1. Home
  2. /
  3. Colunas
  4. /
  5. Viagem Inesquecível
  6. /
  7. Quebec, um pedacinho da...

Quebec, um pedacinho da França no Canadá

por Redação IC
12 ago, 2016

A civilização francesa na América do Norte começou  quando o francês Samuel de Champlain, em 1608, fundou a Nova França na região leste do Canadá. Hoje Quebec, a mais linda cidade francesa do Canadá, nos lembra as “villes de France” em cada rua, cada casa, cada cantinho da Vieux-Quebec . Eu me senti na França durante todos os dias em que passei nessa região, ouvindo francês o tempo todo, língua oficial do Canadá, além do inglês. A culinária, a arquitetura, os hábitos e costumes também têm origem na civilização  francesa.

Vista de Quebec com o Chateau de Frontenac ao fundo Foto Roberto PereiraRua em Vieux Quebec Foto Roberto Pereira

Quebec está dividida em “Cidade Velha”, de 1608, e “Cidade Nova”, de 2000. A mais encantadora e interessante é a Vieux-Quebec, de rica cultura e belas paisagens, tanto assim que é Patrimônio da Humanidade da Unesco. Tem a Haute Ville, cidade alta, e a Basse Ville, cidade baixa,  que são ligadas por um bonde, mas também podemos ir de uma para outra pelo funicular ou pelas escadas, é mais pitoresco!

La Promenade des Gouverneurs Foto Roberto PereiraEscadas na Basse Ville com o Fairmont Chateau Frontenac no alto Foto Roberto Pereira

Vieux-Québec  é a única cidade fortificada na América do Norte, as muralhas e a Cidadela foram erguidas para proteger a cidade dos invasores americanos há mais de 200 anos. Fizemos um belo passeio por lá, começando na imponente Porte Saint-Jean  e caminhando até a Citadelle, que  fica no cume do Cap Diamant, onde se se tem uma vista espetacular da cidade de Quebec e do rio São Lourenço. Conhecemos a fortaleza, o Musée Royal 22e Régiment, regimento ativo até hoje, e a Residencia do Governador Geral da Cidadela, numa visita guiada. Achei comovente a tradição de todos os dias, na capela, um dos soldados ler os nomes dos mortos em combate, terminando com o lema do regimento e da cidade: “Je me souviens” (Lembro-me)… a História está em toda parte, é  uma viagem no tempo inesquecível!

Porte Saint-Jean Foto Roberto PereiraCitadelle de Quebec Foto Roberto Pereira

Ficamos deslumbrados com o charme das ruas de Vieux-Quebec em estilo europeu e foi muito prazeroso conhecer essa parte da cidade caminhando pelas suas encantadoras ruas.

Haute Ville Quebec Foto Roberto PereiraBasse Ville  no alto Fairmont Chateau de Frontenac  Foto Roberto Pereira

Uma das mais atraentes ruazinhas de Quebec é a Rue du Tresor, na Haute Villeum pequeno quarteirão onde os artistas expõem e vendem quadros, a maioria com temática da região de Quebec.

Rue du Tresor Quebec Foto Roberto Pereira

Restaurante, bistrôs, galerias de arte, lojinhas de souvenirs espalham-se pela Vieux-Quebec e atraem turistas de todo o mundo e de todas as idades.

Um restaurante na Basse Ville Quebec Foto Roberto PereiraUma loja em Vieux Quebec Foto Roberto Pereira

Na Haute Ville fica o conhecido e luxuoso hotel Fairmont Château Frontenac, com bonita arquitetura e em localização privilegida, sua foto está em quase todos os cartões postais de Quebec, mesmo que não fique hospedado nele, vale conhecer este castelo de contos de fada.

Fairmont Chateau de Frontenac detalhe da fachada  Foto Roberto PereiraLobby Fairmont Chateau Frontenac Foto Roberto Pereira

Não deixe de beber um aperitivo no bar ou jantar no seu restaurante, admirando a paisagem, enquanto saboreia pratos da culinária francesa ou alguns da culinária “québécois” como o delicioso prato típico: Poutine ou as carnes de frango gaulês, de cervo, de veado, de ema, de cordeiro ou o salmão fresco.

Bar do Fairmont Chateau Frontenac Foto Roberto Pereira

Colina Parlamentar tem belos jardins, fontes, monumentos e esculturas, nela fica o majestoso edifício do Parlamento, se quiser conhecê-lo há visitas guiadas gratuitas durante o dia.

Passear de charrete em volta da Colina é um programa bem turístico e super agradável.

Passeio de charrete Colina do Parlamento Foto Roberto Pereira

Na província de Quebec o catolicismo é a religião predominante, por isso há belas igrejas e santuários por toda a região. Na cidade de Quebec uma das mais bonitas é a Igreja Notre-Dame-des-Victoires, em estilo francês, que após cada um dos vários incêndios era reconstruída.

Para quem ficar vários dias na cidade há muitas outras atividades como conhecer o Morrin Centre, que foi a primeira prisão de Quebec ou o Musée de la Civilisation, o mais popular, sempre com excelentes exposições ou o Plaines d’Abraham, que fica no parque do Champs-de-Bataille, é a maior área verde da cidade, como o Central Park em New York ou o Hyde Park em Londres.

A romântica Quebec nos encantou, é linda e harmoniosa, toda arrumadinha e colorida, além disso é alegre, com festivais de verão, que reúnem muitos jovens. Como Vieux-Quebec é pequena passeamos  sem cansar, ou seja,  é um lugar não só para casais em lua de mel, mas também para os mais velhos que querem apreciar com calma as coisas belas da vida.

Detalhe em Quebec Foto Roberto Pereira

Conheça Quebec e aproveite ao máximo essa cidade mágica e apaixonante. Se quiser viajar sem preocupação com passeios e hospedagem, consulte as agências de viagem e hotéis que a Inesquecível Casamento recomenda no Guia de Fornecedores e peça um roteiro personalizado, para você.

Publicidade
Redação IC

Redação IC

Publicidade
Publicidade