Quer viajar para Flórida? Descubra St Petersburg, a alegre Sunshine City da região, com praias e parques, um excelente destino para lua de mel e viagens românticas.
St. Petersburg fica na costa da Flórida, ao lado do Golfo do México. É conhecida como “Sunshine City” porque o sol brilha, em média, 360 dias no ano, por isso suas praias são muito procuradas pelos turistas. Para chegar à cidade, atravessamos a espetacular Sunshine Skyway Bridge, considerada a terceira mais bonita ponte do mundo!
Fiquei surpresa com os parques e museus de St Petersburg, como são lindos e bem cuidados… aliás a cidade toda! É um lugar charmoso e agradável, com muitas atrações, sem contar a marina, onde barcos e iates param a fim de que os turistas navegantes possam aproveitar os encantos de St Petersburg.
O museu mais bonito e famoso é o The Dalí Museum, Museu de Dalí. Sua arquitetura é incrivelmente fantástica e tem a maior coleção de obras de Salvador Dalí fora da Espanha. Se não houvesse mais nenhuma outra atração em St Petersburg, este museu já valeria a viagem!
O Museu nasceu da paixão de um casal americano, A. Reynolds e Eleanor Morse, pela arte de Salvador Dalí, ao longo dos anos foram adquirindo as obras de arte de Dalí chegando a centenas delas. Depois doaram o acervo ao advogado Jim Martin, de St. Petersburg com a condição de que ele mantivesse todas as obras reunidas, e assim foi feito, nascendo, então, o Museu Dalí.
São três andares, no térreo, além do jardim exterior, estão o café, a loja e a bilheteria, junto com o bilhete vem um Audio Tour, excelente para entendermos melhor os quadros e esculturas de Salvador Dali, este gênio catalão surrealista. O café Gala, cujo nome é uma homenagem à esposa de Dalí, apresenta um menu de “tapas”, sopas gallegas, sanduíches e saladas. Na loja há inúmeras peças interessantes inspiradas na obra de Dalí, os preços variam conforme o material.
O Museum of Fine Arts St Petersburg é interessante e vale a pena visitá-lo quando se passa mais tempo na cidade. Instalado num belo prédio, fica no centro, junto aos parques e marinas. Tem obras de Monet, Rodin, O’Keeffe e muitos outros, assim como peças da arte grega e romana antiga, asiática, africana, arte das Américas e arte nativa americana.Tem sempre exposições itinerantes com coleções particulares de pinturas e fotografias, no site oficial tem a programação de todas as atividades, inclusive para crianças. No MFA Café há um menu gourmet para almoço e também sucos e refeições ligeiras.
Quando estivemos em Seattle conhecemos a obra de Dale Chihuly, um escultor de vidro que nasceu no estado de Washington, bem perto de Seattle. Visitamos o Chihuly Garden and Glass e ficamos impressionados com a beleza dos trabalhos excepcionais em vidro soprado, como os de Murano. Qual não foi nossa surpresa ao descobrir que em St Petersburg há um espaço, Chihuly Collection, no Morean Arts Center, onde obras de Chihuly estão expostas, algumas podem ser compradas. Recomendo a visita, vale a pena apreciar as belas peças.
Ficamos hospedados no Hotel Avalon, um hotel butique sem luxo. O lobby foi o mais diferente que já vi, com uma decoração sui generis em neon, um estilo retro-chic, os quartos são charmosos. A diária é bem acessível, inclui café da manhã e estacionamento, como cortesia, vinhos e queijos aguardam os hóspedes no check in e em todas as tardes. Gostei!
St Petersburg é uma cidade que agrada a todas as idades, há muito o que fazer, além dos museus, das praias com areia branca e água cristalina, passeios de barco, de bicicleta ou caminhadas ao ar livre, têm uma animada vida noturna com bares, cafés e restaurantes, sempre cheios.
Para os consumistas o Ellenton Premium Outlet, fica a meia hora de St. Petersburgo, com lojas da Calvin Klein, Coach, Lacoste, Michael Kors, Nike e Tommy Hilfiger.
Gostamos muito das férias passadas em St Petersburg, a alegre Sunshine City da Flórida, é um excelente destino para lua de mel e viagens românticas, que, tenho certeza, agradará a todos!