A origem da palavra “aliança” vem do latim, do termo alligare, que significa “relação de proximidade, união”. Em outras palavras, o anel com nome de aliança é um pacto feito entre marido e esposa, que simboliza o amor, comprometimento, fidelidade, cumplicidade e eternidade.
Desde a história antiga a aliança já era utilizada como um símbolo do casamento, porém, sua trajetória possui muitas vertentes, variando de acordo com a religião e cultura de casamento que cada país possui.
As alianças confeccionadas em ouro são unanimidade entre os casais. A cor dourada representa a prosperidade, prestígio, além de ser um material de nobreza que também representa a fertilidade e a luz.
Cerca de 5.000 mil anos atrás, as alianças não eram feitas de ouro ou materiais nobres, as primeiras foram feitas em couro ou tecido, sendo utilizadas pelos egípcios, Para eles, o anel representava a vida eterna e o amor imortal, uma vez que ele formato de círculo não possui início e fim.
Ainda na cultura egípcia, utilizar a aliança no 4º dedo era o ideal, pois este dedo liga a uma veia especial que está conectada diretamente ao coração da pessoa que usa. A partir desse relato o dedo anelar tornou-se o oficial para usar a aliança até os dias de hoje.
Logo após os egípcios, os romanos adotaram o uso da aliança ao conquistar a Grécia. Com a mudança do mundo greco-romano ao cristianismo romano, utilizar a aliança na mão esquerda era algo obrigatório a todos que se casavam.
Os romanos também possuíam as mesmas crenças dos egípcios, mas além da aliança ser caracterizada como símbolo de amor, também era visto também como atributo de posse. Os homens romanos desejavam ser donos de suas mulheres ao oferecer a elas o anel.
Foi através de Alexandre, O Grande, que as alianças matrimoniais começaram a ser utilizadas na Grécia. Elas eram feitas de ferro imantado, que possui características como o ímã, com o intuito de garantir que os corações dos noivos estivessem sempre conectados, atraídos.
Você sabia que foi a partir dessa crença que surgiu a ideia de utilizar a aliança na mão esquerda, o lado que fica o coração? Pois é.
Embora tenham significados e culturas diferentes, a simbologia da aliança é muito similar em todas as culturas. No Brasil, por exemplo, o anel de noivado é usado como um pedido de casamento, uma preparação para receber a aliança matrimonial.
Em contrapartida na Europa, há alguns séculos, antes de receberem o nome de “aliança de casamento”, os anéis eram chamados de “anel de poesia”. Eram oferecidos como presente a uma pessoa querida, como um gesto de fidelidade e amor, assim como os gregos, que também utilizam o anel para agradar pessoas mais próximas.
A aliança de prata, é bastante comum de casais brasileiros e a primeira explicação para essa tradição é selar a união entre duas pessoas, porém diferenciar o estado civil.
Historicamente, a aliança de casamento é de ouro, porém é mais comum ver o banho do ouro amarelo, no entanto existem alianças de ouro branco e rose.
Em suma, podemos ver que a palavra aliança possui muitos símbolos e significados, mas todos concentram-se na mesma finalidade: expressar o amor, o companheirismo, um selo de fidelidade entre os casais.
Independente da época ou religião, esses termos foram enraizados e perpetuados até os dias atuais. A aliança representa a materialização do verdadeiro amor eterno.
Fotos: Sabrina Vasconcelos, Rodrigo Sack, Rodrigo e Cassiana, JL Ribas Fotografia
Local: Catedral Metropolitana Madre de Deus de Porto Alegre. Data do casamento: 12 de outubro… Read More
Com foco no aumento de casamentos, instituto apresenta novo serviço personalizado para noivas Inaugurado em… Read More
A inauguração será durante a programação do Festival Dança em Trancoso e promete destacar o… Read More
A comemoração da união contou com a presença de amigos próximos e familiares no Hotel… Read More
Em cerimônia luxuosa, noivos celebraram o amor e a união ao lado de amigos e… Read More
A Casa das Canoas lançou uma nova experiência para seus clientes, assinada por dois renomados… Read More
Este site usa cookies.