Para sua dúvida, uma solução! Confira a matéria da Inesquecível Casamento que tem tudo para acabar, de uma vez por todas, com todas as questões que envolvem a escolha do bolo de casamento.
O bolo de casamento é a noiva em açúcar, o ponto alto da mesa de doces. E, agora, o protagonista de uma pauta que tem tudo para encher os olhos, as bocas e os corações de vocês, que estão com o pé no altar.
Afinal, ele também é uma (pequena ou grande, literalmente!) figurinha que ainda gera um monte de dúvidas no planejamento para o grande dia. Então quem melhor do que nós, da Inesquecível Casamento, para esclarecê-las e garantir as principais dicas que envolvem esse doce detalhe?
Fique aqui e confira tudo!
SOBRE AS ESCOLHAS INICIAIS PARA O BOLO DE CASAMENTO
- Identifiquem-se com o trabalho do cake designer. Durante as reuniões, levem em consideração a quantidade de informações dadas por ele. Assim como se todas as dúvidas foram esclarecidas e, principalmente, se foi capaz de apresentar algo único e exclusivo, sem levá-los a escolher produtos de terceiros para reprodução. Ética do profissional é fundamental!
- Exponham suas ideias ao longo dos encontros. Mostrem o que gostam e o que não gostam dentro dos modelos que os profissionais apresentarem. Também tragam imagens de referência de bolos de casamento que gostam – isso facilita o caminho para entendermos melhor o estilo do casal. Ah! Se ainda não tiver escolhido o profissional, clica aqui e acesse agora nosso Guia de Fornecedores!
- Ele precisa ter a cara dos noivos, e não apenas da decoração. Incluir elementos que tragam memória afetiva faz com que o amor por ele seja eterno!
- Na dúvida… Escolham o clássico! O estilo sempre agrada e nunca sai de moda.
- Programem-se! Não existe um tempo ideal para encomendá-lo, mas o quanto mais rápido, melhor. Assim, vocês não correm o risco de perder a data por falta de agenda do profissional.
- Bê-a-bá dos sabores. É necessário saberem todos os ingredientes utilizados, para que possam ser repassados ao bufê. Os convidados devem saber exatamente o que estão consumindo, porque alguns deles podem ter alergia a algum componente, como à castanhas, por exemplo.
O QUE ENCANTA OS SENTIDOS
- Massa x recheio. Deve haver um contraste entre esses dois itens para obter um resultado que não seja óbvio – e uma explosão no paladar. Só vale lembrar que a massa e o recheio precisam se complementar – um não pode sobressair ao outro.
- Dica de ouro para eleger sabores! Selecionem os que mais gostam e sugiram que o cake designer indique as melhores combinações entre eles.
- É fundamental que case com o restante do projeto. Se destoar do restante do casamento, todo o esforço em fazer algo exclusivo e único vai por água abaixo. E ainda traz a impressão de que não foi planejado para aquele evento! Não esqueçam nunca: os trabalhos de todos os profissionais envolvidos no evento devem se complementar.
- Cake designer e decorador devem manter contato. Ter todas as informações a respeito das cores, flores, materiais utilizados etc., ajudam e muito na formação do bolo.
- Ele tem seu lugar! Apesar de minibolos, cupcakes e derivados estarem na moda, o bolo de casamento é a noiva em açúcar, é o ponto alto da mesa. Ele pode ter tamanhos variados, mas não pode ser substituído!
- Por falar em tamanho… Depende de uma série de fatores! É preciso analisar detalhes como o espaço, a decoração e até mesmo a altura dos noivos.
- Está liberado optar pelo fake! Desde que a decoração utilizada seja a mesma de um verdadeiro – ou seja, tudo em açúcar para parecer real na mesa.
- Não existe fórmula exata quando falamos de finalização. As técnicas são variadas e vão depender de cada projeto específico.
- Os topos mais indicados são… Floral ou noivinhos de porcelana fina. Biscuit jamais!
QUANTIDADE E VALORES
- Quantidade x convidados. Normalmente os profissionais calculam 100g por pessoa, mas é necessário saber tudo o que será servido durante o casamento. Porque dependendo dessas informações, essa média pode variar. Por isso lembramos: um bom profissional deve se preocupar em atender de forma correta, para que não sobre em excesso e nem gere desperdício – tanto de comida, como de dinheiro.
- Cuidado com a cultura do “se tiver muitos doces, diminua o bolo”. Essa decisão deve implicar na quantidade de convidados e também no quanto a família gosta de bolo de casamento. Às vezes ela faz mais questão dele do que dos próprios doces em si.
- A média de valores é muito variável. Um de cinco andares clássico não pode ser cobrado como um de cinco andares floral. Afinal, os trabalhos, acabamentos e a horas de execução são diferentes.
- E se o orçamento apertar… Não exagere na altura e na quantidade de flores em açúcar. Aqueles que são mais clean e clássicos ficam tão bonitos quanto e possuem um valor bem mais em conta.
A FIGURA DO BOLO DE CASAMENTO NA FESTA
- O momento ideal do corte é assim que os noivos chegam à recepção. Nessa hora, vocês ainda estão com maquiagem e roupa impecáveis, além de ser a ocasião que chama a atenção de todos os convidados.
- É essencial alinhar com o bufê a melhor forma de cortá-lo. Um corte malfeito pode deixar alguns convidados sem um pedaço.
- Bolo x sobremesa. Não é necessário servir os dois, mas ter mais de uma opção para agradar uma quantidade maior de convidados é sempre uma boa pedida.
Curtiu a matéria? Então aproveita para se inspirar em outras matérias aqui no site da Inesquecível Casamento e também nas nossas redes sociais! ☻
CRÉDITOS
1. Midori | 2. Adablberto Rodrigues | 3. Rodrigo Sack | 4. Rofolfo Santos | 5. JL Ribas Fotografia