVENTE

O momento do discurso é super aguardado e para ser especial deve possuir leveza, emoção, amor e palavras que envolvam os noivos e convidados. Para alcançar esse objetivo, Denise Narretti se baseia em alguns pontos principais:

  • A história do casal: nem sempre todos que estão ali conhecem o caminho que os noivos percorreram até o altar. O segredo é saber ser breve e atrativo. “Tem que ter limite para não falar horas e horas. Por isso digo que saber dividir o tempo é uma das atribuições do celebrante”, explica.
  • A importância do momento: relembrar o passo importante que estão dando naquele momento, porque faz toda a diferença na condução da vida a dois.
  • O agradecimento aos pais: é sempre bem-vindo porque são os pais que entregam o legado da família. “Acho sempre bonito trazer um momento, que seja uma frase, que traga emoção para os pais”.
  • A chamada dos padrinhos: antes de encerrar, Denise também faz questão de lembrar sobre o papel dos padrinhos na vida do noivos – que começa muito antes do casamento. “É importante convocá-los a assumir um compromisso, diante todos ali, de cuidar para sempre daquele casal”, finaliza.

NÃO DEIXEM OS VOTOS DE LADO

Mesmo que você seja tímido ou não se sinta confortável para falar sobre sentimentos em público, somos do time que acredita que vale fazer todo e qualquer esforço para ter os votos de casamento durante a cerimônia. “É um momento muito importante e faz toda a diferença para torná-la inesquecível”, finaliza a celebrante.

Aqui está liberado contar a história de vocês, relembrar um momento divertido, citar algo que só vocês entendem. Assim como o discurso do celebrante, o segundo foco é fazer com que os convidados se sintam envolvidos por aquelas palavras. A primeira, é alcançar o mesmo objetivo no amor da sua vida. ♥

BÔNUS: RITUAIS DE CASAMENTO

Por último, mas não menos importante, te lembramos que muitos casais optam por rituais na hora de dizer “sim”. Tanto para deixar a cerimônia de casamento ainda mais emocionante, como para ser um diferencial no momento, fato é que existem várias opções para se encaixar com as personalidades e necessidade dos noivos. Exemplos:

  • Cerimônia da árvore
  • Areias coloridas
  • Balões
  • Cápsula do tempo
  • Darumá-san
  • Filtro dos sonhos
  • El lazo
  • Lava-pés

…e por aí vai. Mas isso é assunto para falarmos em outro post. O que você acha?

Curtiu saber o que você precisa para ter uma cerimônia de casamento inesquecível? Então não deixa de acompanhar mais novidades do site e nos seguir nas redes sociais!


Fotos: Reprodução da Internet

Publicidade
Publicidade
Maria Eduarda Gomes

Maria Eduarda Gomes

Uma sagitariana que tem a alegria como dom. É carioca, jornalista e adora ser chamada de Duda. Como uma amante incurável de sorrisos e amores, espera que seu grande dia seja repleto deles. E que, assim como ela, você se torne uma multiplicadora fiel dessa dupla!
fornecedor-inesquecivel

Encontre o fornecedor perfeito para o seu casamento

Publicidade
banners_640x640-02
Publicidade

Mais Lidas