16 cerimonialistas do Rio que fazem acontecer!

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Redação IC

Por trás de todo evento de grande sucesso existe um cerimonialista que cuida de cada detalhe para que o grande dia saia exatamente como o planejado, do jeitinho que os noivos sempre sonharam. Da decoração ao bufê, são eles que entendem as demandas dos noivos, aconselham, organizam e fazem o dia inesquecível acontecer. Por isso, listamos 15 cerimonialistas do Rio que arrasam em seus trabalhos, transformando sonhos em realidade e você precisa conhecer. Dreams come true!

Roberto Cohen

O trabalho de Roberto Cohen nesse ramo começou por mero acaso. Ele foi convidado para realizar o casamento de uma amiga, que a elegeu para essa função por pura amizade e confiança. E essa foi a melhor escolha que ela poderia ter feito, já que foi a partir daí que um grande e reconhecido nome no mercado surgiu. A amiga indicou Cohen para mais um casal, que indicou para outro, e mais outro… e assim tudo começou. Cinco anos depois, o cerimonialista já estava sendo chamado para preparar casamentos de novela na Rede Globo e precisava ter uma empresa legalizada para dar notas fiscais. Daí surgiu a incrível Roberto Cohen Cerimonial.

IC: Tempo no mercado?

R: 35 anos.

IC: Local onde atua?

R: Rio de Janeiro 70%; Cidades adjacentes e Brasil 20%; Exterior 10%.

IC: Por que os noivos te contratam?

R: Não acho que sou diferente de ninguém, mas acho que tenho alguns diferenciais – assim como cada um tem os seus – que acredito que me tornem a pessoa certa em alguns casos. Sou antenado e atualizado com o mundo, sou rápido em responder e resolver, tenho conhecimento de várias culturas e religiões, um escritório com uma equipe comprometida  e 35 anos de experiência.

IC: Que tipo de noivos mais te procura?

R: Os casais sem tempo, que querem respostas rápidas, atualizadas, otimizações, planilhas e automações.

IC: Diferencial da empresa?

R: Entender e valorizar a escala de valores de cada casal, dando prioridade a elas e podendo assim “entregar” a cada um deles, um casamento único, exclusivo, com seu DNA e cheio de detalhes personalizados.

IC: Um bom cerimonialista precisa:

R: Um bom cerimonialista precisa ouvir muito e falar o imprescindível.

Foto: V Rebel

Claudia Couttinho

Tudo começou quando Claudia Coutinho questionou sua realização pessoal com a profissional.  Ela era advogada de família e tratava de divórcios, mas decidiu migrar para uma profissão que auxiliasse na união dos casais ao invés de assessorar as separações. Foi assim que tudo começou. Uma escolha feita através da busca do equilíbrio entre sua carreira profissional e sua ideologia pessoal. A mudança deu tão certo que Claudia segue arrasando em seus trabalhos. Ela, inclusive, foi a cerimonialista do dia do sim das celebridades Laura Neiva e  Chay Suede. Um arraso!

IC: Tempo no mercado?

C: 16 anos.

IC: Local onde atua?

C: Atuo principalmente na cidade do Rio de Janeiro. Mas eventualmente faço festas fora do Estado e do Brasil.

IC: Por que os noivos te contratam?

C: Acredito que seja uma questão de identificação pessoal. Cada noivo tem sua maneira de lidar com a pressão da produção de um casamento e eu fico muito atenta a esse aspecto. Eu e minha equipe estamos sempre disponíveis para o atendimento, pois tentamos tornar a experiência da organização do casamento algo tão prazeroso e feliz quanto o grande dia. Muitos noivos se identificam com essa nossa postura e estabelecem uma relação de confiança comigo.

IC: Que tipo de noivos mais te procura?

C: Aqueles que querem desfrutar da produção do casamento com o mínimo de preocupação. A maioria nos procura por indicações ou por terem estado em algum casamento que produzimos. Por vezes, mesmo as noivas que não eram noivas na época, relatam que decidiram que se um dia se casassem, seria com minha assessoria. São episódios que me deixam muito feliz.

IC: Diferencial da empresa?

C: Para mim, o termo “atendimento humanizado” faz muito sentido nas atividades que tratam da realização dos sonhos das pessoas. Esse é o aspecto que mais valorizamos no atendimento aos nossos noivos.

IC: Um bom cerimonialista precisa:

C: Transmitir o máximo de segurança e responsabilidade através da assessoria. A razão da contratação é justamente ter com ela a certeza das escolhas mais assertivas, além da tranquilidade em saber que a produção do evento estará em boas mãos no antes, durante e depois.

Flavia Cavaliere

A Cerimoniale, empresa de Flavia Cavaliere, é a catarse de toda a sua vida. Suas experiências profissionais e de vida estão lá todos os dias, se expressando em cada detalhe. Flavia era bailarina clássica profissional e sua história no ramo de organização de eventos começou aos 20 anos, quando foi surpreendida por uma aluna do balé que a convidou para montar seu cerimonial de 15 anos. Ela queria um espetáculo, e assim foi feito. A partir daí, surgiu outra aniversariante, e mais outra, e mais outra, e em dois anos, Flavia já tinha assessorado 10 festas de 15 anos, festas essas que foram as responsáveis pela sua descoberta de que elas e os espetáculos tinham muito em comum.

IC: Tempo no mercado?

F: Na dedicação exclusiva ao mercado de festas, são 19 anos.

IC: Local onde atua?

F: Atuo bastante na capital do Rio de Janeiro, mas com a crescente demanda para Destinations Weddings, temos feito muitos casamentos na Serra, na Costa Verde, e Região dos Lagos. Adoramos colocar os caminhões na estrada e realizar sonhos onde eles estiverem.

IC: Por que os noivos te contratam?

F: Escuto sempre deles que transmito segurança. Não são só os noivos que casam. A família toda casa (risos). Faz parte da nossa rotina profissional entender isso. Nós temos certeza do resultado, mas a noiva não é profissional de casamento e está vivendo o momento mais importante de sua vida. Tratar esses momentos de ansiedade com carinho e transmitir a confiança de que as coisas estão sob controle fazem toda a diferença.

IC: Que tipo de noivos mais te procura?

F: Não existe um único perfil. Mas no geral, clientes que se identificam com um profissional mais prático, afinal, tempo é algo precioso hoje em dia e assertividade é fundamental. Casamento é um evento complexo e envolve protocolos, muitos profissionais, sonhos e altas expectativas. O carinho entre a gente é um grande ingrediente nessa caminhada até a festa.

IC: Diferencial da empresa?

F: Comecei minha carreira na produção de eventos artísticos, o que certamente contribuiu muito para me tornar uma profissional mais completa e com ampla visão de estética e cenografia. Conceber e realizar o espetáculo com muita disciplina, competência técnica e uma boa dose de amor é fundamental para que não falte aplausos no  “fechar das cortinas”.

IC: Um bom cerimonialista precisa:

F: Reunir habilidades multidisciplinares: ser um bom administrador, e também um pouco psicólogo. Ter criatividade, conhecimento do mercado e a capacidade de encantar. Afinal de contas, saber o que é certo e mais indicado, mas não conseguir convencer ninguém disso é um desastre! O profissional perde as rédeas do projeto. Um evento é sempre único. Não dá para consertar no dia seguinte. Então, um bom cerimonial precisa ser qualificado, sensível aos anseios do cliente e competente.

Foto: Fabricia Soares


Foto: Daud Paucha

Ricardo Stambowsky

A história de Ricardo Stambowsky com o universo do cerimonial começou de maneira inesperada. Formado em direito e jornalismo – duas profissões distantes da área de organização de eventos – foi chamado, em 1987, para um grande casamento com 2000 convidados no magnífico Belmond Copacabana Palace. Adivinha o resultado? Uma festa de muito sucesso. A partir daí, o mais novo cerimonialista começou a receber muitas solicitações para assessorar casamentos e festas de 15 anos e segue até hoje arrasando em cada um de seus trabalhos.

IC: Tempo no mercado?

R: 33 anos

IC: Local onde atua?

R: A maioria das festas que faço são na cidade do Rio de Janeiro, mas já houveram eventos em Angra dos Reis, Petrópolis, São Paulo e até em Paris.

IC: Por que os noivos te contratam?

R: Acredito que por sempre dar o meu melhor.

IC: Que tipo de noivos mais te procura?

R: Não tem um tipo específico. Já assinei cerimonial de festas bem sofisticadas assim como de festas muito modestas. Todas muito elegantes e divertidas.

IC: Diferencial da empresa?

R: Minha dedicação total a cada evento como se fosse o único.

IC: Um bom cerimonialista precisa:

R: Ter muita segurança do seu metier e demonstrar isso para o cliente.

Raquel Abdu

Raquel sempre gostou de organizar festas e recepcionar pessoas, e por isso, foi convidada por uma amiga para trabalhar em sua empresa de cerimonial na cidade de Petrópolis. As duas trabalharam juntas em muitos eventos deslumbrantes e Raquel se aperfeiçoou cada vez mais na área. Quando a cerimonialista se mudou para a Região dos Lagos, seguiu carreira solo e abriu a sua própria empresa, a Raquel Abdu Assessoria e Cerimonial, onde ela e o marido são sócios e atuam com o propósito de fazer acontecer! Casamento na praia é sua especialidade e seu portfólio é repleto de weddings magníficos.

IC: Tempo no mercado?

R: 16 anos no mercado de eventos e 12 anos com a minha própria empresa.

IC: Local onde atua?

R: Por sermos especialistas em Destination Wedding, atuamos em qualquer estado ou país.

IC: Por que os noivos te contratam?

R: Quando você procura algo específico de um determinada área, você sempre vai procurar um especialista no assunto. No meu caso, sou especialista em Destination Wedding. Isso traz a segurança para os noivos que nos procuram. A contratação de quem é especialista no assunto é algo de muita valia.

IC: Que tipo de noivos mais te procura?

R: Organizo casamentos de noivos que desejam oferecer aos convidados muito mais que cinco ou 6 horas de festa. É um final de semana inteiro de comemorações. Então acredito que os que mais me procuram são aqueles que buscam um fim de semana perfeito, bem organizado, com muita diversão e cercado de bons profissionais que irão garantir o sucesso da festa.

IC: Diferencial da empresa?

R: Somos uma empresa que desenvolve projetos de Assessoria de forma muito personalizada e que respeita o que é prioridade para cada casal. Para nós, o processo de organização e construção da estrutura do casamento é muito, muito importante! O cerimonial do dia também é de suma importância, mas é executado com maestria e de forma tranquila devido a excelência desenvolvida no processo de planejamento. Somos sentimento, dedicação, trabalho e busca por serviços que traduzam exatamente o que nosso cliente deseja.

IC: Um bom cerimonialista precisa:

R: Conhecer a fundo a necessidade, o estilo e as expectativas dos noivos. É preciso definir orçamentos, indicar fornecedores em que confia, e acompanhar cada detalhe do planejamento, seguindo sempre o desejo do casal. Disponibilidade, responsabilidade, paixão pelo que faz, bom senso para orientar o cliente a tomar as decisões de forma assertiva e ter uma excelente lista de parceiros para que somando forças possam entregar um evento perfeito, são elementos essenciais que um bom cerimonialista precisa ter.

Foto: Salamonde Fotografias

Yasmin Eventos

A relação de Yasmin com eventos é praticamente hereditária. Seus pais trabalhavam com festas e isso fez com que a cerimonialista se apaixonasse por esse universo. Foi o amor no sangue que a fez se especializar na área e seguir por aí realizando sonhos.

IC: Tempo no mercado?

Y: 5 anos.

IC: Local onde atua?

Y: Todo o Estado do Rio de Janeiro e Destinations Wedding em todo o Brasil.

IC: Por que os noivos te contratam?

Y: Alguns dizem que passo segurança e tranquilidade, além do conhecimento necessário para exercer minha profissão.

IC: Que tipo de noivos mais te procura?

Y: Jovens de 20 a 30 anos. Muitos que querem casar ao ar livre, mas os clássicos também me procuram

IC: Diferencial da empresa?

Y: Excelência

IC: Um bom cerimonialista precisa:

Y: Ter comprometimento com o sonho do cliente.

Carine e Gil

A parceria Carine e Gil começou a partir de um desafio proposto por uma noiva que tinha conhecido Carine através de uma prima. Tal noiva queria um cerimonial diferente dos que haviam disponíveis na época e com experiência no universo judaico. A festa era para 800 convidados e, por isso, precisava de uma grande ajuda. Foi então que Gil foi convidada para organizar esse grande dia ao lado de Carine. Como a cerimonialista não sabe dizer não a um desafio, formou-se a dupla que fez o casamento ser um sucesso. Desde então, os dois seguem com a sociedade e continuam realizando sonhos por aí.

IC: Tempo no mercado?

C & G: 12 anos

IC: Local onde atua?

C & G: Rio de Janeiro e Destination Wedding com foco em Israel.

IC: Por que os noivos te contratam?

C & G: Porque querem uma festa surpreendente, onde independente da verba total disponível para o seu evento, conseguem ter a certeza que na nossa administração o evento será um sucesso.

IC: Que tipo de noivos mais te procura?

C & G: São dois nichos, em dois extremos. O primeiro são pessoas que valorizam a experiência na cultura judaica. Por outro lado, toda a trajetória do Carine e Gil cerimonial, com tanto cuidado em cada evento executado, acabam surpreendendo os convidados, o que leva a uma grande busca de outros segmentos. Em todos os estilos de eventos, o que sempre buscamos é seguir o inusitado, trazer novidades e encontrar a harmonia.

IC: Diferencial da empresa?

C & G: Trabalhar incansavelmente para realizar a idealização dos noivos de forma devidamente programada, e para que o processo seja leve e alegre. Além disso, somos uma dupla com personalidades e visões diferentes. Essa diversidade e troca diária são, sem dúvida, enriquecedora para os eventos.

IC: Um bom cerimonialista precisa:

C & G: De experiência, paciência, amor e muita responsabilidade com o evento que está executando. Nossa função é criar uma unidade para a festa e aplicar o investimento dos noivos com sabedoria para surpreender os convidados.

Renata Vaamonde

Organizada, dedicada e apaixonada pelo que faz. Esses são os traços pelos quais Renata Vaamonde era reconhecida, traços esses que são características indispensáveis em um cerimonialista. Prova disso foi a realização de seu primeiro evento, quando um casal de amigos que estavam noivos lhe deu a grande responsabilidade de organizar o dia do sim. Com o sucesso do grande dia, Renata ingressou no mundo do cerimonial e não parou mais. Em 2016, criou o curso Construindo Sonhos, voltado para profissionais do seu segmento interessados em se aprofundar no universo wedding. A iniciativa surgiu através da união de duas paixões: o mercado de casamentos e a arte de ensinar, já que a profissional é professora, formada em Letras pela UFRJ.

IC: Tempo no mercado?

R: São 5 anos no mercado de eventos do Rio de Janeiro e 3 anos realizando um curso de organizadores de eventos ao redor do Brasil.

IC: Local onde atua?

R: Cidade do Rio de Janeiro, Região Serrana e Região dos Lagos.

IC: Por que os noivos te contratam?            

R: Os noivos precisam de tranquilidade e atenção para organizar o dia mais feliz de suas vidas. Sendo assim, a grande maioria procura minha empresa por questão de segurança, tranquilidade e cuidado com os detalhes.

IC: Que tipo de noivos mais te procura?

R: Noivos detalhistas, criativos e apaixonados por organização.

IC: Diferencial da empresa?

R: Dedicação e inovação contínua nos serviços prestados e o acompanhamento total desde a contratação até o grande dia.

IC: Um bom cerimonialista precisa:

R: De organização, cuidado e atenção com todos os detalhes do grande dia.

Foto: Tathi Carvalho Fotografia


Foto: Vinicius Donha Fotografia

Claudio Tironi

Claudio Tironi trabalhava como administrador em um atelier de alta costura e, durante essa fase de sua vida, se encantou pelo mercado de casamento. Por ser conhecido como uma pessoa extremamente organizada, diziam ao seu redor, em tom de brincadeira, que ele seria um excelente cerimonialista. E não é que estavam certos? Certo dia, Claudio foi chamado por um cerimonialista para ser seu assistente em alguns eventos, e foi assim que tudo começou. Em 2009, depois de algum tempo de experiência organizando dias inesquecíveis, ele abriu sua própria empresa de assessoria e cerimonial.

IC: Tempo no mercado?

C: 11 anos

IC: Local onde atua?

C: Atuamos principalmente na cidade do Rio de Janeiro, Região Serra e Búzios, mas já fizemos casamentos fora do Estado também.

IC: Por que os noivos te contratam?

C: As noivas me contratam pelo atendimento diferenciado que presto. Tudo é conversado diretamente comigo e não com os meus assistentes, como acontece com grande parte dos cerimoniais. Trato cada festa como se fosse única na minha empresa, e não como mais um número na caixa de contratos assinados. Faço um planejamento junto aos noivos e um cronograma para o grande dia. Coloco cuidado, amor, e respeito ao sonho do casal em cada detalhe que administro.

IC: Que tipo de noivos mais te procura?

C: Não tenho tipo específico. Faço desde os casamentos clássicos e imponentes até os descontraídos com o pé na areia. O que importa é realizar o sonho do casal de acordo com suas vontades e dentro do seu orçamento.

IC: Diferencial da empresa?

C: Procuramos sempre organizar o casamento de forma que tenha a cara e a vibe do casal. personalizando cada detalhe desse dia único. São eles que fazem a diferença.

IC: Um bom cerimonialista precisa:

C: Escutar muito e ter paciência, pois não é fácil administrar sonhos. Tudo isso entra muito no emocional dos noivos  – principalmente da noiva – e precisamos ouvi-los para entender o que buscam em nossos serviços. Também precisa ter planejamento e organização. São muitos detalhes e nada pode ser esquecido, afinal, um aniversário podemos fazer outro ano seguinte, mas casamento, com exceção do Fábio Júnior que já casou 30 vezes, só faremos um e não poderemos errar.

Dark Costa

Após alguns anos trabalhando como assistente em um cerimonial do Rio de Janeiro, Dark Costa viu a necessidade de crescer profissionalmente e decidiu que estava na hora de caminhar com seus próprios pés. Durante uma festa de casamento em que foi convidada, reencontrou uma amiga de trabalho atuando como cerimonialista. As duas conversaram e Dark comentou que amava o mundo de eventos. E foi aí que tudo consolidou. A amiga a convidou para fazer um evento e, desse dia em diante, ela nunca mais parou.

IC: Tempo no mercado?

D: 13 anos

IC: Local onde atua?

D: Eu vou para onde me contratarem. Atualmente os lugares que mais faço são Rio, Búzios, Serra e já atuei no Vale do café.

IC: Por que os noivos te contratam?

D: Sou dinâmica, comunicativa e muito sincera. De uma certa forma, isso te aproxima muito do cliente. Eu sempre vejo a melhor opção dentro do que os noivos querem. A gente acaba criando uma relação de amizade, e não apenas de negócios. Essa é uma essência da minha marca que não pretendo mudar.

IC: Que tipo de noivos mais te procura?

D: Não tem uma regra. Atendo noivos de diversos perfis, desde os que querem casamento em igreja aos mais descolados. Dos que estão casando aos 24 aos que estão casando aos 40. Tem de tudo um pouco.

IC: Diferencial da empresa?

D: Acredito que eu ter me encontrado nessa profissão é tão nítido que consigo expressar esse amor para os noivos no primeiro encontro. Mas o diferencial mesmo é que eu adoro ajudar e isso acaba conquistando meus clientes.

IC: Um bom cerimonialista precisa:

D: Fazer uma boa leitura do que o cliente deseja e do que ele pode oferecer. Temos os dever de falar para o cliente o que dá ou não, o que cabe ou não no orçamento. Isso não é impor nenhuma regra, é ser franco e parceiro dos clientes. Isso não só fideliza como faz com que eles saibam que podem confiar plenamente em você.

Paula Rocha

Paula Rocha entrou para o mundo do dia do sim como recepcionista de uma empresa referência de casamentos na época. Logo, a atual cerimonialista se apaixonou pelo universo de eventos, mas os casamentos sempre foram seus xodós. Durante anos, ela conciliou essa paixão com outra profissão, até o dia em que resolveu se dedicar inteiramente à realização de sonhos, começando a sua própria história na carreira. 2007 foi o ano em que ela alcançou esse voo e, desde então, está à frente de sua própria empresa de assessoria e cerimonial.

IC: Tempo no mercado?

P: Esse ano completo bodas de prata no mundo casamenteiro. São 25 anos desde meu primeiro evento como recepcionista em 1995. Com a minha empresa de cerimonial, são 13 anos.

IC: Local onde atua?

P: Depois de anos fazendo vários eventos fora do Rio, tenho optado por trabalhar apenas na capital.

IC: Por que os noivos te contratam?

P: Acredito que pela segurança e confiança que passo através da minha experiência e comprometimento com cada evento, pelo trabalho personalizado, pela dedicação e pelo carinho que tenho com cada sonho que sonho junto.

IC: Que tipo de noivos mais te procura?

P: Tenho todo tipo de procura, mas talvez chegue mais a mim os noivos que enxergam no meu trabalho uma leveza e alegria na condução de todo o processo. Sendo mais clássicos ou não, o importante é rolar a empatia de lá e de cá para o “nosso” casamento acontecer.

IC: Diferencial da empresa?

P: A sensibilidade para entender os desejos dos noivos – mesmo aqueles que nem sabiam que tinham – e transforma-los em realidade, dentro de cada possibilidade. Não posso esquecer da minha equipe e rede de parceiros/fornecedores de confiança e qualidade que conto hoje. Um grande trunfo do qual me orgulho.

IC: Um bom cerimonialista precisa:

P: Organização, atenção, dedicação, carinho, experiência para lidar com o previsto e imprevisto, presença em cada detalhe, humildade para entender que sozinho nada podemos e que a cada evento, vamos aprender algo e voltar para casa com mais bagagem para o próximo.

Rosi Medeiros

A história de Rosi Medeiros no mundo do cerimonial começou há 19 anos, quando a cerimonialista se formou em design de interiores e se apaixonou por decorações de casamento. Esse foi o gatilho para a partir de então, se aperfeiçoar em cursos e palestras e começar a assessorar noivas para o grande dia. 
IC: Tempo no mercado? 
R: 19 anos
IC: Local onde atua?
R: Atuo no Rio de Janeiro, mas também faço Destination Weddings em outras capitais.
IC: Por que os noivos te contratam?
R: Porque sentem confiança no que faço e falo. Criar empatia com o casal é essencial para um bom relacionamento.
IC: Que tipo de noivos mais te procura?
R: Noivos contemporâneos que gostam de casamentos integrados à natureza, que a tenham como moldura para o tão esperado dia do sim.
IC: Diferencial da empresa?
R: Meu diferencial é criar vínculo com o casal para tratar o casamento deles como se fosse o meu, dar dicas valiosas para não caírem em armadilhas e saber ter jogo de cintura com os fornecedores e expertise no dia do evento para antecipar possíveis problemas.
IC: Um bom cerimonialista precisa:
R: Ter conhecimento sobre várias religiões e crenças, ser organizado com prazos, ser rápido nas respostas – já que os noivos não têm tempo a perder, ser digital e antenado sobre as tendências do mercado e, exclusivamente no nicho integrado à natureza, saber muito sobre o clima: tempo, ventos, luz… É essencial para não perder nenhum timing do evento.

Flavia Ricobello

Conversando com amigas que estavam se casando há 16 anos, Flavia Ricobello percebeu que faltavam cerimonialistas jovens e que entendessem o novo perfil de casamento que os noivos queriam. Naquela época, o mercado era formado por poucos profissionais na área, e muitos deles, que já trabalhavam há anos no ramo, acabavam não percebendo que diversos noivos optavam por novidade. Foi a partir desse fato que Flavia decidiu abrir sua empresa de cerimonial e entender o modo como os noivos pensavam e gostariam de comemorar o seu dia especial.  Desde então, ela segue por aí realizando sonhos.

IC: Tempo no mercado?

F: 16 anos

IC: Local onde atua?

F: Atuo principalmente no Estado do Rio de Janeiro. Mas caso os noivos tenham interesse, podemos sair do Estado e organizar um Destination Wedding fora e dentro do país.

IC: Por que os noivos te contratam?

F: O perfil do nosso trabalho é bem prático e fácil de trabalhar. Deixamos os noivos super a vontade para dizer o que sonham e participarem efetivamente de todos os preparativos. Acredito que por isso eles acabam se identificando com o perfil do nosso trabalho, e todo o processo de escolha acaba sendo muito simples e prazeroso.

IC: Que tipo de noivos mais te procura?

F: Não consigo definir um perfil específico para nossos noivos. Não trabalho com um estilo específico de casamento. Fazemos desde mini-weddings a casamentos grandes. Temos propostas que e adequam a estilos diferentes.

IC: Diferencial da empresa?

F: Nosso maior diferencial é entender que casamento não é uma forma de bolo, que tem uma receita a ser seguida e não se pode alterar. Cada casal tem seu perfil e seus desejos, e é preciso fazer com que seu sonho funcione e seja perfeito.

IC: Um bom cerimonialista precisa:

F: De experiência, competência, jogo de cintura e uma equipe bem preparada.

Elizabeth Amaral

Elizabeth Amaral é graduada em pedagogia e exerceu a função de orientadora e coordenadora de atividades educacionais em escolas e faculdades, além de ter sido proprietária de uma livraria. Com o passar dos anos, ela percebeu que não apenas tinha vocação para a organização, mas também para lidar e liderar pessoas, obtendo grandes êxitos com os eventos que organizava nas instituições em que trabalhava. Ao sentir que casamentos e festas, muitas vezes, não tinham uma boa infraestrutura, a cerimonialista mergulhou em pesquisas no assunto e descobriu uma nova paixão. Foi então que decidiu se entregar ao mundo do cerimonial e fazer diversos cursos de capacitação, entre eles o de cerimonial social, etiqueta, marketing, e coaching pessoal e profissional. Além disso, Elizabeth participou de diversos eventos da área, como o Encontro Nacional de Chefes de Cerimonial e a Convenção dos Cerimonialistas e Mestres de Cerimônias. Tudo para estar em constante aprendizado e se tornar a excelente profissional que é.

IC: Tempo no mercado?

E: Mais de 20 anos.

IC: Local onde atua?

E: Já atuei em diversas localidades, mas me especializei em casamentos na Região Serrana do Rio. É fácil ficar apaixonada por essa ideia. Clima frio, contato com a natureza, paisagens lindíssimas em meio às montanhas, o céu de um azul inigualável, sem falar da gastronomia maravilhosa. Tudo isso faz com que o clima de romance esteja presente em tudo. Por isso é um Destination Wedding tão procurado. Inclusive, justamente pela distância, são cerimonias menores e superaconchegantes, então acaba sendo uma oportunidade de reunir os familiares e padrinhos começando com a hospedagem em uma bela pousada na sexta-feira, e terminando só no domingo com um incrível almoço.

IC: Por que os noivos te contratam?

E: O casamento, seja uma simples cerimonia ou um grande evento, é algo que mexe com as emoções dos noivos e familiares. Nesse momento, confiança, segurança, leveza, classe, requinte e muita sabedoria são imprescindíveis. Essa é minha marca! Os noivos sabem que eu e minha equipe estaremos lá antes, durante e depois.

IC: Que tipo de noivos mais te procura?

E: Noivos que buscam realizar um sonho, um momento inesquecível para eles, familiares e amigos.

IC: Diferencial da empresa?

E: Como cerimonialista social, meu trabalho é planejar, organizar e coordenar TODOS os detalhes de um evento, e, tornar o dia tão sonhado em uma experiência inesquecível. Tudo sem que haja maiores preocupações. O meu empenho é fazer com que meus clientes fiquem tranquilos e tornem-se convidados de sua própria festa.

IC: Um bom cerimonialista precisa:

E: Acolher e respeitar as ansiedades e expectativas dos noivos e familiares, primar pelo cuidado e atenção aos detalhes, permitir satisfação plena dos clientes e apresentar habilidade intuição e experiência.

Foto: Clara Sampaio


Foto: Jean Gusmão Yoshii

Manuella Gonçalez

Manuella Gonçalez sempre sonhou em trabalhar com algo relacionado a moda, decoração e beleza. Quando se casou, descobriu que a área de eventos comtemplava dentro de todos esses ninhos. Sua vontade não surgiu em meio ao frisson do status noiva. Ela se apaixonou pela organização e o planejamento do casamento em si: o fato de ter o domínio sobre a decisão de cada detalhe, cada mudança e cada parte daquele roteiro. Ela se encantou com a expectativa de fazer com o que os convidados vivessem uma experiência única. Foi então que a cerimonialista decidiu se jogar na profissão que unia seus propósitos e se especializou para que fosse reconhecida no mercado da maneira que almejava, através de projetos deslumbrantes.

IC: Tempo no mercado?

M: 5 anos.

IC: Local onde atua?

M: Em todo o Brasil e também no exterior.

IC: Por que os noivos te contratam?

M: Porque prestamos um serviço boutique de assessoria, com número de eventos limitado por ano, para que sejam realizados de forma completa e customizada para cada cliente. Não trabalhamos com planilhas prontas ou time de fornecedores pré-estabelecido. As indicações são individuais e respeitam o estilo, perfil e budget do evento bem como a personalidade dos noivos.

IC: Que tipo de noivos mais te procura?

M: Os noivos que nos procuram buscam exclusividade no trato e nas escolhas. São clientes que desejam eventos únicos, de extremo bom gosto e qualidade operacional impecável.

IC: Diferencial da empresa?

M: Nosso diferencial é otimizar o tempo do cliente. Hoje, 75% dos nossos clientes moram fora do RJ.

IC: Um bom cerimonialista precisa:

M: Um bom cerimonial entrega segurança, facilidade na contratação, discrição e atendimento minucioso no dia do evento.

Casamento Camila Queiroz e Kleber Toledo – Foto: Rodrigo Sack


Daniela Siani

Daniela Siani sempre organizou as festas da família. Bodas de Prata dos seus pais, aniversário e até sua festa de formatura na faculdade de economia já estavam em seu portfólio. Depois de 10 anos trabalhando no mercado financeiro, a cerimonialista e decoradora  percebeu que não era aquele ramo que fazia seu coração bater mais forte. Foi então que decidiu arriscar e fazer a diferença: abriu a própria empresa de turismo e eventos – suas duas paixões. Em pouco tempo, os eventos cresceram de tal forma que Daniele passou a se dedicar somente a eles e segue arrasando em cada um de seus projetos.

IC: Tempo no mercado?

D: 18 anos.

IC: Local onde atua?

D: Todo o Estado do Rio de Janeiro.

IC: Por que os noivos te contratam?

D: Pela segurança e transmito, pelo modo como trabalho, pelo meu histórico, conhecimento de mercado e posicionamento.

IC: Que tipo de noivos mais te procura?

D: Os que mais me procuram são os que não têm tempo, que tem a vida corrida e querem uma profissional comprometida, acessível e assertiva. São basicamente casais que bancarão a parte ou totalmente o casamento e querem estar a par do funcionamento do mercado.

IC: Diferencial da empresa?

D: Nosso principal diferencial é trazer a linguagem corporativa, juntamente com ferramentas de gestão de projetos, para um meio ainda muito informal e pouco profissional em sua linguagem. Atuamos como uma consultoria, avaliando as escolhas dos noivos e nos comp+rometendo com os resultados.

IC: Um bom cerimonialista precisa:

D: De organização e planejamento, que basicamente engloba conhecimentos sobre protocolo, etiqueta, logística e orçamentos. E nada melhor que a experiência para embasar esses pontos tão importantes.

Foto: Kyra


Foto: Kyra




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