Texto Alessandra Pereira
O casamento é um momento muito especial para um casal apaixonado, que decide selar a sua união sob as bênçãos dos familiares, entes queridos e até de sua religiosidade. Marcante para todos, o único problema é que ele acaba e fica presente apenas nas boas lembranças. A forma de perpetuar o momento, além de fotos e vídeos, é comemorar cada aniversário de casamento renovando o romantismo.
Cada aniversário de casamento é conhecido como bodas, onde cada ano é representado por um item material. A fragilidade dos objetos que representam as primeiras bodas, condiz com uma relação que ainda está se solidificando, como é o caso da algodão e do papel. Quanto mais os anos passam, mais resistente são esses materiais, como ouro, jequitibá e diamante, numa demonstração da resistência e longevidade da relação do casal.
Não há consenso sobre como surgiu o termo “boda” para designar os aniversários de um casamento. O mais recorrente indica que foi na Alemanha na Idade Média, onde povoados presenteavam casais que completavam 25 anos, com uma coroa de prata e, quando fizesse 50 anos, uma de ouro. O símbolo de resistência e beleza era uma forma de homenageá-los, desejando que a união continuasse sólida e harmoniosa.
Com o tempo, a tradição foi expandindo para outros territórios e ganhando mais detalhes, influenciados por outras culturas. Atualmente, todas as bodas são comemoradas até o centésimo ano de casamento, e até há locais onde foram criadas bodas para namoros. O primeiro registro do uso de materiais para as bodas foi em 1937, numa criação da Associação Americana de Joalheiros. O estímulo comercial fez com que cada ano de casamento fosse simbolizado por um material diferente, que poderia ser representado por uma joia.
Os objetos simbolizam a estruturação do casamento. Por isso, os primeiros anos são representados por materiais mais frágeis, que indicam as primeiras dificuldades da vida de casado. Com o passar dos anos, o casal vai se conhecendo melhor, criando uma maior estabilidade matrimonial e os materiais vão se mostrando mais sólidos e resistentes.
Já é uma tradição que bodas mais marcantes como a de 25 anos, de prata, e de 50 anos, de ouro, sejam comemoradas com uma festa com os familiares e amigos. Mas muitos casais apaixonados têm inovado e preparando eventos grandiosos para comemorarem cada ano da vida à dois.
Para quem está fazendo apenas um ano de casamento, o material símbolo pode ser mesmo muito frágil, mas o papel em branco é um espaço livre para que a história do casal seja desenhada e descrita da melhor forma possível. E assim, de forma bastante poética, os dez primeiros anos vão se desenvolvendo como um mundo a ser desbravado.
Depois dos dez anos, a próxima década do casal é simbolizada por materiais mais resistentes como metais, mas que precisam de cuidados contra a corrosão. Até chegar a prata, metal nobre e que por muitos anos foi a base da economia de algumas civilizações. A prata é a definição da força e do preciosismo do relacionamento.
O desejo de todo casal apaixonado é que chegar a comemoração das bodas de ouro, com 50 anos de casado. O metal símbolo é conhecido pela sua beleza, brilho e valor, como o apogeu de um relacionamento que superou todas as dificuldades e conseguiu construir uma história sólida e plena de amor.
Completar 60 anos de casados é a prova do amor eterno e nada mais pontual do que ter o diamante como símbolo. Já os que chegam a cem anos, algo raríssimo, a árvore jequitibá representa a longevidade e força desse amor.
Para se inspirar nas comemorações, listamos abaixo o símbolo de cada ano de casado, que pode ter mais de uma opção de acordo com o local onde é comemorado:
Local da cerimônia e recepção: Copacabana Palace Data do casamento: 26 de outubro de 2024.… Read More
MK Drinks: O serviço completo de coquetelaria para o seu casamento Em meio a um… Read More
Data 24 de agosto de 2024 Cerimônia e recepção Iate Clube Caiobá Fernanda e Bruno… Read More
Com 20 anos de história, o Rappanui Gastronomia celebra grandes eventos e um resgate às… Read More
Data do casamento: 16 de julho de 2022. Local da cerimônia: Igreja Nossa Senhora da… Read More
Com oito anos de experiência, Anateliê se destaca como fornecedora de lembranças personalizadas, oferecendo o… Read More
Este site usa cookies.