Item indispensável nas recepções, os bolos de casamento civil viraram protagonistas das confeitarias nesse período de pandemia.
Texto Renata Rodrigues
Depois do vestido da noiva, o bolo e a mesa de doces é a atração mais aguardada de um casamento. Mas nem sempre é possível realizar uma recepção com festa. Dentre os vários motivos que fazem com que um casal opte por uma celebração mais intimista, algumas que podemos listar são orçamento, escolha ou até mesmo pandemia. Mesmo nessas ocasiões, o bolo de casamento civil continua fazendo parte da tradição e simbolismo do grande dia.
Representando o estilo de casamento que os noivos escolheram, o bolo ganhou novas cores, sabores, coberturas e texturas tornando-se assim o protagonista da mesa de doces. Para entender um pouco sobre bolos para cerimônias civis, conversamos com Antônio Maciel, confeiteiro à frente da Antônio Maciel Cakes.
Segundo o confeiteiro, a maior diferença entre um bolo para recepção de casamento civil e o de festa, é o tamanho. “A diferença que a gente tem é no número de convidados. No casamento civil, muitas das vezes [a noiva] opta por um bolo de um ou dois andares, bolos menores”.
Ainda que, em sua maioria, os casamentos civis tenham uma versão pocket, pode ser que a noivinha deseje um bolo estruturalmente maior, com mais de dois andares. Quando esse é o caso, Antônio conta que a solução é simples: basta adicionar um andar cenográfico. “É todo revestido de com pasta e açúcar. Toda a parte estética é igual ao bolo verdadeiro, só o interior que não é”. Para o confeiteiro, no fundo, o grande desejo das noivas é que o bolo tenha cara de bolo de casamento.
O design do bolo de casamento civil
Entre as muitas tradições culturais que envolvem o bolo de casamento, ele ainda carrega o simbolismo da prosperidade que se deseja a nova família. Sua estética também possui registros históricos, já que a Rainha Vitória do Reino Unido (século XIX) foi a responsável por valorizar o branco nas cerimônias. Cor que, até hoje, prevalece como a primária quando o assunto é casamento.
Unanimidade no design dos bolos de casamento, o branco está sempre presente em um detalhe ou outro. O que vai variar entre uma iguaria e outra é seu acabamento. São muitas as opções: naked ou semi naked, espatulado ou com pasta americana, butter cream, glacê mármore e mais.
Além do gosto pessoal do casal, é importante levar em consideração a decoração da recepção como um todo. “Se esse bolo for inserido numa mesa que tem um arranjo de flores naturais ou alguns elementos de decoração, é importante que as flores aplicadas ao bolo ou sejam todas brancas – para preservar aquele aspecto de bolo clássico – ou que conversem com a decoração no entorno. E que preserve a paleta!”. Para o confeiteiro não há regras de certo ou errado, mas ele considera importante “prezar pela harmonia e elegância. Independente do tamanho da festa ou do número de convidados que tenha”, comenta. Dessa forma, você garante lindas fotografias da sua mesa de doces.