Em primeiro lugar nós te perguntamos: já parou para pensar na importância do bolo de casamento? Tão relevante quanto outros detalhes essenciais da festa – como, por exemplo, a gastronomia e a música boa –, ele assume seu protagonismo tanto na mesa dos doces – uma das áreas mais destacadas do décor –, como no prato dos convidados.
Só que muitas vezes, até chegar ao grand finale, escolher o bolo de casamento se torna uma missão difícil para os casais – especialmente porque vivemos um ambiente cheio de referências, tendências e boas ideias, né?
Então para acabar de vez com as perguntas e dúvidas que ficam pairando no ar, nós conversamos com Antonio Maciel Cakes, profissional que é fera no assunto, e separamos as principais ideias de bolo de casamento para cada estilo de evento. Você não perde por esperar!
Como citamos logo ali em cima, falar de bolo de casamento é falar de tendências que surgem o tempo todo e de técnicas que se reinventam nos sabores, mas também – e principalmente – no design. Mas, de antemão, vale lembrar que o pulo do gato é saber casar a escolha do bolo tanto com tanto a identidade visual, como o estilo do casório. Para facilitar o caminho, listamos algumas opções de bolo de casamento para cada estilo.
O bolo clássico geralmente é uma das primeiras opções que os noivos pensam quando vão se casar. E se decidido por esse estilo, o caminho de ouro é apostar nos modelos totalmente brancos, com flores em açúcar brancas, ou brancas com folhagens verdes. “Eu diria que 90% dos casais optam por essas alternativas”, explica o cake designer.
Além disso, segundo Antonio, para marcar o tradicionalismo, o ideal é apostar em alturas regulares dos andares (ou seja, todos da mesma altura) e elementos peculiares do estilo. “Poá, renda em açúcar, arabesco, rendas florais, matelassê… Todos eles são bem característicos”, completa. “Os bolos clássicos, de um modo geral, também optam por arranjo de coroa, que é o arranjo de flor de açúcar no seu topo”.
Antagônico ao clássico, o bolo de casamento moderno prioriza superfícies mais lisas e, por vezes, com textura geométrica. “Como é o posto do tradicional, os elementos utilizados nele caminham para o minimalismo, para as texturas e formas”, ressalta o profissional.
Assim, está liberado usar e abusar de linhas retas e geométricas, flores de açúcar em uma apresentação mais realista (que você olha e pensa que é de verdade) e tons próprios da natureza. “O estilo permite investir no estilizado. Podemos, por exemplo, usar metalização e abstração nas flores, que assumam alguma tendência mais moderna no sentido próprio da palavra”.
Seja para praia ou campo, a ideia, aqui, é trazer leveza ao bolo de casamento. Segundo Antonio Maciel Cakes, é possível até usar alguns pequenos elementos clássicos, como é o caso do poá, mas vale alternar com superfícies mais lisas e minimalistas, além de flores em açúcar que estejam de acordo com o ambiente externo. “Dessa forma, chegamos em um bolo mais leve, para explorar a luz do dia, em uma harmonização plena com o floral e o paisagismo”.
Ou seja: tenha em mente que o bolo de um casamento ao ar livre vai muito além do naked cake, por exemplo. “Eu sempre falo que temos muitas opções em pasta americana, pasta em açúcar, etc. O segredo é optar pelo minimalismo, elegância e leveza na harmonização com o paisagismo e as flores em açúcar”, indica novamente.
Agora falando de propostas mais rústicas, e até de miniweddings, para o cake designer, o segredo é seguir quase a mesma proposta do anterior: o principal ponto é trazer elementos que sejam antagonistas ao clássico. “Nesse caso, há uma liberdade maior para fazermos uma variação na altura dos andares, pois isso imprime uma contemporaneidade ao bolo. Mesmo sendo no campo, por exemplo, você pode brincar com as alturas. O que vai mudar é o formato do arranjo de flor de açúcar, onde você quer imprimir mais imponência ou mais leveza, e a priorização da harmonia entre as cores e flores com o floral do paisagismo”.
Por último, mas não menos importante, o conselho para os noivos que optam por um destination wedding é harmonizar o bolo com a cultura local onde será a festa. “Aqui, ele deve conversar com a decoração e manifestar um pouquinho da personalidade dos noivos, do que eles gostam, e de como vivem a vida”, finaliza e conclui o cake designer Antonio Maciel.
Se esse post foi útil para você, aproveita para acompanhar outras novidades aqui no site e no nosso perfil do Instagram!
CRÉDITOS
1, 3, 4, 7. Marina Fava | 2. Dhani Borges | 5, 8, 9, 10, 11. Reprodução da Internet | 6. Sabrina Vasconcelos
Uma composição atemporal, preenchida por flores brancas e folhagens, para comemorar 10 anos de casamento.… Read More
Local da cerimônia e recepção: Belmond Copacabana Palace. Data do casamento: 15 de junho de… Read More
Veja como a marca une tradição e ancestralidade em ternos sob medida Fundada em 2015,… Read More
O design dedicou sua criatividade ao desafio de assinar o acervo da marca, adicionando ainda… Read More
Local: Catedral Metropolitana Madre de Deus de Porto Alegre. Data do casamento: 12 de outubro… Read More
Com foco no aumento de casamentos, instituto apresenta novo serviço personalizado para noivas Inaugurado em… Read More
Este site usa cookies.