Sequoias, as incríveis árvores gigantes

Published by
Redação IC

Você já ouviu falar sobre as sequoias gigantes? Eu fui conferir de perto toda a história por trás dessas árvores, no Parque Nacional das Sequoias, na Califórnia. Venha ver!

O Parque Nacional das Sequoias, na Califórnia, é lindo com florestas, canyons, geleiras e montanhas de granito, porém o que mais impressiona a todos os que o visitam são os bosques de sequoias gigantes, que chegam a 83 metros de altura, por isso este parque é chamado de “santuário”.

Há turistas que passam apenas um dia no parque, quando estão a caminho do Yosemite National Park, mas é pouco tempo para explorar Sequoia, nós optamos por passar mais tempo para apreciar calmamente este lugar tão especial.


Aconselho que antes de começar a explorar o parque, parem no Giant Forest Museum, ponto de partida para a visita ao bosque, neste pequeno museu interativo, terão uma ideia das principais características da Floresta Gigante, incluindo muitas informações sobre as sequoias gigantes. Um aviso importante: em algumas estradas dentro do parque não são permitidos carros grandes ou Motorhome, mas há transporte gratuito com paradas estratégicas, isto é, nos pontos mais interessantes.


Há hotéis dentro do parque, seria a hospedagem ideal, mas estão sempre lotados com reservas feitas meses antes, sendo assim ficamos num hotel próximo à entrada do parque, em dez minutos, por uma bonita estrada estávamos nele, onde passávamos o dia inteiro nos aventurando pelos caminhos e trilhas. Confesso que parávamos às vezes, apesar das trilhas terem sido construídas cuidadosamente com calçadões, pontes e cercas protetoras, até para permitir que todos desfrutem do parque  sem causar dano ao solo, à vegetação e à vida dos animais selvagens que lá tem seu habitat, é necessário descansar  de vez em quando, pois os caminhos, além de longos têm muitas subidas e descidas.

A General Highways é uma linda estrada  que liga as duas maiores árvores do mundo: a General Sherman’s Tree, no coração do Sequoias National Park, ao General Grant, no Kings Canyon National Park, infelizmente não fomos até o Kings Canyon, ficará para uma próxima viagem… mas vimos muita coisa interessante pelo caminho como o Tunnel Rock, uma pedra imensa de granito, suspensa,  por onde a estrada passava, a rodovia foi modernizada em 1997 e os carros ficaram proibidos de passar por este caminho.


O passeio pela Floresta das Árvores Gigantes é muito bonito, é aí que está a maior árvore de um único tronco ainda viva, a General Sherman’s Tree, tem mais de 2500 anos, 7,7 metros de diâmetro e 83 metros de altura, o que equivale a um edifício de mais ou menos 27 andares! É magnífica!


Outra sequoia muito visitada e fotografada é a Sentinel, um pouco menos alta do que a General Sherman que tem 78,5 m de altura.

Há muitas outras atrações no parque alguma conhecemos, como o Tunnel Log que tem 5,2 metros de largura e 2,4 metros de altura, ele foi aberto numa sequoia derrubada em 1937 por causas naturais, provavelmente um raio, e até hoje  se atravessa de carro por ele.

Como nossa viagem foi no inicio de maio, alguns passeios não pudemos fazer porque as estradas estavam bloqueadas, como subir ao Moro Rock de onde se tem uma vista de 360 graus, dizem que o passeio é lindo e ver o espetáculo do pôr do sol, maravilhoso.

Os incêndios são sempre uma preocupação das autoridades americanas, principalmente quando ocorrem nos parques, porque eles são considerados tesouros nacionais. Andando em Sequoia vemos árvores queimadas e raízes retorcidas pelo fogo, é uma pena, mas, confesso, parecem obras de arte, verdadeiras esculturas e impressionam pelo tamanho, vejam na foto a proporção entre nós e uma sequoia queimada.


Algumas dicas para vocês aproveitaram bastante o incrível Sequoia National Park: fazer um roteiro antes de começar o passeio, pois as atrações são muitas e às vezes o tempo é curto; abastecer o carro porque o parque é imenso; levar casaco, faz frio mesmo no verão; usar tênis ou sapatos confortáveis; passar repelente contra insetos; levar lanche e água, não têm muitos lugares onde se possa comprar; se possível, evitar conhecer Sequoia em feriados ou em fins de semana, fica muito cheio, dificultando tudo, desde estacionar até apreciar com calma a beleza do lugar.

Muitos dizem que o Parque Nacional de Sequoia é mágico, talvez tenham razão, o que vimos deixou-nos extasiados, só usando frase feita: “é difícil descrever o quão belo é este lugar, só vendo para acreditar”. Foram dias tranquilos, mas muito alegres nos quais recarregamos nossas energias e amor à vida, lugar inesquecível e perfeito para uma viagem a dois ou em família.

Publicidade
Redação IC

Share
Published by
Redação IC

Recent Posts

Um casamento com vibe carioca, muitas cores e samba no pé

Escola de samba, a vista mais deslumbrante do Rio e tudo que um casamento carioca…

% dias

Destination wedding em Portugal, com elementos clássicos e referências italianas

Quatro dias de festa + proposta contemporânea, combinada com elementos clássicos e de inspiração italiana.…

% dias

Profusão floral e nuances de azul marcaram este casamento clássico com toques de contemporaneidade

Um casamento clássico que entregou não só uma decoração repleta de cores e flores, mas…

% dias

IC indica as tendências da estação para os vestidos de festa

Procurando inspirações para os vestidos de festa? Confira as dicas de Paula Aziz sobre as…

% dias

Em sintonia com o amor e em meio à natureza Luiza Duarte e Guilherme Beltrão se casam no Rio de Janeiro

No dia 25 de maio de 2024, Luiza e Guilherme disseram "sim" em uma cerimônia…

% dias

Enoturismo se destaca em destinos de Lua de Mel

Amor, vinho e belas paisagens tem sido aposta de muitos casais após a celebração do…

% dias

Este site usa cookies.