Categories: Bebidas

Bebidas do casamento: como calcular a quantidade?

Published by
Maria Eduarda Gomes

Organizando o casamento e não sabe o que fazer com o cálculo das bebidas? Nós podemos – e vamos – te ajudar. Confira matéria completa aqui e agora!

Tão importante como o bufê são as bebidas do casamento. Elas não só caminham lado a lado com a experiência dos convidados com os demais serviços, como também a completam de maneira refrescante, deliciosa e irremediavelmente necessária.

Então é automático: todas as vezes que os noivos pensam na logística e organização de uma festa de casamento, surge a necessidade de calcular a quantidade de bebidas – alcoólicas e não alcoólicas – que o momento pede. E independentemente do tamanho ou estilo do evento! Afinal, seja um mini ou macro wedding, para além do desperdício, certos exageros podem extrapolar o orçamento sem nenhuma necessidade.

Nesse sentido, o maior dilema entre aqueles que estão com o pé no altar é encontrar o equilíbrio entre a carta de bebidas ideal para o evento versus a quantidade indicada. E apesar de parecer um bicho de sete cabeças, nós prometemos: não deixar faltar e nem sobrar bebidas no casamento é muito mais fácil do que parece.

Que tal aprender agora?

INFORMAÇÕES QUE VOCÊ PRECISA CONSIDERAR

♥ Horário, local e dia do evento

Pode parecer bobagem no início, mas depois faz todo sentido levar em consideração horário e dia do evento. Afinal, todos nós partimos de pressupostos. Por exemplo: se a festa acontecer em um sábado à noite, há grande chances de os convidados se permitirem relaxar mais – e consequentemente consumirem mais bebidas.

Por outro lado, se ele acontecer em um local afastado da cidade, em um domingo ou até algum dia útil, nós supomos que os amigos e familiares “peguem mais leve”.

♥ Tempo de duração da festa

A mesma “regra” vale aqui. Portanto, partindo dessa mesma lógica, em festa mais longa aumenta proporcionalmente o consumo de todos os serviços, inclusive de bar. Em outras palavras: quanto maior o tempo de duração, maior o consumo dos drinks alcoólicos e também não alcoólicos.

♥ Estação do ano

Sabia que a época do ano, e também o clima do dia, influenciam diretamente no consumo das bebidas? Segundo nossas pesquisas, primavera e verão pedem drinks mais leves e refrescantes, enquanto outono e  inverno priorizam os mais encorpados e quentinhos.

♥ Perfil dos convidados

Por último, mas não menos importante, os noivos devem considerar o perfil dos convidados como um fator importante para calcular as bebidas do casamento.

Explicamos: com base na lista de convidados, eles podem eliminar pessoas que não irão ingerir bebidas alcoólicas, como crianças, idosos e grávidas, por exemplo. Posteriormente, com esse mesmo foco, é preciso analisar qual a bebida de preferência da maioria dos amigos e familiares. Isso porque geralmente os profissionais indicam de quatro a seis doses por pessoa, mas essa informação pode variar de acordo com as preferências dos grupos. Daí a necessidade, inclusive, de conhecer e analisar bem quem são as pessoas convidadas para o casório!

NA PONTA DO LÁPIS: COMO CALCULAR AS BEBIDAS DO CASAMENTO

Como resultado das informações que explicamos acima, está liberado começar a falar sobre o cálculo, de fato, das bebidas do casamento. Só que como além de se dividirem entre alcóolicas e não alcóolicas, elas também seguem categorias diferentes entre si – como destilado e não destilado, por exemplo. Então listamos abaixo apenas aquelas que costumam ser unanimidade nos eventos sociais. Fique aqui para aprender!

♥ Como calcular cerveja

Existem algumas maneiras de fazer uma estimativa quanto ao consumo de cerveja. Algumas delas são:

  • Considerar 4 latas de 300 ml por pessoa OU
  • Considerar 2 a 3 garrafas de 600ml por pessoa (contando que seja a maior preferência dos convidados, além de uma generosa margem de sobra)

♥ Como calcular chope

Em contrapartida, o chope abrange uma maior quantidade de litros por pessoa. Normalmente são calculados de 1,5 a 2 litros por pessoa.

Mas também vale lembrar, para a economia dos bolsos, que 20 litros de chope rendem 66 copos de 300 ml!

♥ Como calcular champanhe ou espumante

Tome nota: cada garrafa dessas serve uma média de 7 taças. Mas, normalmente, champanhe ou espumante não são a bebida de preferência dos convidados. Sendo assim, a indicação é de fazer o cálculo de duas taças por pessoa.

Também vale lembrar que se forem servidos ao longo de todo evento, o cálculo é de 1 garrafa para cada 2 pessoas. Por outro lado, se for só para o brinde, 1 garrafa é suficiente para 6 convidados.

♥ Como calcular destilados

Assim como a cerveja e o chopp, os destilados são quase unanimidade entre as preferências das bebidas alcóolicas do casamento. Dessa maneira, vodca, whisky, cachaça, gin, tequila e tantos outros destilados devem ser calculados em uma proporção de 1 garrafa a cada 10 pessoas.

Por outro lado, se a galera for empolgada com os drinks e shots, vale diminuir esse cálculo para 1 garrafa a cada 8 pessoas. E sempre levando em consideração que vodca e whisky geralmente servem 15 a 20 doses, enquanto a tequila marca 25 e o rum de 20 a 22 doses.

♥ Como calcular vinhos

Cada garrafa de vinho enche, no máximo, 7 a 8 taças. Ou seja: o cálculo médio a ser feito é de 1 garrafa a cada 6 pessoas quando servido apenas no jantar e 1 garrafa a cada 2 pessoas se for all night long.

♥ Como calcular não alcóolicos

  • Energético: 1,5 lata de 200ml a cada convidado, levando em consideração que normalmente ele é misturado a outra bebida alcóolica.
  • Refrigerante: tomando como base o verão para a margem ser generosa, separe 1 litro por pessoa.
  • Água: seja com ou sem gás, o indicado é contar 500ml por pessoa.
  • Sucos: 400ml por pessoa se houver refrigerante e 600ml se não houver.

Se esse post foi útil para você, aproveita para acompanhar outras novidades aqui no site e no nosso perfil do Instagram!


CRÉDITOS

1. Stevez Fotografia | 2. Adriana Carolina Fotogradia | 3. Marina Fava | 4. 2 Barcos Filmes | 5. Rechtman | 6. EukaWeddings

Publicidade
Maria Eduarda Gomes

Uma sagitariana que tem a alegria como dom. É carioca, jornalista e adora ser chamada de Duda. Como uma amante incurável de sorrisos e amores, espera que seu grande dia seja repleto deles. E que, assim como ela, você se torne uma multiplicadora fiel dessa dupla!

Recent Posts

Casamento dos sonhos: Cenário de conto de fadas em Porto Alegre

Local: Catedral Metropolitana Madre de Deus de Porto Alegre. Data do casamento: 12 de outubro… Read More

% dias

Instituto 4013 by Braé: Conectando beleza e profissionalismo

Com foco no aumento de casamentos, instituto apresenta novo serviço personalizado para noivas Inaugurado em… Read More

% dias

Jardin Bisutti inaugura novo espaço de eventos no Teatro L’Occitane, em Trancoso

A inauguração será durante a programação do Festival Dança em Trancoso e promete destacar o… Read More

% dias

Bodas de Porcelana: Raquel Abdu e Guilherme celebram 20 anos de casados durante cerimônia intimista

A comemoração da união contou com a presença de amigos próximos e familiares no Hotel… Read More

% dias

Influenciadores Lucas Rangel e Lucas Bley se casam no Palácio Tangará

Em cerimônia luxuosa, noivos celebraram o amor e a união ao lado de amigos e… Read More

% dias

Casa das Canoas anuncia nova experiência gastronômica assinada por chefs premiados com estrela Michelin

A Casa das Canoas lançou uma nova experiência para seus clientes, assinada por dois renomados… Read More

% dias

Este site usa cookies.