Estilista confeccionou 15 peças feitas com tecidos orgânicos e tingimento natural
Sustentabilidade está em alta, mas nas criações do estilista Carlos Bacchi, sempre esteve presente, e foi o único artista selecionado do Rio Grande do Sul para participar da principal semana de moda sustentável da América Latina, a Brazil Eco Fashion Week.
A apresentação do Atelier no Brasil Eco Fashion Week contou com quinze looks, todos produzidos com tecidos artesanais que foram desenvolvidos pelo atelier juntamente com seus parceiros. A maioria das peças que mostramos foi construída com sedas que não passaram por nenhum tratamento industrial e químico. E alguns tecidos também tiveram filamentos de garrafas pet misturados com essa seda.
O Carlos acompanhou de perto a criação das lagartas da seda até a formação do casulo e o aprimoramento dos fios de forma artesanal. Conseguimos aproveitar casulos de seda imperfeitos que normalmente seriam descartados pela indústria convencional na parte da tecelagem e dos fios que utilizamos para bordar.
Manga, eucalipto, clorofila, tanino e grafite são alguns dos exemplos de insumos que foram utilizados para o tingimento orgânico dos tecidos e fios da coleção e que assim resultaram na paleta de cores.
Os 15 vestidos da coleção The Chain foram produzidos em apenas 20 dias! – sem qualquer procedimento químico.